Palermo (Itália) – Finalista de Roland Garros no ano passado, Karolina Muchova disputou seu primeiro jogo no saibro em mais de um ano. Segunda cabeça de chave do WTA 250 de Palermo, a tcheca liderava a partida contra a polonesa Katarzyna Kawa, 192ª do ranking, por 7/6 (16-14) e 5/1 quando a rival se retirou da partida por lesão na coxa esquerda.
“Foi um jogo duro. Não pude ver exatamente qual foi o problema que ela teve, sinto muito por ela. Mas acho que o jogo foi de muita qualidade, especialmente o primeiro set, que foi uma batalha”, disse Muchova na entrevista em quadra. Ela começou o jogo perdendo por 4/0 e chegou a salvar três set-points na primeira parcial.
A tcheca de 27 anos e ex-número 8 do mundo aparece atualmente no 33º lugar do ranking. Ela ficou nove meses sem jogar, desde a semifinal do US Open até o início da temporada de grama, por lesão e cirurgia no punho. “Faz muito tempo que eu não jogo no saibro, foi difícil. Fico feliz por estar aqui e jogando. Tive o final de semana para treinar. E fico feliz por poder ter mais uma partida na próxima rodada”, acrescenta a tenista, que chegou às quartas em Eastbourne, mas caiu na estreia de Wimbledon diante de Paula Badosa.
Get well soon ❤️🩹@karomuchova7 is into the next round in Palermo after Kawa is forced to retire in the second set. #PLO24 pic.twitter.com/52WEvmyHqb
— wta (@WTA) July 15, 2024
A adversária de Muchova nas oitavas será a jovem alemã de 20 anos e vinda do quali Noma Noha Akugue, 197ª do ranking, que derrotou a compatriota Mona Barthel por 6/4, 2/6 e 6/2. O confronto é inédito no circuito. No mesmo quadrante, a australiana Astra Sharma bateu a russa Anna Blinkova por 6/0 e 7/5 e espera pelo jogo entre sua compatriota Ajla Tomljanovic e a egípcia Mayar Sherif.
Begu marca um duplo 6/0, Zheng estreia na terça
Ainda nesta segunda-feira, a campeã de 2022 Irina Begu estreou com uma vitória arrasadora. A experiente romena de 33 anos marcou um duplo 6/0 contra a espanhola Marina Bassols e agora espera pelo jogo entre a holandesa Arantxa Rus e a italiana Martina Trevisan. Já a suíça Jil Teichmann marcou um duplo 6/1 contra a sérvia Mia Ristic e pode enfrentar a francesa Diane Parry ou a australiana Olivia Gadecki.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Principal cabeça de chave do torneio e atual campeã em Palermo, a chinesa Qinwen Zheng estreia nesta terça-feira. A número 7 do mundo enfrenta a italiana Sara Errani, ex-top 5 e atual 96ª do ranking. Zheng venceu o único duelo anterior entre elas, justamente na campanha para o título do ano passado.
Pode ser que a volta por cima da Ktejikova conterranea da Muchova , pode a motivar para voltar bem.