Jeddah (Arábia Saudita) – Uma situação inusitada chamou a atenção na rodada desta quinta-feira pelo Next Gen ATP Finals. O tcheco Jakub Mensik, 48º do ranking, foi abordado por autoridades do antidoping durante um dos intervalos da partida contra o francês Arthur Fils, número 20 do mundo. O tcheco estava no vestiário no intervalo entre o segundo e o terceiro set, quando foi solicitado que ele realizasse um exame naquele momento.
Bastante contrariado, Mensik voltou à quadra e comunicou o caso ao árbitro de cadeira, o espanhol Nacho Forcadell, que o autorizou a continuar na partida. Fils venceu o jogo com parciais de 4/2, 4/3 (7-4) e 4/2 em 1h17 de disputa. O torneio adota um sistema de pontuação diferente, com cinco sets de até quatro games.
Na opinião do tenista profissional Christopher Eubanks, 107º do mundo e que também atua como comentarista de TV nos Estados Unidos, houve falha de comunicação entre as autoridades antidopagem. “Mensik deveria realizar o exame antidoping após a partida. É assim que normalmente acontece. Provavelmente houve uma falha de comunicação quando ele foi para o vestiário. Talvez as pessoas do antidoping não tenham entendido que a partida ainda não havia acabado”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Já me aconteceu algumas vezes de sair da quadra depois derrotas muito duras e ver uma pessoa com uma prancheta na mão. E quando acontece, você sabe exatamente o que eles pedem. A gente viaja o mundo inteiro, nem sempre são os mesmas pessoas, mas conhecemos todo o procedimento após as partidas”, relatou o jogador de 28 anos e ex-top 30. “Mensik voltou para a quadra muito incomodado por isso e conversou com o árbitro de cadeira, que explicou que o procedimento estava errado e espero que isso não aconteça de novo”.
Com duas derrotas na fase de grupos do Next Gen, Mensik já não tem mais chances de classificação para as semifinais em Jeddah. Ele enfrentará João Fonseca nesta sexta-feira, no encerramento da rodada. Já Arthur Fils e o norte-americano Learner Tien duelam valendo a segunda vaga na chave. Fonseca já está garantido na semi e com o primeiro lugar de seu grupo. O carioca de 18 anos espera o vencedor da partida entre o francês Luca Van Assche e o norte-americano Nishesh Basavareddy.
TC Live discusses Jakub Mensik being asked to take a doping test today during his match. #TCLive | #NextGenATPFinals pic.twitter.com/j9PnuGKQZM
— Tennis Channel (@TennisChannel) December 19, 2024
Completamente sem noção. Os caras do antidoping….poxa vida .vai quebrar a concentração do tenista que foi ao vestiário…um absurdo
Exatamente.
Bom jogador, espero que o massagista dele tenha lavado as mãos.
Esse deve ser fã de Nick Kyrgios kkkkk
Boa, e cumpriu a determinação na hora. Não ficou fugindo do fiscal como certos jogadores de ponta andaram fazendo.
Você sempre do lado errado da História, Gilvan.
O próprio árbitro falou que o procedimento não foi correto e um tenista profissional disse que provavelmente ocorreu por terem pensado que o jogo já havia terminado.
Melhore, caro Gilvan.
Assim que tem que ser. Ele não deve
Ia nada a ninguém, então fez na hora sem medo.
Quem não deve não teme, Oscar. Muita coisa mudou desde a Copa Davis do ano passado.
Absurdo, falta de respeito com o atleta.
Fez o exame, é o que importa, não ficou mais lento, nem depressivo.
Na próxima os caras acertam.
Não pode é correr…
Mensik ficou tão puto q não jogará contra João. Será Andalutti. Espero q estejam feliz com a palhaçada no intervalo.
Inadmissível. E ainda há ignóbeis que apoiaram isso.
Pra quem não tem passaporte italiano ou sérvio pode vir a dar BO. E a WADA está correta e tem seus próprios procedimentos, testes surpresa só tem cabimento se efetivamente pegam o atleta de surpresa, uma infinidade de substâncias químicas podem apresentar valores diferentes em função da hora do dia ou se o sujeito está ou não praticando atividades físicas.
Pois é. Com certeza prejudicou o Mensik na preparação para o set seguinte. Se é pra colher material pra exame antidoping de surpresa durante o jogo, que colha dos dois jogadores. Se colher só de um fica injusto. atrapalha a preparação do jogador e causa um desequilíbrio no jogo. Pra mim isso é bem claro.
que absurdo! Dificilmente ele iria virar a partia rs, mas sem dúvida Mensik foi prejudicado!