Roma (Itália) – Pela primeira vez dentro de casa na condição de um dos 10 melhores do mundo, o italiano Lorenzo Musetti superou o nervosismo dos primeiros games e dominou o finlandês Otto Virtanen, vindo do qualificatório, com as parciais de 6/3 e 6/2.
O número 9 do ranking de 23 anos nunca passou das oitavas de final do principal torneio de seu país. Ele vem embalado por sua primeira decisão de nível 1000 em Monte Carlo e a semifinal em Barcelona.
Musetti enfrentará no domingo o norte-americano Brandon Nakashima, que curiosamente ainda não jogou em Roma. Ele entrou diretamente na segunda rodada por ser o cabeça 28 e viu o australiano Jordan Thompson, seu adversário desta sexta-feira, abandonar por problemas físicos.
Desenha-se assim o confronto entre Musetti e o russo Daniil Medvedev nas oitavas de final. Agora 11º do ranking, o campeão de Roma em 2023 derrotou nesta sexta-feira o canhoto britânico Cameron Norrie, por 6/4 e 6/2, e terá pela frente o australiano Alexei Popyrin, que superou o espanhol Carlos Taberner, por 6/1 e 7/6 (7-4).
The Musetti backhand is a special shot ✨#IBI25 pic.twitter.com/TDw6gxOyZI
— Tennis TV (@TennisTV) May 9, 2025
Diante do 130º do mundo, Musetti viu três primeiros games de muitas trocas de bola e equilíbrio, até que obteve a quebra no quarto game e abriu 4/1. Mas ainda oscilou no serviço do sétimo game antes de completar a série, aí com mais confiança no serviço.
O segundo set também viu quatro primeiros games de muita disputa. Musetti precisou do terceiro break-point para quebrar. Utilizou diferentes recursos nas trocas da base, com slices e deixadinhas, e isso facilitou sua tarefa. O finlandês terminou com apenas 7 winners e incríveis 36 erros, enquanto Musetti manteve a marca perfeita de oito vitórias em estreia na temporada.