Nova York (EUA) – Duas campeãs recentes do US Open foram eliminadas ainda na rodada de estreia em Nova York. Bianca Andreescu, vencedora em 2019, e Emma Raducanu, que conquistou o torneio em 2021, foram sorteadas para enfrentar rivais experientes, Jasmine Paolini e Sofia Kenin, e não conseguiram avançar.
Paolini, número 5 do mundo e finalista de Roland Garros e Wimbledon neste ano, superou Andreescu com parciais de 6/7 (5-7), 6/2 e 6/4 em uma longa partida com 2h42 de duração. A italiana agora enfrenta a tcheca Karolina Pliskova, ex-número 1 do mundo e finalista em 2016, que derrotou a egípcia Mayar Sherif por 6/3, 0/6 e 7/5.
Em um primeiro set com duas quebras para cada lado, Andreescu chegou a liderar por 5/3, teve quatro set-points, mas só conseguiu fechar no tiebreak. Paolini dominou a segunda parcial e chegou a abrir 5/0, com direito a três quebras de serviço. E mesmo perdendo o saque uma vez, soube manter sua vantagem.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A italiana abriu 3/1 no último set, no momento em que Andreescu já sinalizava desgaste físico, por desconforto na perna esquerda, e tentava encurtar ao máximo os pontos. No momento em que a canadense tentou usar mais variações, ela conseguiu buscar o empate por 4/4, mas Paolini recuperou a vantagem na sequência e fechou o jogo.
Kenin vence duelo entre campeãs de Slam
Já Emma Raducanu teve um duelo entre duas vencedoras de Grand Slam contra Sofia Kenin, campeã do Australian Open de 2020. A norte-americana bateu a britânica por 6/1, 3/6 e 6/4. Kenin certamente enfrentará uma compatriota, que pode ser a número 6 do mundo Jessica Pegula ou Shelby Rogers, que está no último torneio da carreira.
Kenin dominou o primeiro set e conseguiu três quebras, chegando a vencer cinco games seguidos. A norte-americana passou por momentos de maior oscilação no saque na segunda parcial, enfrentando break-points em quatro games distintos. Raducanu aproveitou três dessas chances e igualou a partida.
Bastante apoiada pela torcida da casa, Kenin escapou de dois games muito longos no início do terceiro set, antes de conseguir a única quebra da parcial. Depois disso, a norte-americana não teve o serviço mais ameaçado até o final da partida.
Finalista em 2021, Leylah Fernandez também fora
A canadense Leylah Fernandez, finalista do torneio em 2021, também perdeu na primeira rodada. Ela foi superada pela russa Anastasia Potapova por 6/2, 4/6 e 7/5. Potapova enfrenta a norte-americana Varvara Lepchenko, que ficou poucos minutos em quadra, já que a tcheca de 17 anos Brenda Fruhvirtova abandonou quando perdia o primeiro set por 2/1.
Quem também se despediu foi a jovem tcheca de 19 anos Linda Noskova, campeã em Monterrey no último sábado. Agora ocupando o 25º lugar do ranking, ela perdeu para a cazaque Yulia Putintseva, 32ª colocada, por 7/6 (7-3) e 6/4. Na segunda fase, Putintseva enfrenta a chinesa Xinyu Wang, que bateu a australiana Arina Rodionova por 3/6, 6/4 e 6/1.
A emma não se encontra
Que jogos ontem no feminino. Andreescu e Paolini foi típico jogo de final. Parabéns as duas
Andreescu e Raducanu têm resultados em slams parecidos e aquém da expectativa, após vencerem, muito jovens, o US Open: 56% (BA) e 50% (ER) de vitórias/total de jogos. Melhor resultado: R4, uma vez.
Ambas também sofreram com lesões e não puderam competir em 32% (BA) e 33% (ER) dos slams ocorridos desde o título.
triste pela Bianca….que mulher !!!