Bastad (Suécia) – A estreia de Thiago Monteiro no ATP 250 de Bastad, que aconteceu nesta terça-feira, dificilmente poderia ser melhor. Em duelo contra o argentino Federico Coria, atual 69 do mundo, o canhoto cearense fez uma grande apresentação e controlou o jogo praticamente do começo ao fim, precisando de apenas 66 minutos para triunfar com parciais de 6/1 e 6/3.
O número 2 do Brasil e 85 do mundo terá agora pela frente a árdua missão de desafiar o norueguês Casper Ruud, cabeça de chave número 2, que estreia direto na segunda rodada. Será a sexta vez que Monteiro enfrentará o atual nono colocado no ranking, ele perdeu três em nível ATP e mais uma no quali de Roland Garros, triunfando no challenger de Braunschweig em 2019.
Embora o retrospecto contra top 10 não seja favorável, com quatro vitórias e seis derrotas, Monteiro levou a melhor nos dois confrontos que teve neste ano, contando com a desistência de Carlos Alcaraz no Rio Open e batendo Stefanos Tsitsipas em sets diretos no Masters 1000 de Madri. Ele vem em uma sequência de três triunfos contra top 10, já que venceu Holger Rune em setembro de 2023.
Desempenho primoroso do brasileiro
Monteiro fez um grande jogo contra Coria e foi superior ao rival em praticamente todos os aspectos. O saque esteve afiado, com 77% de aproveitamento, perdendo apenas quatro pontos com a primeira bola. Os golpes do canhoto de Fortaleza estavam calibrados, com 21 bolas vencedoras e apenas 5 erros não forçados, enquanto o argentino teve apenas 9 winners e 12 erros não forçados.
Logo de cara, o cearense tomou conta do primeiro set e venceu os três primeiros games da disputa, convertendo um dos três break-points que teve no segundo. Muito sólido, ele não apenas administrou a vantagem até o fim, como conseguiu ampliá-la, batendo o saque de Coria mais uma vez no quinto, para fechar a parcial cedendo somente um game ao oponente.
O segundo set começou um pouco mais parelho e a igualdade se manteve até o 3/3, embora Coria tenha precisado salvar um break-point logo no primeiro game. Na reta final, só deu Monteiro, que anotou duas quebras consecutivas para fazer 6/3 e selar sua imponente vitória na estreia.
Vitória muito firme do Thiago. Tirando as vaciladas que ele dá como na semana passada, tem jogo para bater de frente com muitos no saibro. Infelizmente na segunda rodada as chances são quase nulas. Ruud no saibro eh excelente.
Que show de tênis o Thiago deu hoje!!!
O top 50 é possível, se continuar assim…
Monteiro top 50??Tá muito longe disso
Belíssima vitória do Monteiro. Uma correção no texto, Monteiro já jogou sim contra o Casper Ruud, e bastante vezes. Já se enfrentaram 5 vezes, 3 por chaves principais de ATP, uma no quali de RG e uma em Challenger. São 4 vitória do Ruud e 1 do Monteiro, no Challenger de Braunchweig, na Alemanha, em 2019. E pra mim o retrospecto contra TOP 10 é bem positivo, 40% de aproveitamento, será que vem a 5° vitória contra TOP 10?? Difícil, mas estaremos na torcida. Ruud é um dos melhores saibristas da atualidade, TOP 10, mais de 140 vitórias na ATP só no saibro, 11 dos seus 12 títulos conquistados no barro, este ano já ganhou Barcelona e Genebra, fez final de Monte Carlo e semifinal em RG. Jogo durissimo pro Monteiro. Mas ele gosta de jogo assim. Vamos torcer.
Sempre difícil, com certeza. Mas não podemos esquecer a boa fase do Monteiro. Vamos torcer.
Se ele jogar como hoje, terá suas chances. Lembre da derrota que ele impôs ao Tsitsipas. e no saibro…
Jogando muito! Parabéns Monteiro!
Errado, eles já se enfrentaram no rio open e monteiro caiu nas quartas, o norueguês ainda era promessa no circuito
Eu creio que ele deu uma entregada legal no challenger para chegar bem no ATP…
Tava pensando nisso. Ganhou 1 dia. Não diria nem entregada, mas pro tipo de jogo dele, se ele jogar a 80% em semi de challenger 125, não passa.
Mas tudo bem, bela vitória, hoje. Se o padrão for esse jogo e os masters de saibro pré-RG, pode dar trabalho pro Casper.
Vitória na semi valia mais pontos doq essa vitória na primeira rodada(se copasse o CHL então, nem se fala), duvido muito q tenha sido esse o caso..
Putz, comentário totalmente descabido. O título do CHL valia muito mais que essa vitória. Seria melhor ser campeão lá e dar out em Bastad.
Eles já se enfrentaram em 2018, vitória do norueguês até então com 18 anos
Era esse cara aí que perdeu do número 239 do ranking na semana passada?Amplamente dominado?….sério mesmo….falta p o Thiago ele colocar ma cabeça q a partir de um determinado nível de oponente…ele não pode perder nem a pau!!tenis ele tem,mas tem alguns resultados que são realmente inacreditáveis!!….poderia estar essa semana aí quase batendo o melhor ranking se tivesse vencido aquele chalenger,que era obrigação, e com mais essa vitória……mas não…..tá aí…enfim..
Arrasou Monteiro.
Parabéns.
Olá,
Grande jogo do Monteiro!!!
Apenas corrigir a matéria, Ruud já venceu 3 vezes o Monteiro.
Monteirão da massa fez a sua parte com louvor! Agora é criar resistência ao Ruud que é amplamente favorito.
Federico Coria tem o canal no YT mais divertido sobre tênis. Desde que criou o canal após o Master 1000 de Monte Carlo, La Mojarra (seu apelido) vem colhendo resultados ruins no circuito. Deve ter perdido o foco. Já o Monteirão da Massa vem empolgado, com fome e com a faca entre os dentes.
Grande partida, boa vitória.
Amanhã será franco atirador, tabela foi bem madrasta.
Parabéns Monteiro, logo recuperará o posto de número um do Brasil
Infelizmente não pude prestigiar em função do horário mas, pelos n°s, foi realmente uma atuação contundente.
Com essa vitória volta a ser o n°1 BR no ranking dessa temporada, parabéns ao Cearense!
Próxima rodada o buraco é beeem mais embaixo mas, o Ruud tem sabidamente um backhand frágil q casa bem com o forehand de canhoto do BR, num dia de muita inspiração do Thiago, pode dar jogo. Sempre na torcida!