Melbourne (Austrália) – Em sua temporada de despedida, o francês Gael Monfils não conseguiu ir longe no Australian Open e sequer passou da estreia. O veterano de 39 anos foi derrotado nesta terça-feira pelo australiano Dane Sweeny, que manteve o embalo após furar o quali e triunfou de virada, com parciais de 6/7 (3-7), 7/5, 6/4 e 7/5.
Algoz do francês na primeira rodada, Sweeny disputa um torneio deste porte apenas pela segunda vez, como convidado no Australian Open de 2024. Depois de triunfar pela primeira vez na carreira em um Slam, ele terá pela frente o norte-americano Ben Shelton, que superou duelo de canhotos na estreia contra o francês Ugo Humbert.
Monfils recebeu uma homenagem em quadra do diretor do torneio Craig Tiley e fez um breve discurso antes de se despedir. “Minha jornada começou em 2003, quando eu vim aqui pela primeira vez, e estamos aqui em 2026 e será alinha de chegada. De qualquer forma, obrigado por tudo, vocês foram incríveis”, disse o francês.
“Tenho muitas boas lembranças daqui, algumas grandes batalhas e mesmo hoje, foram quase quatro horas”, afirmou Monfils, que mesmo em um momento no qual se despedia do torneio, fez questão de enaltecer o desempenho de seu algoz.
“Dane, você fez um trabalho incrível, disse isso para você na rede. Te desejo sorte na próxima partida porque você jogou muito bem”, observou o ex-top 10, que se despediu emocionado. “Sou muto grato e sortudo por jogar aqui por tantos anos”, finalizou.
A derrota sofrida diante do atual número 182 do mundo foi a pior de Monfils em Grand Slam. Disputando pela 69ª vez a chave principal de um dos quatro maiores torneios do circuito, ele jamais havia perdido para alguém de ranking tão baixo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O francês jamais havia sido superado por alguém fora do top 100 em Melbourne, sendo seu pior resultado a derrota para o então 92º do mundo Mikhail Kukushkin em 2012. Nos Slam, o francês amargou a pior derrota no US Open de 2015, quando desistiu do duelo com Illya Marchenko, então 120º, com uma lesão nas costas.
Esta foi sua 20ª derrota no Australian Open, onde chegou às quartas de final duas vezes (2008 e 2016). Monfils venceu 37 partidas no torneio e está empatado com Jo-Wilfried Tsonga como o francês que mais vitórias tem no Grand Slam australiano.












Merecia encerrar a carreira com pelo menos um GS. Infelizmente não rolou. Vai fazer falta no circuito!
Merecer todos ali merecem, mas nessa vida pra ganhar tem que ser o melhor, e infelizmente ele nem chegou perto de conquistar um Slam, nem final ele fez. Wawrinka por exemplo, acho do mesmo nível técnico que ele, e ganhou três e fez outra final. Porquê isso? Por que nesses Slans ele foi o melhor e ganhou. Faltou muito mental a Monfils.