Brisbane (Austrália) – O tão esperado retorno de Rafael Nadal foi como os fãs desejavam, com uma vitória e uma atuação de alto nível contra um rival também bastante qualificado. De volta às competições após 349 dias, por lesão e cirurgia na região do quadril, o espanhol venceu nesta terça-feira o austríaco Dominic Thiem por 7/5 e 6/1 em 1h29 de partida.
Nadal estava sem jogar desde o Australian Open do ano passado, quando bateu o britânico Jack Draper na primeira rodada e caiu para o norte-americano Mackenzie McDonald na rodada seguinte. Ele marcou sua 10ª vitória em 16 jogos contra Thiem, a primeira desde a final de Roland Garros em 2019. Aos 37 anos, o ex-número 1 ocupa hoje a modesta 672ª posição do ranking mundial.
WE’VE MISSED THIS!
Take it away, Rafa & Domi: pic.twitter.com/PLhl529v4n
— Tennis TV (@TennisTV) January 2, 2024
Superado por Nadal nesta terça-feira, Thiem vinha de duas viradas no quali. O austríaco de 30 anos e ex-n´umero 3 mundo aparece atualmente no 98º lugar do ranking, e passou pelo australiano James McCabe na estreia e pelo italiano Giulio Zeppieri durante o final de semana.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O próximo adversário de Nadal em Brisbane pode ser o russo Aslan Karatsev, cabeça 8 em Brisbane e 35º do mundo, ou o australiano Jason Kubler, 102º colocado. Ambos seriam adversários inéditos na carreira do espanhol.
The moment we’ve all been waiting for!
After nearly a year away from tennis, @RafaelNadal is back in singles action 😍#BrisbaneTennis pic.twitter.com/rUIZs5Yg7H
— Tennis TV (@TennisTV) January 2, 2024
Ovacionado pelo público australiano logo em sua entrada em quadra, Nadal fez um primeiro set de altíssimo nível, especialmente no saque. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. Apesar da falta de ritmo, o espanhol fez um jogo consistente nos ralis de fundo de quadra e soube aproveitar um momento de erros e uma dupla falta do austríaco para conseguir a quebra no último game da parcial.
O ótimo desempenho no saque continuou no segundo set para Nadal, que seguia sem ter o serviço ameaçado e novamente só perdeu três pontos. Cada vez mais à vontade em quadra e pegando o tempo de bola das devoluções, ele passou a pressionar o saque de Thiem com maior frequência e conseguiu duas novas quebras para vencer a partida em sets diretos.
Game, set & match Nadal 🇪🇸
The moment @RafaelNadal defeated Thiem in his comeback match!#BrisbaneTennis pic.twitter.com/qRTnw7pajA
— Tennis TV (@TennisTV) January 2, 2024
Nadal , voltou bem , vamos aguardar as próximas rodadas.
Valeu Rafa !!!
Lá vem o homi!
Segura o Miúúúraaaaa!!!
Bem-vindo de volta, Rafa Nadal!
Monstro!
Imcrivel
A diferença técnica e mental do Big3 pro resto é brutal. Se o Federer pegar firme uns oito meses nos treinos, ciclar certinho e estiver sem lesão ele faz quartas de final no AO2025 tranquilo. Por isso djocovid com quase 40 sobra no circuito.
Essa palavrinha “se” faz uma diferença… Se o Federer pegar firme… Se…
ele tem toda razão. O mesmo poderia ser dito, por exemplo, de Sampras quando aposentou. Ele era muito fora da curva e acima dos demais, assim como o big3. Se tivesse continuado, e quisesse, como Nadal sempre mostrou querer, ele continuaria disputando finais de Grand Slam. Sampras parou pq quis, porque queria aproveitar a família e a vida fora da quadra. Federer parou porque sua ultima lesão foi muito complicada e ele tomou um tempo longo demais para retornar, e teria que baixar o santo e ter a determinalão de Nadal para disputar a temporada uma vez mais. Mas ele decidiu parar. Subscrevo total o comentário sobre Federer. Cada jogador estabelece seus limites e a hora de parar. Mas Federer recuperado, nem precisaria 100% de recuperação, uns 80%, ele já seria o favorito do big3 em qq torneio. Federer, Nadal, Sampras… esses caras são gênios, meu amigo. Eles não são como os outros.
Thiem nunca mais voltará a ser o que já foi
Saudade desse cara.
O Touro voltou com maestria
Nadal está mais magro, deve ter reduzido um pouco o peso para poder ficar mais leve na quadra. Miúra vai dar trabalho no AO 24.
Bom retorno o mundo do tênis agradece.
Voltou muito bem! Ótimo primeiro jogo.
O Nadal sem lesões e em forma é um forte candidato pra vencer qualquer torneio, que seja bem vindo ao circuito.
´Nadal é uma lenda. O único capaz de parar Djokovic. E esse ano veremos o embate do “goat” novamente. Acho que Nadal vai provar o seu tamanho, no confronto com Djokovic, nesta temporada. Acredito que Nadal fará uma temporada arrazadora, como já aconteceu em outros dos seus retornos. E dominará o circuito, e inclusive Djokovic.