Montréal (Canadá) – A cerimônia de premiação do WTA 1000 de Montréal acabou ganhando um destaque extra depois que Naomi Osaka fez um discurso muito breve, no qual sequer enalteceu Victoria Mboko pela conquista. Isso gerou duras críticas nas redes sociais, principalmente porque jovem canadense é uma fã declarada da japonesa.
“Obrigada, eu acho. Não quero me prolongar muito. Obrigada a todos. Obrigada à minha equipe, aos pegadores de bolas, aos organizadores e aos outros voluntários. Espero que tenham uma boa noite”, disse Osaka em seu curto discurso em quadra, no qual não escondeu a frustração pela derrota.
Na entrevista na zona mista após a final, um pouco mais serena, a nipônica destacou o desempenho de Mboko e elogiou sua algoz. “Acho que a Victoria jogou muito bem. Esqueci completamente de parabenizá-la na quadra. Ela jogou muito bem”, afirmou a ex-número 1 do mundo e dona de quatro títulos de Grand Slam.
Um pouco antes, ela comentou sobre a frustração pela derrota na final. “Esta manhã estava muito grata (pela campanha no torneio). Não sei por que minhas emoções mudaram tão rápido, mas estou muito feliz por ter jogado a final”, comentou Osaka.
A questão ganhou tanta proporção que até Mboko foi questionada sobre a ausência do cumprimento em quadra. “Eu ainda a vejo como um modelo a ser seguido, e se o desejo dela não era me parabenizar, eu a respeito. Ela ainda é uma boa menina”, afirmou a campeã de Montréal na entrevista coletiva.
Mboko: “Parece inacreditável, palavras não conseguem descrever”
Acho que vale a pena deixar um pouco mais claro… Houve, sim, o cumprimento entre as jogadoras ao final do jogo. No discurso de premiação, aí sim, Osaka foi curta (e indelicada ou esquecida) e não parabenizou Mboko.
Ótimo esclarecimento…
Sobre o discurso, temos que considerar que infelizmente, ela não está legal. A postura dela no fim do jogo não deixava dúvidas disso…até a Mboko ficou (levemente) constrangida.
Adorei o posicionamento da Mboko sobre o assunto…já tinha gostado dela na quadra,mostra que fora dela ela parece ser uma ótima pessoa
Lembrei-me dela quando venceu a Serena… Osaka perdeu a humildade, achou que levaria esse Master, assim como a Serena aquele USOpen
Pensei exatamente a mesma coisa. Lembrei na hora daquela premiação.
E também concordo com você. Ela achava que eram favas contadas, especialmente depois de vencer o primeiro set. A postura dela em quadra refletia isso. Perdi um bocado da minha admiração por ela.
Osaka não perde mesmo a oportunidade de ser “escrota” tanto na atitude quanto no discurso… E não adianta bancar a “sonsa” e se desculpar depois que desrespeitou a adversária e o público presente com suas atitudes “escrotas”…
Acho que Victoria Mboko deveria repensar os “modelos a serem seguidos”… Considero que Naomi Osaka não é um modelo saudável a ser seguido…
Essa japonesa é muito problemática e cheio de “frescurinhas”.
Daqui a pouco vai culpar a tal saúde mental (aff…..) pra ficar umas semanas de fora do circuito.
Recomendo a ela dar uma conversada com as campeoníssimas Navratilova, Chris Evert, Graff, Serena, Seles e verificar se elas tinham essa atitude.
E não venham com esse papinho de que hoje a pressão em cima dos jogadores é muito maior …. balela !
Pressão é igual em qualquer época.
Quem tem cabeça firme, aguenta.
Dessa vez eu assisti ao jogo e apesar de gostar da Osaka, o que eu vi da metade do segundo set pra frente foi uma jogadora que só estava cumprindo tabela. Parecia que a qualquer momento ela desistiria do jogo. Era nítido que o mental já tinha ido por água abaixo. Tudo bem que ela já passou por algumas questões mentais no passado, mas precisa trabalhar isso urgente. Fez praticamente a mesma coisa quando a Serena perdeu dela no UsOpen..Sei que existe a frustração de perder o jogo, mas deixa pra perder a classe no vestiário. Só tirar como exemplo o Sinner na final de Roland Garros.
Ninguém é obrigada a nada !!
Osaka é mimada e estrelinha demais. A mais ‘canseira’ do circuito. Intragável e arrogante.
Victoria Mboko, virei seu fã! Parabéns pela vitória, pela coragem durante os jogos, pela humildade! Espero te ver no topo do ranking, nós proporcionando grandes jogos.
O problema dela, infelizmente é relativo à esfera mental e comportamental, considero que não aceita muito o DNA que carrega. A Mboko é um exemplo de humildade e simpatia a ser seguido.
A tenista nipônica poderia, sim, estar desapontada com o jogo e com a derrota — um direito legítimo e exclusivamente dela. Certas frustrações têm o poder de alterar o comportamento das pessoas. Caramba, depois do episódio de 2018 contra Serena Williams, imaginei que ela tivesse amadurecido com a experiência. Mas o ser humano é feito de emoções — e, por vezes, elas transbordam.