Bogotá (Colômbia) – Único torneio da elite do circuito realizado na América do Sul, o WTA 250 de Bogotá terá uma tenista sul-americana na final do próximo domingo. Isso porque a colombiana Camila Osorio e a argentina Julia Riera venceram seus duelos das quartas e vão se enfrentar em uma das semifinais do evento em quadras de saibro.
Osorio é a atual campeã em Bogotá e também venceu a edição de 2021. A jovem colombiana de 23 anos e 54ª do ranking levou a melhor contra a alemã Tatjana Maria, também bicampeã do torneio, com parciais de 6/1 e 6/3.
Além dos dois títulos em casa, Osorio tem duas de WTA no piso duro, em Monterrey e Tenerife. O melhor ranking da carreira da colombiana é o 33º lugar, alcançado em abril de 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Hoje foi uma sensação completamente diferente da partida de ontem. Estou muito feliz porque joguei um tênis excelente. Acho que as coisas aconteceram como meu time e eu planejamos”, disse Osorio, que vinha de uma partida duríssima contra a norte-americana Emina Bektas nas oitavas. “Sou muito grato a Deus por outra oportunidade de estar aqui competindo e de jogar novamente com meus fãs, meu povo e minha família”.
Riera, de 22 anos e 157ª do ranking, ainda busca sua primeira final na elite do circuito. A jovem argentina precisou de três sets e 1h44 para vencer a croata vinda do quali Lea Boskovic por 6/3, 2/6 e 6/1. A semifinalista está recuperando 21 posições no ranking e pode se reaproximar do top 100 se for campeã. Sua melhor marca é a 93ª colocação.
A argentina ainda disputou nesta sexta-feira uma partida das quartas de final de duplas, ao lado da brasileira Ingrid Martins, contra a norte-americana Emina Bektas e a sérvia Aleksandra Krunic, mas a parceira sul-americana perdeu por duplo 6/2. Com o atraso na programação, Bektas e Krunic disputam a semifinal contra as espanholas Cristina Bucsa e Sara Sorribes no sábado, com chance de final contra a também brasileira Laura Pigossi e a romena Irina Bara no mesmo dia.
Jovem americana de 16 anos vence mais uma, cabeça 1 é eliminada
Do outro lado da chave, a jovem norte-americana de 16 anos Julieta Pareja venceu seu quinto consecutivo e superou a francesa Leolia Jeanjean, 116ª do ranking, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/3. Atual 19ª colocada no ranking mundial juvenil, Pareja havia recebido convite para o quali e emendou uma sequência de vitórias na capital colombiana. Ela se tornou a primeira tenista nascida em 2009 a vencer partidas da WTA. Depois de começar o torneio como 550ª do mundo, a norte-americana vai se firmar entre as 400 melhores do mundo.
A adversária de Pareja na semifinal será a polonesa vinda do quali Katarzyna Kawa, que surpreendeu a tcheca Marie Bouzkova, principal cabeça de chave, por 5/7, 6/1 e 7/5. Kawa, de 32 anos e 223ª do ranking, tem uma final de WTA em Jurmala, na Letônia, em 2019 e ainda busca seu primeiro título. O melhor ranking de sua carreira é o 112º lugar.