Stuttgart (Alemanha) – O sexto encontro entre Jelena Ostapenko e Iga Swiatek pelo circuito profissional teve mais uma vitória da letã, que segue sem perder para a polonesa e garantiu vaga na semifinal do WTA 500 de Stuttgart. Mesmo jogando no saibro e numa quadra onde Swiatek já conquistou dois títulos, Ostapenko voltou a superar a rival com parciais de 6/3, 3/6 e 6/2 em 2h05 de partida.
Campeã de Roland Garros e ex-número 5 do mundo, Ostapenko ocupa atualmente a 24ª posição do ranking mundial. A letã de 27 anos tem oito títulos no circuito da WTA e busca a 18ª final da carreira. Ela enfrentará a russa Ekaterina Alexandrova, 22ª colocada, que mais cedo derrotou a número 3 do mundo Jessica Pegula por 6/0 e 6/4. O histórico contra Alexandrova está empatado por 5 a 5.
“Ela é uma grande jogadora no saibro, mas eu também já ganhei Roland Garros e posso falar a mesma coisa de mim mesma”, disse Ostapenko na entrevista em quadra. “Tenho muito respeito por ela e pelo time e também por tudo que fez pelo tênis. E toda vez que entro em quadra para enfrentá-la, sei que é uma batalha”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Perguntada se ela se sente confiante quando joga contra a polonesa ou se Iga que não gosta de enfrentar a letã, Ostapenko respondeu: “Acho que os dois”, afirmou. “Fico feliz com a forma como eu lutei em quadra. Não senti muito bem o meu jogo no segundo set, o quique da bola é um pouco mais lento nessa quadra. Mas no terceiro eu só pensei, que o set já havia passado e que só precisava lutar até o fim e ver o que aconteceria. Estou muito orgulhosa de mim mesma”.
and she does it AGAIN!@JelenaOstapenk8 defeats Swiatek for a sixth time 6-3, 3-6, 6-2 to advance into the Stuttgart semifinals! #PorscheTennis pic.twitter.com/uNQ60PGMy0
— wta (@WTA) April 19, 2025
Eliminada nas quartas, Swiatek ainda não conquistou títulos em 2025. Os melhores resultados do ano para a atual número 2 do mundo foram as semifinais do Australian Open, Doha e Indian Wells. No Qatar, a polonesa também perdeu para Ostapenko. Na sequência da temporada de saibro, a jogadora de 23 anos defende os títulos de Madri, Roma e Roland Garros, onde buscará sua quinta conquista no Grand Slam francês.
Letã teve início arrasador e retomou o controle no último set
O início de partida foi arrasador para Ostapenko, que conseguia impor seu tênis agressivo, especialmente nas devoluções de saque. Com duas quebras, a letã saiu vencendo por 4/0. Swiatek reduziu a diferença no fim do set, aproveitando a instabilidade no serviço da adversária, mas também sofria com o próprio saque e sofria mais uma quebra. Ostapenko definiu o set com um ace e fez 10 winners na parcial contra apenas 3.
Apesar da desvantagem no placar e de todo o histórico negativo contra a rival, Swiatek começou muito bem no segundo set, quebrou cedo e abriu 3/1. Em um game de saque muito longo, a polonesa teve chances de aumentar a vantagem, mas acabou perdendo o saque com uma dupla falta e permitiu o empate. Mas na reta final do set, a polonesa voltou a sacar bem e confirmar seus games de forma mais segura, especialmente quando colocava o primeiro serviço na quadra. Ela venceu 12 dos últimos 14 pontos da parcial e igualou a partida. Ostapenko fez 10 a 8 nos winners e cometeu 14 erros contra 10.
Ostapenko retomou o controle da partida no terceiro set e conseguiu uma quebra para sair vencendo por 3/0. E quando liderava por 4/2, salvou um break-point quando a polonesa errou uma devolução de segundo saque. Já no último game da partida, a letã tentou jogar com o nervosismo da adversária, tirou um pouco o peso dos golpes e alongou alguns pontos para contar com erros da polonesa. A estratégia rendeu mais uma quebra e a vitória em três sets. Ostapenko fez 29 a 17 nos winners e cometeu 34 erros contra 36.
A leitura labial da Iga no cumprimento na rede foi inconfundível: “Bença, mamãe!”
Coitada da Iga! Já virou um bloqueio mental ela enfrentar a simpaticíssima da Ostapenko. E contando…
kkkkkkkkkk
E a felicidade da Swiatek é que a Ostapenko nem sempre cai na mesma chave e também não tem constância nos resultados em simples, é apenas o segundo bom resultado em simples no ano para Ostapenko, Doha e agora Stuttgart, e nas duas campanhas passou pela Swiatek, H2H 6 a 0 para Ostapenko e contando. A Swiatek, que é tão boa em distribuir pneus para as adversárias, acabou de levar um no H2H para Ostapenko.
Eu amo ❤️
E eu também
Para mim, isso aí já é uma questão mental, questão essa que a psicóloga não consegue trabalhar com a Iga. E digo mais, acho que passou da hora de trocar de psicóloga tbm, de fazer mudanças mais significativas no jogo. Eu até cheguei a pensar que a Iga fosse conseguir, mas não foi o que aconteceu. Tá no mesmo barco que a Gauff estava antes , quando não conseguia vencer a Iga de jeito nenhum.
Atualmente é a maior freguesia do tênis feminino que esta parecendo quando Tsitsipas enfrenta Djokovic ou Alcaraz ou também pode ser Dimitrov contra Djokovic porque ali a certeza de derrota do grego ou do búlgaro é evidente, agora depois dessa (até no saibro) acho que a Iga não quer mais enfrentar a Ostapenko que se cair na chave dela em RG aí vai desanimar a polonesa.
Errado. Em GS Iga Swiatek ganha fácil da Ostapenko em qualquer piso. Essas derrotas ten explicação, Swiatek deixou claro que não suporta “Fofura da Ostapenko”, apesar que sou fã, inclusive das receitas de doces, por motivos pessoais de não compartilhar e suportar suas desventuras em série. Prefere ser assim perder, do que ouvir o que não quer. Ponto fraco da Iga Swiatek, muito sensível há assim. Mas tem essa jogadora no circuito Jelena Ostapenko. Iga Swiatek prefere perder, a se sujeitar a tudo isso.
Será que ganha mesmo,hein querido? rsrs.
Texto sem nexo!
No saibro francês de Roland Garros acho que a Iga é favorita.
Ostapenko , o pesadelo vivo da Iga , rsrs
Iga tem.mefo dela, dos gritos , da pancadaria.
Fontes dizem que já apanhou dela no vestiário…
Trauma!
Fake news. Apesar que eu diria que não ten uma relação amigável. Só isso!
Fake News a sua mensagem.
E ten é de doer a vista.
Caramba, que freguesia!!! A Ostapenko tem que começar a perguntar se ela quer o CPF na nota!!!!….hahaha, como eu não curto essa polonesa insossa, gostei!!! Incrível que a Iga consegue vencer jogadoras que são até melhores que a Ostapenko, mas quando o jogo não encaixa, é preciso fazer alguma coisa, que o diga o Federer que foi surrado pelo Nadal por quase toda a carreira, aí só a partir de 2017 que enfim o disco virou um pouco, acho que foram 7 vitórias nos últimos 8 jogos. A Iga contra a Ostapenko tem tudo pra ir pro mesmo caminho, mas é possível sim de reverter, para isso ela precisa estudar bem a adversária, porque ninguém é invencível, independentemente do esporte!
Sim, mas pra isso a polonesa precisa aprender a variar o jogo porque até hoje não sabe isso se não tampouco reage contra ela, agora quando joga Ostapenko x iga o estilo de jogo é quase o mesmo, porém o que faz diferença nesse confronto é o aspecto mental devido os 6×0 a favor da letã. Agora este jogo da Ostapenko não costuma funcionar contra Sabalenka porque usa pouca ou nula variação, então a Ostapenko pra derrubar a Sabalenka precisa variar o jogo para confundir sua adversária.
Resumindo, nesse caso quase impossível contra Aryna.
Pode ser que sim, ou pode ser que não porque não existe jogador ou jogadora imbatível, mas se der Ostapenko x Sabalenka na final vai precisar de criar algo novo, ou contar com muitos erros da Sabalenka.
Concordo. Sabalenka está jogando muito. A força e o preparo físico da bielorrussa estão muito bons atualmente.
Exatamente. Ótimo comentário. É por aí.
Talvez um pouco mais de balão porque na pancadaria não dá mais.
A polonesa tem que aprender a variar o jogo, pois das top 10 só ela e a Gauff que têm dificuldades em variar o jogo, pois até a frágil Pauline sabe variar (às vezes) o jogo, então o que falta a elas é aprender a usar slices, curtas e alguns lobs para confundir adversárias, pois ficar só na pancadaria medíocre fica manjado.
Verdade, inclua Zheng também que sabe variar e com seu toss de dois andares confundir bem as adversárias, Pegula e Navarro (Coleguinhas bilionárias) também são boas nisso, além da ousadia de dropshots.
Difícil, pois Iga não tem variação, só fundo de quadra, ela não tem um slice, não tem dropshot, não tem lob. Só contar com a pancadaria e as pernas não dá contra a Ostapenko, ainda mais ela que visivelmente começa a perder pra Letã no vestiário, aí chega em quadra devendo na movimentação.
Pois é meu caro, então até hoje ela é muito limitada tecnicamente, embora fisicamente e mentalmente seja muito boa, mas quando se fala a verdade sobre a qualidade técnica da Iga os fãs viajantes dela aqui não aceitam a verdade.
Não gostava da letã pois Bia tb é sua freguesa. Mas batendo sempre na picolé de xuxu passei a ser fã dela!! Kkkkk
Hahaha, boa!!! Também não curto nem um pouquinho essa polonesa!!!
Picolé de Xuxu com cobertura de melão, diria.
E felizmente a dominância dela está ficando pra trás. Deve se manter vencendo tudo na saibro, mas voltar ao topo exige fazer mais em outros pisos.
Mas por incrível que pareça, Beatriz Haddad Maia e mais forte que a Swiatek nesse empate.
Como pode a Iga ser número 2 do ranking e não ganhar nunca da “simpática” Ostapenko?
Meu caro é porque o jogo da Iga já é manjado, aliás, só falta a freguesa Sabalenka, que venceu o último duelo entre elas, aprender isso e não só usar a força contra a polonesa ,mas também variação de jogadas que a Sabalenka já sabe fazer isso. Agora se a temporada do saibro não trazer frutos a Iga aí dificilmente ela se mantém no top 5, realmente é uma pena porque não é uma jogadora ruim porque fisicamente e mentalmente ainda tem muita força, porém tecnicamente é limitada demais e tirando lampejos naquela semi de AO não vi mais nada dela, claro que falo de alguns jogos que vi dela este ano porque não vi tudo, então já esta na hora dela se conscientizar que precisa aprender a variar o jogo se não vai ficar assim que parece que os últimos resultados estão mostrando isso a ela, mas que agora cabe a ela querer isso.
Iga Swiatek é muito sensível a jogadoras agressivas e desrespeitosa como Ostapenko que gosta do circo pegar fogo. Iga Swiatek como sabemos é uma grande jogadora, mas ruim de variação e mudança de lado. Por isso que ela admira o jogo do João Fonseca que não tem medo de nada, mesmo que perca a partida. Ela voltou assistir ATP por causa disso, gostou da ousadia do garoto. Coisa rara no tênis hoje em dia, que ela por enquanto não tem essa coragem ou está tentando quem sabe adicionar a seu jogo, aí estória é outra, pode até voltar a ser número 1. Adoro Iga Swiatek, mas está faltando ousadia. Igual Beatriz.
Falta a Iga enxergar que precisa aprofundar a qualidade técnica, então veja a Sabalenka que até ano passado tinha dificuldade, mas agora a sua técnica evoluiu bem e já é outra jogadora de outrora. Já disse que se surgisse a atleta com a qualidade técnica da MUCHOVA+ força mental e força física da Iga seria a tenista perfeita, mas ainda não exste esta atleta, por isso tudo é possível, hoje em dia, no tênis.
Ela agora Ostenta (uma) Penka de vitórias sobre a Iga!
É a vida da Iga não está fácil, todo mundo bate … o fase está difícil hein
A Iga tem q perder todas justamente pra essa simpatia q é a Ostra?
Ten explicação para isso. Swiatek não suporta hostilidade em quadra. Leia POST anterior.
Casas José Araújo, quem manda é o freguês!! Kkkkkkk
A polonesa não saiu com uma cara kkkkkkkk
Então a letã tem um pneu conta a polonesa. Parece que Iga entra em desespero toda vez que avista Jelena. Pânico no nível CID-10 mesmo… rsrs
O que está acontecendo com a Iga, a meu ver, é absolutamente normal. Ela ficou no topo bastante tempo, foi estudada por suas adversárias, e algumas delas encontraram meios para neutralizar o seu jogo. Cabe a ela treinar novas habilidades e trabalhar para evoluir a fim de reverter a situação. Especificamente com relação à Ostapenko, sugiro pra Iga assistir aos jogos da letã contra as bielorrussas Victoria Azarenka e Aryna Sabalenka porque, se não me engano, ela nunca venceu as bielorrussas tendo um histórico de 0x5 contra a Azarenka e 0x3 contra a Sabalenka.
Migo eu acho que a IGA tem medo dos gritos da Penko, por isso não consegue reagir.
Não acredito que ela tenha medo da Penko. Nestes últimos jogos acho que a Iga não suportou a pressão de ter que quebrar o tabu e não teve a tranquilidade pra jogar o seu melhor. Mas com certeza ela tem que mudar um pouco o seu estilo de jogo e usar mais variações pra conseguir ganhar da letã. Vamos ver o que vai acontecer no futuro.
Então Carlos o que falta a ela é aprender a usar a técnica, pois das que compõe o top 10 só ela e a Gauff têm dificuldades em variar o jogo, pois assim vai ficar pra trás, então veja que tecnicamente a IGA é limitada demais que já esta na hora dela e da Gauff aprenderem a variar o jogo, se não colher bons resultados no saibro vão cair do top 5, acabou há pouco tempo o jogo da Sabalenka que gastou a bola com ótimas variações, então comparando tecnicamente a Sabalenka, Pegula e a menina Andreeva mostram que essas 3 estão muito à frente da Iga e Gauff.
Eu acho que a Iga tem técnica dentro do estilo de jogo dela, porque pra passar a bola para a quadra adversária com a precisão e angulação que joga, tem que ter técnica no movimento do pulso. O que falta para a Iga, e aí eu concordo com você, é mais variação de jogo, usar outros golpes e variar o seu estilo. Como até agora estava dando certo, jogar baseada na potência e angulação dos golpes e na sua movimentação na quadra, a Iga ficou meio acomodada e não usava muito variações de jogo, porque conseguia ganhar os jogos com o seu estilo original. Agora que as suas principais adversárias estão conseguindo anular algumas das suas armas, acredito que a Iga vai precisar treinar novas habilidades para conseguir se manter no topo. Vamos ver o que acontece. Você citou a Pegula e a Andreeva como jogadoras que variam o seu jogo e elas acabaram sendo eliminadas pela mesma jogadora, Ekaterina Alexandrova.
O fato da Iga ter um histórico negativo de 0x6 contra a Ostapenko é perfeitamente passível de ser revertido como aconteceu no confronto entre Jannik Sinner e Daniil Medvedev. O histórico atual do confronto entre o italiano e o russo está 9×7 a favor do italiano. Porém, o Medvedev abriu 6×0 a seu favor e nos últimos tempos tomou a virada. A Iga é nova ainda, nasceu em 2001 (31/05) assim como o Sinner, nascido em 16/08/2001. Cabe à polonesa buscar soluções para virar o histórico de confrontos contra a letã.
Não tenho os dados certos, mas acredito que os três Forehands mais poderosos do Tênis feminino são de Ostapenko, Sabalenka e Rybakina.
Sendo que a surtadíssima Jelena, quando está num dia bom e seus tiros acham as linhas…. Já era! É difícil pra qualquer jogadora…