Guadalajara (México) – Passado o US Open, o circuito feminino segue na América do Norte nesta semana para a realização de um último torneio antes de partir de vez para a temporada asiática, a partir da segunda quinzena de setembro. Mesmo esvaziado, o WTA 500 de Guadalajara terá ao menos a presença de três jogadoras do top 20, como a letã Jelena Ostapenko, a norte-americana Danielle Collins e a bielorrussa Victoria Azarenka.
Classificada como a 12ª do ranking na lista que será divulga nesta segunda-feira, Ostapenko será a cabeça de chave 1 e entra direto nas oitavas de final da competição, ganhando folga na primeira rodada. Sua estreia será contra a vencedora do duelo entre a canadense Marina Stakusic e a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, semifinalista olímpica em Paris-2024. Mais à frente, a alemã Tatjana Maria e polonesa Magdalena Frech são possíveis rivais nas quartas.
Outra favorita neste lado da chave é a francesa Caroline Garcia, atual número 30 do mundo e quarta principal inscrita, que também inicia sua campanha na segunda fase do torneio, mas ainda não sabe quem poderá enfrentar na estreia, possivelmente uma tenista vinda do qualificatório. A tcheca Marie Bouzkova pinta como a principal ameaça em eventual duelo nas quartas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No quadrante de baixo, a ex-líder do ranking Victoria Azarenka é a terceira pré-classificada. Também de bye, ela pode encarar a russa Kamilla Rakhimova ou alguma qualifier. Na sequência, pode duelar com a também russa Veronika Kudermetova ou a colombiana Camila Osorio.
Por fim, a norte-americana Danielle Collins aparece como a cabeça 2 e pode ter um duelo nacional com Sloane Stephens, vencedora do torneio em 2022, nas oitavas de final. Já a atual vice-campeã Caroline Dolehide é uma candidata potencial para um confronto nas quartas.
Torneio jovem e repleto de mudanças
Realizado desde 2021, o torneio de Guadalajara terá sua terceira classificação diferente. No primeiro ano o evento foi realizado como um WTA 250. Já em 2022, houve duas competições diferentes, uma de categoria 250 e outra de nível 1000. Em 2023, seguiu como um WTA 1000, sendo agora rebaixado para 500.