Cincinnati (EUA) – Jogando juntas pela primeira vez, a norte-americana Asia Muhammad e a neozelandesa Erin Routliffe conquistaram o título de duplas no WTA 1000 de Cincinnati. Elas venceram no domingo à noite a canadense Leylah Fernandez e a cazaque Yulia Putintseva por 3/6, 6/1 e 10-4 em 1h20 de partida.
É a primeira vez que ambas as jogadoras conquistam um WTA 1000. Routliffe, de 29 anos, é a número 1 de duplas e atual campeã do US Open com a canadense Gabriela Dabrowski, mas já havia perdido quatro finais de nível 1000, uma delas na semana passada em Toronto. Já a parceira Muhammad, de 33 anos, tinha só uma final nesse nível, há dois anos em Indian Wells.
“Nós somos melhores amigas, queríamos jogar juntas há um tempo e tivemos a chance esta semana”, disse Routliffe na quadra durante a cerimônia de premiação. “Eu perdi em muitas finais este ano, então estou muito feliz que ela conseguiu me ajudar a ganhar uma delas!”
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Muhammad acrescentou: “Você é minha melhor amiga, então é incrível dividir a quadra com você. Foi uma semana de trabalho muito divertida. Nem todo mundo pode dizer que consegue trabalhar com sua melhor amiga”.
BIG serve for the WIN ✨@asiamuhammad and @erinroutliffe secure their first title as a team!#CincyTennis pic.twitter.com/KAvzsCWE3m
— wta (@WTA) August 19, 2024
Depois de um primeiro set com apenas umas quebra, conquistada por Fernandez e Putintseva já no oitavo game, Muhammad e Routliffe dominaram a segunda parcial e abriram 5/0 antes que as rivais pudessem sair do zero. Em bom momento na partida, a norte-americana e a neozelandesa saíram vencendo por 6-0 no match-tiebreak e estiveram à frente no placar o tempo todo para fechar o jogo.
Algozes de Stefani e Schuurs, campeãs também disputaram ponto curioso
Campeãs em Cincinnati, Muhammad e Routliffe eliminaram a brasileira Luísa Stefani e sua parceira holandesa Demi Schuurs nas quartas de final, em jogo que elas salvaram match-point na última sexta-feira. Elas também disputaram um ponto muito curioso na partida das oitavas, contra a japonesa Moyuka Uchijima e a chinesa Yafan Wang, em que Muhammad acabou perdendo o calçado e meia, provocando risos de todos em quadra.
no shoe ☑️ no sock ☑️ @asiamuhammad with the dedication though 🤣#CincyTennis pic.twitter.com/VbX9i1VyJ1
— wta (@WTA) August 16, 2024