Bastad (Suécia) – Depois de bater com autoridade o norueguês Casper Ruud para chegar às quartas de final no ATP 250 de Bastad, o cearense Thiago Monteiro entra em quadra na próxima sexta-feira às 6h (horário de Brasília), abrindo a rodada na quadra central, em busca de mais uma vitória para chegar apenas pela terceira vez nas semifinais em um torneio ATP.
O próximo adversário do brasileiro será o croata vindo do qualificatório Duje Ajdukovic, que deixou pelo caminho o francês Luca Van Assche na primeira rodada e o russo Pavel Kotov, cabeça de chave 8, na segunda. Será a primeira vez que Monteiro enfrentará o tenista de 23 anos, que ocupa o 130º lugar no ranking.
Atual 85 do mundo, Monteiro está subindo provisoriamente para o 78º lugar com a campanha desta semana e pode voltar a ser o número 1 do país com mais um triunfo, indo para o 66º posto, deixando para trás o paranaense Thiago Wild, que ficará na 70ª posição.
Embora tenha nove títulos em challenger, o canhoto de Fortaleza persegue uma conquista inédita em ATP, nível no qual jamais chegou na final. Ele vai disputar pela 16ª vez as quartas de final e tenta chegar na terceira semi da carreira, tendo perdido as duas que jogou, a primeira delas em Quito (2018) e a outra em um dos ATP 250 disputados em Melbourne na pandemia (2021).
Para chegar na sua primeira final, um sonho que ele mesmo disse estar perseguindo na entrevista após a vitória sobre Ruud, o cearense pode ter que superar o espanhol Rafael Nadal, que vem mostrando um bom tênis durante a competição e cruza com Monteiro em uma eventual semifinal.
Acessível chegar a semi. Agora, vencer o Nadal para chegar à final, será muito difícil.
Conhecendo o Monteiro como conheço, se amanha fosse um jogo contra alguem melhor rankeado ele ate poderia chegar a semifinal. Mas ele costuma complicar contra jogadores top 150 ou 200 ou 300. Sendo assim, e vivendo a empolgação(justa) pela vitoria contra o Ruud, preconizo que ele perde amanha, em questao de minutos. Vai entrar desconcentrado e desinteressado. Quase preguiçoso e passivo. Vai ter quinhentas chances de quebra contra o adversário mas nao vai aproveitar nenhuma. De fato, conforme ele mesmo declarou ontem, ele agora sabe que tem bolas contra qualquer tipo ou nivel de oponente. Na realidade ele sempre teve desde que ainda era um adolescente. O que me faz acreditar que ele somente lembra que tem essas bolas quando as usa e vence. Dificil é lembrar de usa-las. Nem por isso vou deixar de orar pela vitoria dele amanha. Ainda que julgue muito improvável.
Falou o expert em tênis. SQN!
Certissímas as palavras!! No torneio anterior 500 no ranking e hoje top 10!! Peço ajuda aos universitários!!!! Explique ai Arnaldo?
Já pode fazer um livro
Na temporada de saibro, ele está impecável. Não vamos confundir CH com ATP nesta sua etapa da carreira. Talvez ele não se sinta tão motivado em CH atualmente e use os torneios para um treino.
Eu duvidei do seu comentário ontem. Mas tendo acabado de assistir o jogo agora, reconheço que vc acertou em cheio, hein?! Se essa tendência é frustrante de assistir do ponto de vista nosso, de torcedores, imagina pro jogador. Parece que no jogo seguinte ao bom, o Monteiro aparece em quadra com perna de cimento. E o mental trava. Assim não dá. Poderia estar seguindo pra próxima rodada e quem sabe ter o privilegio de jogar contra o Nadal. Mas… Vida que segue.
Concordo José, mas jogar uma semi no saibro com o Nadal não deixa de ser o sonho (e pesadelo tb kkk) de qualquer tenista. Tomara que aconteça
Tu vais queimar a tua língua. Se o Thiago conseguir repetir o nível de atuação de ontem, ele terá boas chances de ir à final. O Nadal está em busca de recuperação de sua antiga forma; óbvio que não é – ainda! – o mesmo jogador de outrora. A chance de fazer história é agora. Eu acredito…
queimar a língua prevendo os resultados do Monteiro?? nao tem como. Eu previ que ele não passava de hoje. O Monteiro tem tênis para ganhar qualquer um. Mas nao tem o principal que um atleta vencedor precisa: coragem para vencer. Se borra todo sempre a oportunidade de avançar aparece. Se esforça para perder. No esporte de alto nivel isso é um aspecto muito conhecido e isso me faz ter certeza que ele nunca vai ganhar um ATP na vida.
Deve passar, mas tanto o Navone quanto o Nadal serão amplos favoritos. Mas já será um feito muito relevante se fizer semis. E o João Fonseca, por onde anda? Aposentou depois do quali de wimbledon?
Rapaz, seria uma verdadeira aposentadoria precoce.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Joga semana que vem challenger de Chicago
Boa Thiago!
Força Monteiro.
Acredita que dá para avançar.
Mas, já entra na quadra com a estratégia. E seja agressivo.
Fácil? Nunca foi. Acredito ser possível sim. Nadal claro, seria um grande obstáculo, porém, hoje não intransponível.
Seria incrível ver o Monteiro jogar com o Rafael Nadal.
O INCRÍVEL, quero ver, o Nadal vencido por ele! É possível e Monteiro pode!! Línguas queimarão!!
Com as duas vitórias em Bastad, Monteiro chegou a 90 vitórias em chave principal de ATP. Marca relevante
Se entrar nas quartas já pensando na semi vai tomar uma tarracada do croata
E o Monteiro é mestre em perder a concentração em jogos em que é favorito
Monteiro tá jogando um tênis top 50. Amanhã vencerá com sua costumeira garra. Esperem e verão.
Alguem sabe onde assistir?
Disney+.