PLACAR

Monteiro, Meligeni, Heide e Pigossi se garantem no quali de RG

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Paris (França) – A lista de jogadores do quali de Roland Garros foi definida nesta semana com base na atualização mais recente dos rankings da ATP e da WTA, divulgados em 22 de abril, antes das disputas em Madri. O Brasil conta com Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Gustavo Heide no masculino e Laura Pigossi na disputa feminina. Ambos precisarão de três vitórias cada para entrar nas chaves principais, que já contam com Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild.

Monteiro é o atual 118º da ATP e tenta jogar a chave principal de Roland Garros pela sexta vez na carreira. O cearense, que completará 30 anos no final de maio, já chegou à terceira rodada em Paris em 2020 e também avançou uma rodada tanto em 2017 quanto em 2021. Ano passado ele foi superado na estreia.

Já Felipe Meligeni, de 26 anos, busca sua segunda participação em uma chave principal de Slam. Ele disputou o último US Open, depois de passar pelas três rodadas classificatórias e ainda vencer um jogo na chave. O paulista, que ocupa o 128º lugar do ranking, já esteve duas vezes na rodada final do quali em Paris, em 2021 e também no ano passado.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Por sua vez, o paulista Gustavo Heide disputará seu primeiro quali de Grand Slam aos 22 anos. Ele está com o melhor ranking da carreira, no 174º lugar, depois de ter conquistado seu primeiro challenger, em Assunção. Heide ficou afastado do circuito nas últimas semanas e, após Roland Garros, planeja também ter uma experiência inédita nas quadras de grama.

Na chave feminina, Laura Pigossi tenta jogar seu terceiro Grand Slam. A paulistana de 29 anos e 124ª do mundo entrou diretamente em Wimbledon na temporada 2022. Já no ano passado, conseguiu uma vaga de lucky-loser no Australian Open, mesmo com uma derrota na terceira e última rodada do quali. Em Paris, Pigossi também atingiu a rodada final do torneio classificatório na última temporada.

Lista do quali masculino fecha no 220º lugar do ranking da ATP

O último jogador a conseguir vaga direta no quali de Roland Garros foi o argentino Franco Agamenone, 220º da ATP, e três jogadores utilizaram o ranking protegido, o chinês Yibing Wu, o sérvio Filip Krajinovic e o holandês Tim van Rijthoven. O primeiro na lista de espera é o italiano Francesco Maestrelli, 221º colocado, seguido pelo boliviano Murkel Dellien, 222º colocado.

Oito convites são oferecidos pela Federação Francesa de Tênis (FFT) e a Confederação Brasileira (CBT) formalizou um pedido para que o nome do carioca João Fonseca, 242º do mundo aos 17 anos, seja avaliado. Seu ranking atual ainda é insuficiente para a entrada no quali, a menos que ocorra um número muito grande de desistências ou que a lista mude bastante após a definição de convites da chave principal.

Quali feminino tem Errani, Raducanu e duas top 100, Wozniacki aguarda convite

O quali feminino em Paris conta com duas top 100, a argentina Julia Riera e a húngara Anna Bondar, que entraram nessa faixa de ranking após o fechamento das inscrições para a chave principal. A lista ainda inclui a italiana Sara Errani, finalista em 2012, e uma campeã de Slam, a britânica Emma Raducanu, que hoje é a 221ª do mundo, mas utiliza o ranking protegido de número 103. Já a ex-número 1 Caroline Wozniacki, atual 117ª colocada, não se inscreveu para o quali e aguarda a definição dos convites.

Entre outras que pediram o ranking protegido para o quali estão a sueca Mirjam Bjorklund, as alemãs Tara Wurth e Nastasja Schunk, a russa Oksana Selekhmeteva e a argentina Paula Ormaechea. A primeira na lista de espera é a chinesa Xiaodi You, 224ª colocada, seguida pela sérvia Dejana Radanovic.

Leia mais:

Roland Garros estuda convite para João Fonseca

11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Faber Monteiro
Faber Monteiro
17 dias atrás

Boa Sorte para todos os Tenistas Brasileiros!!!

Andrade
Andrade
16 dias atrás
Responder para  Faber Monteiro

João Fonseca divulgou o calendário dele para os próximos meses? Continuará recebendo convites para ATPs ou retornará aos Challengers?

José Nilton Dalcim
Admin
16 dias atrás
Responder para  Andrade

Não se sabe. Até agora ela só aparece inscrito num challenger na semana do quali de Roland Garroa.

Thiago
Thiago
17 dias atrás

Torcendo para Monteiro, Heide e Meligeni furarem o quali. Sabemos que se apenas 1 deles furar já é um bom resultado. Laurinha, se passar pra Q2 ou, com sorte na chave Q3, já tá bom demais. Rs

André Borges
André Borges
17 dias atrás

O que houve com o manager da Raducanu que não comprou WC pra RG? Baixa expectativa será?

Evandro
Evandro
16 dias atrás

João Fonseca jogará em Roma?

Rogério
Rogério
16 dias atrás

Boa sorte aos brasileiros! Espero que o Heide jogue algum torneio antes, para não entrar direto no qualy de RG, depois de tanto tempo sem jogar.

Calebe Paes
Calebe Paes
16 dias atrás
Responder para  Rogério

Ele está inscrito no challenger de Mauthausen, vamos ver se irá jogar.

Refaelov
Refaelov
16 dias atrás
Responder para  Rogério

Né? E n duvidem: se tomar um Q1 na cabeça vai ter coragem de mandar um “senti a falta de ritmo de jogo”..

Elizeu Ferreira de carvalho
Elizeu Ferreira de carvalho
16 dias atrás

Organizadores de RG, um convite pro João Fonseca por favor, nunca pedi nada pra vcs!

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE