Nova York (EUA) – Assim como já havia acontecido na grama de Wimbledon, Emma Navarro disputará as quartas de final do US Open. A atual número 12 do ranking venceu um duelo entre norte-americanas contra Coco Gauff, número 3 do mundo e campeã no ano passado, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3 em 2h11 de partida neste domingo.
Esta é a quarta vitória de Navarro contra top 10 na carreira e a terceira na temporada. A jogadora de 23 anos já havia vencido a própria Gauff em Wimbledon e Aryna Sabalenka em Indian Wells, além de ter uma vitória sobre Maria Sakkari no ano passado.
Provisoriamente, a norte-americana está atingindo a pontuação suficiente para entrar no top 10, mas jogadoras como Beatriz Haddad Maia, Ludmilla Samsonova e Diana Shnaider podem ultrapassá-la. Navarro agora enfrenta a espanhola Paula Badosa, em busca de sua primeira semifinal de Grand Slam.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por sua vez, Gauff mantém apenas 240 dos 2 mil pontos conquistados no ano passado em Nova York. Com isso, a atual campeã cairá pelo menos para o sexto lugar do ranking, perdendo posições para Elena Rybakina, Jessica Pegula e Jasmine Paolini, mas a chinesa Qinwen Zheng e a própria Navarro ainda podem ultrapassá-la.
Instabilidade de Gauff no saque custou o 1º set
O set inicial teve apenas uma quebra, mas Gauff sofreu pressão constante em seus games de saque, especialmente por ter colocado apenas 50% de primeiros serviços em quadra. Ao enfrentar seis break-points em três games distintos, a campeã do ano passado não evitou uma das chances de quebra de Navarro. A 12ª do ranking só encarou um break-point no set e cometeu apenas 8 erros contra 21 de Gauff. Nos winners, Navarro fez 8 a 5.
Navarro deixou o segundo set escapar, mas foi superior no terceiro
A dinâmica da partida foi parecida nos primeiros games do segundo set, com Navarro confirmando seus games de serviço de forma mais tranquila. Quando o placar estava empatado por 3/3, Gauff tentou salvar um break-point com uma curtinha, mas a rival chegou bem e atacou a paralela com o backhand para conseguir a quebra.
A dois games de uma vitória em sets diretos, Navarro teve o serviço quebrado pela primeira vez na partida, cometendo uma dupla falta no break point. O momento da partida ficou muito favorável a Gauff, que contava também com o apoio de grande parte da torcida. Ela virou para 5/4 e colocou muita pressão sobre Navarro, que teve o serviço quebrado no último game do set com quatro erros não-forçados.
Apesar das oportunidades perdidas, Navarro recuperou a vantagem no início do terceiro set e conseguiu uma quebra para abrir 3/1. Ela voltou a confirmar seus games de forma bastante tranquila e chegou a ter 5/3. No último game da partida, Gauff fez três duplas faltas e facilitou o trabalho para a rival fechar a partida. Navarro liderou a estatística de winners por 20 a 14 e cometeu 35 erros não-forçados contra 60 de Gauff. O dia não foi bom para a campeã de 2023 no saque. Ela terminou o jogo com 19 duplas faltas.
A Gauff fez 20 dupla falta. Impressionante.
19 duplas faltas em um jogo é muito. Sinceramente eu já imaginava que ela não fosse longe nesse torneio. Além de não conseguir defender os pontos, ainda sofre uma queda no ranking, caindo para sexto lugar. Acho que esse ano o título fica entre Sabalenka ou Iga.
pode ser…. mas cuidado com quem vem andando por fora / pela sombra (Q. Zheng)
Grande Vitória emma navarro
Gauff é soberba demais, é uma versão mais nova da Serena.
acho a Coco metida demais… a realidade lhe cobra
[…] campeã se despediu mais cedo do que o esperado neste US Open, mas o que chamou atenção mesmo na derrota da norte-americana Coco Gauff para a compatriota Emma Navarro foi o número descomunal de duplas faltas, com 19 em todo o jogo, além de uma porcentagem de […]