Gênova (Itália) – Atual campeão do challenger de Gênova, o cearense Thiago Monteiro segue firme na defesa do título conquistado no ano passado. Nesta quinta-feira ele se garantiu nas quartas de final ao derrotar o tenista da casa Lorenzo Rottoli, que veio do qualificatório, em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/2, após 1h28 de confronto.
Depois de derrotar dois italianos seguidos na competição, o brasileiro terá pela frente o taiwanês Chun-Hsin Tseng, outro tenista vindo do quali, que na segunda rodada surpreendeu o russo Alexander Shevchenko, principal candidato ao título no torneio, triunfando de virada, com o placar final de 3/6, 7/5 e 6/1.
Cabeça de chave número 5, Monteiro foi o primeiro a ter o serviço ameaçado na partida, salvando dois break-points logo no segundo game. Contudo, a primeira quebra foi dele, que no quinto bateu o serviço de Rottoli. O italiano salvou mais um break-point no sétimo, mas no nono voltou a amargar um break, perdendo o set com o saque.
Na segunda parcial, o canhoto cearense tomou as rédeas do placar logo de cara e venceu os três primeiros games da disputa. Depois de salvar um break-point para fazer 4/1, ele ampliou a vantagem ao bater o serviço do rival outra vez, sacando para fechar em 5/1. Rottoli até devolveu o break, mas na sequência foi quebrado novamente e assim perdeu o jogo.
Monteiro terá uma jornada dupla, uma vez que mais tarde ele voltará as quadras para buscar um lugar na semi de duplas. O mesmo acontecerá com o paranaense Thiago Wild, que faz seu segundo jogo de simple e depois se junta ao compatriota nas duplas para tentar avançar ainda mais em Gênova.