Morre o técnico que levou Federer ao 1º título de Wimbledon

Estocolmo (Suécia) – Ex-tenista profissional e treinador que ajudou o suíço Roger Federer a vencer Wimbledon pela primeira vez, o sueco Peter Lundgren faleceu aos 59 anos. Ele sofria de diabetes e teve a morte confirmada nesta sexta-feira pelo filho Lukas e sua filha Julia.

“Descanse em paz, pai. Um dos melhores infelizmente nos deixou cedo demais”, escreveram os filhos em uma mensagem no Facebook.

O sueco alcançou o 25º lugar no ranking mundial em sua carreira de jogador, mas brilhou mesmo como treinador, trabalhando com alguns tenistas como Marat Safin, Stan Wawrinka, Marcos Baghdatis e Grigor Dimitrov, além de Federer, ficando ao lado do suíço entre 2000 e 2003.

O primeiro dos 20 títulos de Federer em Grand Slam não foi o único triunfo deste porte para Lundgren como técnico, pois ele também guiou Marat Safin à conquista do Australian Open de 2005.

Em outubro do ano passado, ele foi forçado a amputar seu pé esquerdo e um pedaço da perna. Lundgren fraturou o tornozelo e a lesão não cicatrizou como esperado. Além disso, os problemas foram agravados pelo fato de ele sofrer de diabetes tipo 2.

Lundgren fez parte da geração de ouro de talentos do tênis de seu país. Quando ele atingiu seu pico no ranking, ele era apenas o sétimo melhor sueco, atrás de Mats Wilander, Stefan Edberg, Anders Jarryd, Joakim Nystrom, Henrik Sundström e Jan Gunnarsson.

8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Foi um bom tenista mas não sabia que tinha sido top 25

Waldyr Buentes
Waldyr Buentes
3 meses atrás

Foi campeão em Itaparica.

Fernando S P
Fernando S P
3 meses atrás
Responder para  Waldyr Buentes

Títulos de ATP conquistados pelo Lundgren.

1987
San Francisco (Indoor/Carpet)
Rye Brook (Outdoor/Hard)

1985
Cologne (Indoor/Hard)

Marcelo
Marcelo
3 meses atrás
Responder para  Waldyr Buentes

Campeão em Itaparica foi Mats Wilander

Fernando S P
Fernando S P
3 meses atrás

Antes do Roger ele treinou o Marcelo Rios. Estava com o chileno quando ele entrou no Top 10.

Edvaldo Nilo
Edvaldo Nilo
3 meses atrás

Treinou grandes tenistas. Mas treinar Marcelo Rios, Marat Safin e Roger Federer no início demonstra o quanto foi bom técnico. Entendia muito de psicologia humana. Fez história no tênis mundial. Todos nós que acompanhamos o tênis entre 1995 a 2010 lembramos bastante dele. Muito presente nos jogos. Que Deus em sua infinita misericórdia o acolha no reino do céu e conforte o coração dos familiares.

Carlos
Carlos
3 meses atrás

A lesão que levou à amputação é consequência do DM2!

Porkuat
Porkuat
3 meses atrás

Descanse em paz guerreiro

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.