Stuttgart (Alemanha) – A semana de Jelena Ostapenko no WTA 500 de Stuttgart segue com resultados positivos. Um dia depois de eliminar Iga Swiatek, número 2 do mundo e bicampeã do torneio alemão no saibro, a letã garantiu seu lugar na final ao derrotar a russa Ekaterina Alexandrova, 22ª do ranking, por duplo 6/4 em 1h29 de partida.
Esta será a 18ª final da carreira para Ostapenko e a segunda na temporada, depois de ter ficado com o vice no WTA 1000 de Doha, em fevereiro. Campeã de Roland Garros em 2017 e ex-top 5, a jogadora de 27 anos tem oito títulos no circuito da WTA, o mais recente no ano passado em Linz.
Atual 24ª do ranking, Ostapenko está voltando ao top 20 com os 325 pontos conquistados. O título vale 500 pontos e pode levar a letã ao 17º ou 18º lugar, a depender do resultado da ucraniana Elina Svitolina na final do WTA 250 de Rouen. Além dos pontos e da premiação em dinheiro de 142.610 euros, a campeã recebe um carro esportivo da Porsche, presente da principal patrocinadora do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Ostapenko na final marcada para esta segunda-feira às 8h (de Brasília) virá da partida entre a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, e a italiana Jasmine Paolini, sexta colocada. A letã perdeu os três jogos que fez contra Sabalenka. Já diante de Paolini, lidera o histórico por 2 a 1.
First time finalist in Stuttgart 👋@JelenaOstapenk8 | #PorscheTennis pic.twitter.com/3GhbOvQHdK
— wta (@WTA) April 20, 2025
O primeiro set foi bastante parelho e começou com uma quebra para cada lado. Ostapenko recuperou a vantagem no quinto game para fazer 3/2 e fechou a porta no game seguinte para salvar um break-point. Mais agressiva em quadra, a letã fez o dobro de winners na parcial, 12 a 6, e também cometeu mais erros, 15 contra 9, mas não teve mais o saque ameaçado até o fim do set.
Logo no início do segundo set, Ostapenko voltou a quebrar e abriu 3/1. A letã enfrento apenas um break-point, quando liderava por 4/3, jogou um ponto com o segundo serviço e sustentou um longo rali até o erro da adversária. Pouco depois, fechou a porta em mais um game difícil no saque com um ace para chegar ao match-point e definir a partida no ponto seguinte, em mais um erro da russa. Ostapenko fez 22 winners contra 18 e cometeu 27 erros contra 17.
Final será contra Aryna. O que será da bolinha???
bom…..coitada delas kkkkkkkkkkk
Sabalenka esta gastando a bola usando bem variação, agora nesse jogo da Ostapenko deu a impressão que ela mudou um pouco o seu estilo, pois se ficar só no jogo reativo medíocre que nem o da Iga pode perder de novo amanhã, pois o jogo da Sablenka é diferente do da Iga.