Londres (Inglaterra) – Assim como fez semanas atrás em Roland Garros, o paulista Felipe Meligeni também furou o quali de Wimbledon e vai disputar o tradicional Grand Slam britânico pela primeira vez. A vaga na chave principal veio com bastante trabalho, precisando de cinco sets para bater o norte-americano Maxime Cressy com parciais de 6/4, 1/6, 7/6 (7-5), 4/6 e 6/4.
Será a terceira participação do paulista de 26 anos e atual 147 do mundo na chave principal de um Slam. Ele fez sua estreia neste nível no ano passado no US Open, onde até venceu um jogo em sua estreia. Felipe repetiu o feito no saibro de Paris, onde caiu na estreia, e agora terá sua primeira oportunidade de pisar na grama sagrada do All England Club.
Além de garantir mais uma presença em Grand Slam, o campineiro também assegura uma gorda premiação de US$ 76 mil (aproximadamente R$ 420 mil) com a vaga na chave principal. Ele espera agora pelo sorteio, que acontecerá na próxima sexta-feira às 6h (horário de Brasília) para saber seu adversário na estreia no mais tradicional torneio do tênis mundial.
Meligeni larga na frente e depois sofre o empate
Embora tenha enfrentado um pouco mais de trabalho com o saque no primeiro set, salvando dois break-points no segundo game a mais um no quarto, Meligeni mostrou frieza nos momentos decisivos. Além de se salvar nas duas vezes que foi ameaçado, ele conseguiu aproveitar uma das duas chances que teve no sétimo game para obter a quebra que foi decisiva para colocá-lo em vantagem no placar.
Depois de abrir 1 set a 0, o brasileiro acabou sendo dominado na parcial seguinte. Seu desempenho com o saque despencou de 69% para apenas 44%, enquanto Cressy até subiu um pouco, saindo de 72% para 74% de aproveitamento. O norte-americano salvou dois break-points no terceiro game e assim iniciou uma arrancada de cinco games seguidos, com duas quebras para fazer 6/1 e empatar o jogo.
Jogo seque duro com mais um set para cada lado
Meligeni foi forte e tratou de reagir rápido, começando o terceiro set com quebra e vantagem de 2/0. Só que o norte-americano devolveu o break no terceiro game. Depois disso, não houve mais chances para nenhum dos lados e a definição foi para o tiebreak, no qual o paulista abriu 5-1 de cara e precisou de três set-points para fazer 7-5 e assim voltar a liderar o marcador.
A partida seguiu parelha e com margens mínimas, com o quarto set sendo definido com uma quebra no finalzinho. Os sacadores prevaleceram até o décimo game, quando Felipe serviu pressionado em 4/5, deixou escapar dois game-points e acabou enfrentando um break-point. Cressy agarrou com unhas e dentes a solitária oportunidade, anotou a quebra e voltou a deixar tudo igual.
Brasileiro mostra força no final e vence batalha de 5 sets
No quinto e decisivo set, Meligeni obteve uma importante vantagem já no início que o permitiu jogar com um pouco mais de folga. Ele quebrou Cressy no terceiro game e então só precisou administrar o placar favorável até o final para ficar com a vitória. O aproveitamento de 76% com o serviço na parcial ajudou o paulista a não encarar break-points contra e garantir a vaga na chave principal.
Equilibradíssimo, o jogo de cinco sets teve 3h22 de duração e vantagem de Cressy em boa parte dos números finais, apesar da vitória de Meligeni. O norte-americano somou mais pontos no total (145 a 136), teve mais winners (71 a 38), melhor aproveitamento com o serviço (71% contra 67%) e mais do que o quíntuplo de aces (32 a 6). Ele até anotou uma quebra a mais (4 a 3), mas o último ponto, que é o que importa, ficou com o brasileiro.
Baita vitória do Felipe. Jogo dificílimo pelo estilo de jogo do Cressy e o Felipe soube aproveitar as poucas oportunidades.
Dos 3 era o que tinha a chave mais difícil e mesmo assim buscou. Tá de parabéns.
Concordo. O Maxime é um ótimo jogador de grama, com um dos melhores jogos de rede do circuito segundo o Patrick Mouratoglou.
Foi uma memorável vitória. Agora é torcer por um sorteio que lhe seja favorável na MD.
Chupa, Scott
Kkkk…. chupa mesmo….. errou feio…..kkkk
Muito bom, Fê: valeu mesmo!!!!!
Extraordinária Vitória.O sobrinho do Fino hj mostrou q na grama joga mais q o Tio.Avante Felipe
E o Felipinho também vai fazendo sua própria história!
VQV FELIPE!
Parabéns Felipe, subindo um pouco mais a barra e mostrando versatilidade para jogar em qualquer tipo de piso.
Grande vitória! Determinação e evolução calando a boca dos que NUNCA acreditam no potencial do Felipe. Primeiro, para os que debocharam do físico, toma um jogo de 5 sets. E, segundo, para os que falaram que nenhum dos jogadores iria furar o quali, ainda mais batendo na última rodada um jogador mais habituado com o piso, apenas durmam com esse barulho! Vamos por mais!
Esqueça os haters! Eles sequer merecem ser lembrados e/ou mencionados.
Não jogue pérolas aos porcos. Não vale mesmo a pena!
Concordo. Melhor deixar eles de lado. A essas horas estão se retorcendo.
Vamooooooo!
Água mole em pedra dura!
HOJE SIM, Felipe!!!!
A chave dele era muito complicada. E decidiu o qualificatório contra um tenista que possui título ATP em piso de grama.
Meligeni Alves acaba de protagonizar um feito bem pouco provável. Parabéns a ele e jogando assim pode até pegar uma terceira rodada com um pouco de felicidade no chaveamento.
Sensacional Meligeni,e por favor, tenha mais ambição cabra,bora romper o top 100, é só se dedicar mais
Creio que se ele conseguir avançar à segunda rodada já conseguiria pontos para alcançar o Top 100.
tem certeza? ele defendia Q3 do ano passado…
Precisaria chegar nas oitavas, 3 vitórias na chave principal, para entrar no top 100 após Wimbledon.
Então pronto. Vamos para as oitavas.
Você acha que ele não tem ambição?? Não se dedica???
Por favor vamos só torcer
Que doidice sem noção… Difícil encontrar alguém com mais dedicacão e ambição do que o Felipe.
Felipe Meligeni Alves, o brocador de qualis!! Parabéns! Chave duríssima e conseguiu!!
Dia de lamentação para o Scott, que quanto mais crava, mais erra. hahaha
Ótimo começar o dia com está vitória suada.boa sorte no sorteio das chaves
Scott
21 horas atrás
Deu sorte no chaveamento. Mas não há qualquer possibilidade de passar pelo Cressy. De qualquer maneira, superou as expectativas.
Sabe muito…. kkkkk
Sabe tudo de tênis, né?
Da turma dos FF (frustrados fake)
Vitória impressionante do Felipe, parabéns!! Agora é torcer pra pegar um oponente não muito difícil. Pelo menos teremos 3 brasileiros em WB o que aumenta as chances de algum passar para a segunda rodada!
Que vitória! Mostrou cabeça, garra e personalidade. Só quero enviar o parabéns ao Felipe e pedir que continue acreditando nele mesmo. Dá para ir mais longe. E ele merece. A hora da recompensa por tanto trabalho é agora. Força Felipe!
Resultado notável do Meligeni, pegou o chaveamento mais miserável, mas passou firme. Agora é desfrutar jogar na grama sagrada. Daí pra frente tudo que vier é lucro e alegria. Quase 400 mil reais limpos por uma semana de trabalho e conviver com os tops da sua profissão não é nada mal hein? Quem dera um dia eu tivesse essa chance…..
Vitória gigante do Meligeni contra um adversário que era favorito contra ele e que já venceu até ATP na grama.
Vai jogar seu 3° slam e nos três furou o quali, só falta o AOP agora. E de quebra mais uma vez surpreendeu, pq era o menos cotado a conseguir furar esse quali por causa da chave e do piso menos favorável pra ele.
Enfatizaria tbm o fato de ter furado 3 Qualys de Slam em 3 superfícies diferentes, mostrando muita versatilidade(eu diria inclusive q o saibro é o piso onde o tênis dele rende menos..)
Acho que, se ele vencer apenas um jogo na chave principal, já aparece na faixa dos classificados diretamente para o AO, ou não?
Nao. Para o ao o que vale e o ranking de dezembro
O qualy do AO é bem mais acessível que W., visto que o torneio londrino não é apenas uma disputa desportiva em si, mas envolve todo glamour social da história britânica, incluindo a família real, as roupas brancas, a tal “grama sagrada” e outras cositas exageradamente singulares e quase intoleráveis para os dias de “fiscais eletrônicos” de linha.
Portanto, a qualificação da F. Miligeni já é bastante para o atrasadinho tenis brasileiro!
Mas, agora, dependendo do sorteio, o sobrinho pode dar um UP no ranking e já “chavear” direto para o AO.
Vai Felipinho…não fique na cola da Bia, por favor!
O sorteio do qualy não foi benéfico pro Felipe, mas ele se superou e passou atropelando os favoritos. Agora é torcer para que pegue um mediano no sorteio para ter chances de ir longe. Quem sabe até uma segunda semana. Precisamos de ídolos porque os nossos Thiagos e a Bia só nos trazem decepções.
Me permita discordar em partes: os Thiagos têm obtidos bons resultados esse ano, com destaque para o Monteiro, mandando oitavas de final em M1000. Bia, uma draga só (hoje, mais uma derrota, tendo sacado para o 2o set)
Até que foi bem, parabéns.
Engraçado a manifestação de alguns aqui, como se dar a vitória do Cresst como certa fosse algum absurdo.
Desconfio que ninguém apostaria 1 real sequer no Felipinho, certo?
Quando você diz: “Não há qualquer possibilidade de ganhar”, e o cara ganha, aí está a falta de credibilidade da sua fala e, por isso, é certo dizer que você não sabe nada. Tanto no esporte como na vida não podemos dar 100% de certeza para nada a situações são imprevisíveis. Inclusive, os próprios sites de BET fazem isso eles não cravam uma vitória por 100%, pois existe a possibilidade de vitória para ambos sempre, mesmo que para um seja menor do que para outro matematicamente falando. Mas para os torcedores de verdade o que importa é a vitória de quem estamos torcendo, independente de estatísticas porque para quê serviria um torcedor que não acredita no atleta.
1º) “até que foi bem” é um escárnio.
2º) dar a vitória do Tsitsipas sobre o Monteiro, ou do Medvedev sobre o Wild, como certas, realmente não seriam nenhum absurdo – e não aconteceram. Não tem como dar “vitória certa” do pior ranqueado sobre o melhor ranqueado, mesmo no piso preferido daquele… no máximo, um favoritismo.
Dar a vitória a qualquer um como certa é absurdo, esse foi só mais um exemplo…
eu apostei 50 reais na vitória dele (betano)
acho que voce que tem que rever suas atitudes negativas
Correta resposta ao velho Scott que seguia o FF eo Alcool e Gel.
A diferença entre um “Pacheco”, um “hater” e um torcedor é que o Pacheco acha que o Felipe vai ganhar Wimbledon, o hater vai dizer que ele tem 0% de chance de vencer e o torcedor vai dizer que o outro é favorito, mas que sempre tem alguma chance e vai torcer muito para que esta chance prevaleça, por menor que ela possa ser e, quando ela realmente ocorre não vai afirmar no dia seguinte que “até que foi bem”, vai vibrar muito com o resultado positivo.
Continua sendo fraquissimo, brasileiro que tem uma carência gigantesca
Isso se chama engenheiro de obra pronta, todo mundo espumando porque o Felipe venceu são os mesmos que iriam sumir se ele tivesse perdido, são os mesmos que somem quando o Monteiro da alguma patacoada e perde pra adversários piores só aparecem quando um jogador ganha aí fica fácil
Continue lambendo o chão que este Scott passa e, se estiver usando as análises dele para apostar dinheiro depois nos conte o quanto você perdeu, por gentileza.
O mesmo pra vc, que segue os passos de obras hat s
Errado , você está completamente ERRADO. Primeiro, todos aqui estão acompanhando e vendo o cara evoluir e jogar muito. Segundo, torcendo por ele. Terceiro, o Cresst merece respeito, mas não tinha nada que o fizesse tão favorito quanto você achava. Finalmente, ganhar de favoritos é sempre melhor.
trabalhador. merecido.
Parabéns já foí eliminado em um quali do US open pelo cressy agora deu o troco
No que saiu a chave eu comentei aqui que via muitas chances do Meligeni conseguir essa vaga. Ele vai muito bem nos qualys de Slam. Tomara que mantenha essa consistência durante a maior parte do ano.
Não muito pelo ranking mas slam é onde tem maior retorno financeiro e com certeza a motivação é outra. Melhor financeiramente que ganhar 10 challengers 50, ou 70 no ano. E agora deu pra muitos entenderem quando o cara fica muito tempo sem jogar?
Vai tão bem em qualys de Slam que só conseguiu 3 na carreira, muito bem mesmo heim
É verdade. Apenas 3. Mas com todo seu pouco caso, motivado por alguma mágoa provavelmente, não vê que o cara tá evoluindo e conseguindo bons resultados em sequência, ganhando jogos difíceis, e pode dar um bom salto na carreira. Tem quem acredite e torça e eu estou nessa. O Meligeni é bom, e está num bom momento.
Um raríssimo caso de “decisão nos detalhes” em que a bola caiu do outro lado…ainda somos exceção, neste quesito.
sensacional! fez o jogo da vida! imprésssionante levar 32 aces e ter o equilíbrio emocional que ele teve. parabéns parabéns parabéns!
Felipe tem jogo pra jogar de igual contra muitos top 100. Penso até que Felipe era já pra estar no top 100 mas por vários fatores não chegou e não sabemos onde pode ir. Gosto do jogo dele. Lógico que não vai ter mais recursos que Monteiro/wild e Fonseca mas e daí?? Pelo que ele luta, pelas condições técnicas que ele já mostrou pra mim está colheno merecidamente os frutos. Tá de parabéns. To na torcida. João Fonseca ficou no quase ali apertado. Ficou muito nervoso no jogo devido a inexperiência. O mesmo eu vi também com a relação a Nauhany. Excessivamente nervosa ou melhor travada de nervoso. Essa menina e a Victoria barros vão voar quando criar casca com a experiência.
Grande vitória ! Jogo difícil, mas conseguiu se recuperar logo da quebra que decidiu o 4° set, depois de perder 2 GP.
Como bônus, Meligeni salvou o dia do tênis brasileiro. Bia segue uma draga, coitada.
Ganhou uma bolada para bancar o restante da temporada. Aí mininão do papai
Sabe dizer quanto é o valor da premiação?… De qualquer modo, é uma grande injeção de ânimo!
76 mil dólares… está escrito na matéria, inclusive
Onde estão os que disseram que o Felipe não passava? O Felipe jogou com garra e personalidade e conseguiu entrar em mais um Slam,e os haters? Estão todos caladinhos, kkkk.Felipe Meligeni do Brasil!!!
O cara que derrotou o Fonseca passou quali, teve duas vitórias fáceis.
Brilhante campanha do Felipe, gostaria de saber a estatística de quantos BRs já furaram o qualy em Wimblendon e quantos conseguiram furar 2 Qualys de Slam seguidamente..
Qnt ao jogo em si: difícil emitir maiores opiniões sem ter assistido mas, confesso q fiquei positivamente surpreso sobretudo com os n°s do Meligeni no 5° set -logo após perder o 4° set sofrendo uma quebra após abrir 40-0 com o próprio saque- eu sinceramente temi q o BR desabaria física e animicamente- felizmente me enganei redondamente, Felipe fez um 5° set segurissimo com o próprio saque, n cedendo sequer um BP e fechando o jogo com um game de 0..
Na torcida por um sorteio sem nenhum casca grossa na estreia, pq pelo q tá jogando, dá pra ter boas perspectivas de vencer jogos na chave principal..
Parabéns. Mas tem que melhorar e jogar mais em torneios menores para subir no ranking.
que grande vitoria do Felipe hein! Na grama em 5 sets contra o Cressy… super parabens!!!! E ta cada vez mais cascudo de quebrar os qualis de slam!!!
Torneio mais tradicional do calendário. Ok. “Grama sagrada” é bem piegas…
Parabéns Felipe Meligeni… esse foi o cara da semana. Boa sorte em WB e resto da temporada. Brasileiros subiram o sarrafo em relação a 2023.
Ótima performance.Persistencia sempre e Sucesso.Parabens
Espero sinceramente, que aqueles que estão elogiando a vitória dele hoje, não venham crucificá-lo na primeira derrota. Um grande feito, numa superfície que não é a sua especialidade, mas que provavelmente, por não se sentir tão pressionado, conseguiu jogar mais solto, e pode demonstrar todo o seu potencial. Parabéns Felipe, vamos em frente…
Parabens ! Mais um que continua a evoluir seu jogo.
Que fase hein!! hehe ta ficando mais robusto!! boa mlk!!!
Pô 5 sets no quali! Não tem moleza!
Que vitória ! Qdo está motivado e concentrado é um jogador perigoso, que mantenha o foco ! Torço por isso e por um sorteio que deixe espaço para surpreender.
Meligene vem paulatinamente melhorando a tecnica e principalmente a consistência.
Parabéns!
Parabéns Meligeni. O Brasil está torcendo por você. Deixou todos nós orgulhosos da sua classificação.
Parabéns Meligeni, Torcemos para você ganhar mais jogos e melhorar o ranking.
Grande resultado. Parabéns para o Felipe.
Maravilha, Felipe!! Parabéns!!
Aguentou a pancadaria, soube sofrer (não apenas nesse qualis) e com isso superou os obstáculos até aqui! Que beleza!!
Vamos nessa!!
Fico relendo os comentários, feitos no início do Qualy, sobre as possibilidades do Felipe se classificar para a chave principal e apenas vejo que muitos realmente não entendem nada do tenis ou apenas são haters que gostam de surfar nas derrotas dos nossos atletas.