Paolini e Errani levam a Itália à terceira final seguida na BJK Cup

Sara Errani e Jasmine Paolini (Foto: Lintao Zhang/Getty Images for Billie Jean King Cup)

Shenzhen (China) – Pelo terceiro ano consecutivo, a Itália disputará a final da Billie Jean King Cup. Vencedoras de cinco títulos da competição e atuais campeãs, as italianas venceram a semifinal desta sexta-feira contra a Ucrânia. A segunda semifinal será neste sábado, a partir das 6h (de Brasília), entre Estados Unidos e Grã-Bretanha. As campeãs serão conhecidas no domingo.

Esta é a oitava final de Billie Jean King Cup para a Itália, que venceu as edições de 2006, 2009, 2010, 2013 e do ano passado. O histórico contra as norte-americanas é de cinco vitórias e nove derrotas. Já contra as britânicas, venceram apenas uma vez em cinco confrontos.

A série começou com uma vitória ucraniana de Marta Kostyuk, que superou Elisabetta Cocciaretto por 6/2 e 6/3. A jovem jogadora de 23 anos marcou sua 10ª vitória em 13 jogos de simples pela Billie Jean King, colocando sua equipe a uma vitória de uma final inédita pela competição.

Na sequência, a Ucrânia ficou ainda mais próxima da classificação. A experiente Elina Svitolina havia vencido o primeiro set contra Jasmine Paolini, número 8 do mundo, e chegou a liderar a segunda parcial por 4/2, mas permitiu a virada para a italiana com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4 em partida com 2h25 de duração.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Além de ter revertido o segundo set, Paolini também conseguiu virar o terceiro set, em que também perdia por 4/2 antes de vencer quatro games seguidos. A italiana de 29 anos marcou sua 10ª vitória em 18 partidas de simples na Billie Jean King Cup. Já Svitolina tem 18 vitórias e 10 derrotas.

Pouco depois, Paolini se juntou a Sara Errani para a definição nas duplas. Atuais campeãs olímpicas e de Roland Garros, as italianas foram dominantes e venceram Lyudmyla Kichenok e Marta Kostyuk por 6/2 e 6/3. Paolini tem cinco vitórias e seis derrotas nas duplas pela Billie Jean King Cup. Já a veterana Errani, de 38 anos, venceu seu 13º jogo e só perdeu cinco nas duplas pela competição.

“Hoje foi simplesmente incrível. Acho que a torcida me ajudou muito nos momentos difíceis”, comemorou Paolini. “É um prazer jogar diante dessa torcida. Eles nos incentivaram a vencer, inclusive nas duplas. É ótimo tê-los nos incentivando e torcendo por nós. Espero que eles venham também no domingo e que estejam torcendo por nós”.

Já Kostyuk lamentou a derrota desta sexta-feira, mas se orgulha do melhor resultado da Ucrânia na competição. “Acho que a Itália é uma ótima equipe. São grandes campeãs. A recuperação que fizeram há dois dias [contra a China, nas quartas de final] diz muito sobre elas. Hoje também. Acho que em algum momento a sorte definitivamente estará do nosso lado. Só precisamos ser pacientes e trabalhar para chegar lá”.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.