PLACAR

Osaka vence em Roma após cinco anos, Iga conhece rival

Foto: Internazionali BNL d'Italia

Roma (Itália) – De volta ao WTA de 1000 de Roma após três temporadas, a japonesa Naomi Osaka começou bem sua caminhada no Foro Italico. Na segunda partida do dia na Quadra Central, a ex-número 1 do mundo e atual 173ª colocada superou nesta quarta-feira a francesa Clara Burel, 45ª do ranking, pelo placar de 7/6 (7-2) e 6/1 em 1h24.

Esta foi a primeira vitória de Osaka no saibro romano desde 2019, quando teve seu melhor resultado no torneio ao chegar às quartas de final. Sua última participação havia sido em 2021, sendo eliminada ainda na estreia pela norte-americana Jessica Pegula.

Na segunda rodada, a japonesa de 26 anos terá pela frente um confronto com a ucraniana Marta Kostyuk, que vive a melhor temporada da carreira e ocupa hoje a 20ª posição no ranking. Em 2024, a jovem de 21 anos já disputou duas finais, no piso sintético de San Diego e no saibro de Stuttgart há poucas semanas, e alcançou sua melhor campanha em Grand Slam, chegando às quartas no Australian Open.

As duas já se enfrentaram uma vez no circuito, com vitória de Osaka em três sets na terceira rodada do US Open em 2020. Quem avançar, vai encarar a vencedora do jogo entre a russa Daria Kasatkina, 10ª principal inscrita do torneio, e a experiente alemã Tatjana Maria, de 35 anos, que estreou com vitória também nesta quarta-feira sobre a tcheca Linda Fruhvirtova, de apenas 19 anos, por 7/6 (7-5), 3/6 e 6/2.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já a irmã de Linda, Brenda Fruhvirtova, teve destino oposto e conseguiu uma grande virada sobre a norte-americana Taylor Townsend, marcando as parciais de 3/6, 6/2 e 6/0. Ela será a adversária da romena Sorana Cirstea, cabeça de chave 28.

Número 1 do mundo conhece seu primeiro desafio

Bicampeã em 2021 e 2022, a polonesa Iga Swiatek conheceu hoje sua primeira adversária no saibro de Roma. Será a norte-americana Bernarda Pera, 77ª do ranking, que venceu a compatriota Caroline Dohelide, 54ª colocada, por 7/6 (8-6) e 6/3. Nos dois embates anteriores, a atual número 1 do mundo levou a melhor em ambos, vencendo de virada no quali de Birmingham em 2019 e em sets diretos na terceira rodada de Madri no ano passado.

Outra ex-finalista que começará adiantada na chave e já tem rival definida é a bielorrussa Victoria Azarenka, vice-campeã em 2013. Cabeça de chave 24, a ex-líder do ranking medirá forças com a polonesa Magda Linette, que venceu com tranquilidade a chinesa Lin Zhu com parciais de 6/2 e 6/3.

Russas avançam e duelo ucraniano na segunda fase

Em outros quatro jogos já encerrados nesta quarta-feira, duas russas e uma bielorrussa garantiram vaga na próxima rodada. Em duelo bastante movimentado, Elina Avanesyan bateu de virada a espanhola Cristina Bucsa por 6/7 (3-7), 6/0 e 7/5. Ela encara agora a romena Jaqueline Cristian.

Já Anna Blinkova passou pela francesa Diane Parry com um triunfo por 6/2 e 6/3 e desafiará a norte-americana Danielle Collins, 13ª principal favorita e que em sua temporada de despedida já possui dois títulos, em Miami e Charleston. Por sua vez, a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, que veio do quali, bateu a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova com parciais de 6/2 e 7/6 (8-6) e enfrentará a russa Ekaterina Alexandrova, 14ª pré-classificada.

Por fim, a ucraniana Lesia Tsurenko superou a croata Donna Vekic em duelo de 2h39, anotando o placar de 6/2, 3/6 e 7/6 (7-5) para garantir assim um encontro com a compatriota Anhelina Kalinina, cabeça 30 da competição.

Chuva interrompe a rodada

Com cinco jogos em andamento e outros oito agendados para esta quarta-feira, a rodada foi interrompida devido à chuva na capital italiana. Ao menos por enquanto, não há previsão de retorno das partidas.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE