Bastad (Suécia) – Campeão no ATP 250 de Bastad no ano passado, o gaúcho Orlando Luz segue firme na defesa do título. Jogando agora ao lado do tenista da casa Andre Goransson, ele se garantiu nas semifinais. Os cabeças de chave 3 derrotaram nesta quinta-feira o norte-americano Vasil Kirkov e o holandês Bart Stevens por 6/2 e 6/4.
Nas semifinais, Orlandinho poderá vingar o conterrâneo Rafael Matos, que foi seu parceiro na conquista do título um ano atrás e em 2025 acabou eliminado nas quartas, agora ao lado do mineiro Marcelo Melo. A dupla brasileira foi superada nas quartas de final pelos cabeças de chave 1, o argentino Guido Andreozzi e o holandês Sander Arends.
Logo de cara, Luz e Goransson abriram confortável vantagem e abriram 4/0 com quebras no primeiro e terceiro games, salvando um break-point no quarto. Eles perderam a chance de anotar nova quebra no quinto e no sexto salvaram dois break-points contra, administrando a vantagem até o final para fazer 1 a 0 e largar na frente.
A segunda parcial teve menos chances de quebra e foi um pouco mais apertada. Depois de perder dois break-points no terceiro game, brasileiro e o sueco tiveram mais quatro no quinto, convertendo o último. No oitavo, eles salvaram a única chance de quebra cedida aos rivais e então apenas precisaram confirmar o saque uma vez mais para ficar com a vitória.
Ocupando atualmente a 57ª colocação no ranking, Orlandinho está perdendo provisoriamente apenas dois lugares e precisa defender o título para não sofrer queda no ranking. Seu parceiro na conquista em 2024, o já eliminado Matos vai cair pelo menos cinco colocações, descendo para o 46º posto. Ele pode ainda perder até mais três lugares.
Valeu!!!!!
parabéns Luz! seguindo em frente, estamos na torcida. coisa que o Rafa não consegue fazer. (seguir em frente). precisa de apoio para sair dessa dupla atual. seu parceiro precisa ir jogar o Masters com o Bruno Soares, Tommy Haas, Laender Paes e companhia.