Felipe Priante
Especial para TenisBrasil
Rio de Janeiro (RJ) – Principal nome do país no ranking e único top 100 do Brasil, o carioca João Fonseca sabe que seu momento de carreira atual é completamente diferente do que em seus primeiros passos no Rio Open. “Muita coisa mudou, acho que naquela época eu era um jogador em formação, era sempre o azarão, jogava sem pressão”, disse.
“Os tenistas ainda não sabiam do que eu era capaz. Atualmente eu não mais tanto uma promessa e um pouco mais realidade, a maioria dos jogadores conhece o meu jogo e vem um pouco mais da pressão, da expectativa”, comentou o jovem carioca.
No ano passado, ele reconheceu que o cenário já era muito diferente. “Foi a minha primeira vez jogando logo depois de ter ganhado um torneio, Naquela época eu fiquei um pouco assustado com a pressão, bateu e não consegui jogar da forma que eu gostaria. Acho que atualmente eu me sinto mais preparado, mais experiente”, observou Fonseca.
Confiante de que saberá agora como lidar com essa situação de pressão, o carioca vem de outro aprendizado na semana anterior. “Buenos Aires foi uma boa batalha, foi desafiador e não só tecnicamente, porque o adversário era um belíssimo jogador, mas também mentalmente: era a primeira semana minha defendendo título”, comentou.
“Então eu venho aqui confiante, vai ser uma boa semana, eu gosto de jogar nessas condições, com calor, úmido, bola e pesada. Ainda mais com a mais com a torcida e com o apoio, tem tudo para ser uma boa semana”, acrescentou o tenista da casa, que será o cabeça de chave 3 do torneio e irá estrear contra um rival vindo do quali.

Dupla com Melo
Além da jornada em simples, o carioca também está na chave de duplas com o mineiro Marcelo Melo e por isso deve jogar diariamente nos primeiros dias de Rio Open. Antes de sua estreia ao lado do compatriota, enfrentando o francês Alexandre Muller e o bósnio Damir Dzumhur, ele falou sobre o seu parceiro.
“Marcelo é um cara excepcional, uma baita pessoa, tá sempre com a gente nos torneios, a gente conversa bastante e surgiu a oportunidade. Ele falou que estava sem dupla comigo, e logo depois do Buenos Aires, falei com meu time. É bom pra pegar ritmo e acho que é uma oportunidade imensa de estar jogando em casa”, contou o carioca.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Eu nunca tinha compartilhado a quadra com ele. A gente já bateu uma bolinha, jogamos um tiebreak. Ele foi me desafiar e obviamente não deu certo, mas nunca tinha compartilhado jogar dupla com ele, foi muito agradável hoje. Jogamos nosso primeiro set e foi bem divertido, é agradável estar em quadra com um cara que quer o meu bem”, acrescentou Fonseca
O carioca ainda destacou os ensinamentos que pode tirar dessa dupla. “A gente conversa bastante, ele conversa bastante com meu treinador. Ele é um cara importante para o esporte, foi o melhor do mundo, amigo de vários jogadores, está em quadra há muito tempo, então tem muita experiência para me passar. E eu tenho muita coisa a aprender ali também”.














Boa! Agora é entrar para dentro no Rio Open e subir para cima no ranking! Vai, João!
eh…tomara… até porque “subir para cima” é melhor do que ‘subir para baixo’ (ou será q vc queria dizer: ‘subir para a cima/o topo”…?) … sei lá
Agora, falando serio… ele (JF) hj ainda tem 1190 pontos (38º rank.). Amanhã amanhece com a dívida (-250 pontos) paga, ou seja: com 940 pontos, no 55º do rank…..
No Rio-open, a subida vai ser brava, porque vai ter muita gente na frente dele jogando no próprio Rio ou no Doha. Haverá que torcer (com muita reza) para eles perderem logo. Nada fácil, não.
1190 já está com os 250 pontos descontados.
Tem tudo pra dar certo. Então, bola pra frente e que seja um ótimo aprendizado e consiga pegar ritmo, aliás, é o que tem faltado nessa temporada
Tomara que o Melo repita a dose esse ano!! VQV!
Holofotes têm aí até demais. Mas se não começar a mostrar mais, logo logo a galera aqui começa a detonar igual fazem com a Bia.
Prá isso precisa jogar mais torneios e não ficar inativo de 2-3 meses durante a temporada. Prá ser competitivo tem que sair da acomodação e vida mole. Com certeza foi o jogador que menos jogou no ultimo ano!