Nadal é premiado no Laureus pela 6ª vez, Rebeca ganha Retorno do Ano

Foto: Borja B. Hojas/Getty Images for Laureus

Madri (Espanha) – A cerimônia de entrega do Laureus, considerado o Oscar do Esporte, premiou Rafael Nadal. O espanhol, que encerrou sua carreira profissional no ano passado recebeu a sexta estatueta, desta vez como “Ícone do Esporte”, por todos os feitos conquistados dentro e fora das quadras. Nesta segunda-feira, em Madri, Nadal recebeu o prêmio das mãos do ator Morgan Freeman.

Nadal já havia vencido duas vezes a categoria principal do Laureus, em 2011 e 2021. Ele também tem um prêmio de Revelação em 2006, o de Retorno do Ano em 2014 e também o prêmio humanitário (pelo trabalho de sua fundação) no ano passado.

“Sou muito grato à Academia do Laureus, por acreditar que eu merecia esse grande prêmio e também por todo o esforço que fazem a cada dia para mudar o destino de tantas pessoas que não tiveram as oportunidades que eu e muitas pessoas dessa sala tivemos. Muito obrigado”, disse Nadal, no discurso de premiação.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Graças ao esporte, eu consegui coisas que eu jamais poderia imaginar. E só posso agradecer ao mundo do tênis por tudo o que tive nesses mais de 20 anos de carreira profissional. Sem minha equipe, que esteve comigo desde o começo, nada teria sido possível. Eles estiveram comigo nos bons e maus momentos. E graças a eles eu posso dizer que tive uma carreira muito bem sucedida e muito mais longa do que eu poderia ter sonhado”, acrescenta o espanhol, deixando um recado às novas gerações: “As carreiras profissionais são curtas, mas façam o máximo para desfrutar desse mundo incrível”.

Nadal também entregou o prêmio de Equipe esportiva do ano para seu time do coração, o Real Madrid. Quem também participou da cerimônia foi Novak Djokovic. O sérvio, que já tem cinco estatuetas, entregou o prêmio de Atleta do Ano ao saltador sueco Mondo Duplantis. Entre as mulheres, a atleta do ano foi a ginasta Simone Biles. Os tenistas Carlos Alcaraz e Aryna Sabalenka concorriam nessas categorias. Outro tenista indicado foi o tenista japonês Tokito Oda, na categoria paralímpica, mas o prêmio ficou com a nadadora chinesa Yuyan Jiang.

Brasil é premiado com Rebeca Andrade

A ginasta Rebeca Andrade recebeu o prêmio de Retorno do Ano. É a nona estatueta do Brasil no prêmio, juntando-se a Pelé, Ronaldo, à Seleção Brasileira de 2002, o nadador paralímpico Daniel Dias (com três conquistas), o skatista Bob Burnquist (pelos esportes de ação) e ao ex-jogador de futebol Raí, pelo trabalho de sua fundação. Rebeca se tornou no ano passado a maior medalhista olímpica do esporte brasileiro, ao conquistar quatro medalhas em Paris, somadas às duas que ganhou em Tóquio.

“Me sinto muito abençoada pela equipe que eu tenho e pela família que eu tenho, por terem acreditado em mim. Estou muito honrada. É valorização do meu trabalho. É o mundo enxergando tudo o que a gente é”, disse a ginasta de 25 anos, que já passou por três cirurgias no joelho direito para tratar lesões no ligamento cruzado anterior (LCA). “Gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui nesta noite é muito importante para mim, a Aline, minha psicóloga, por todo o cuidado que ela teve comigo em todas as fases das minhas lesões. Estou muito feliz por ser uma referência e mostrar que é possível alcançar os nossos objetivos, independente do lugar de onde saímos”.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 hora atrás

Rebeca, quase que certamente, é a melhor e maior atleta nascida nessas paragens.
Que me perdoem as outras candidatas.

Rafael
Rafael
1 hora atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Pra mim é a Maria Esther Bueno.

Duda
Duda
1 hora atrás

Laureus es un justo homenaje al hombre y al atleta.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.