Medvedev tem trabalho, mas bate Mannarino em sets diretos

Foto: China Open

Pequim (China) – Terceiro principal inscrito do torneio, o russo Daniil Medvedev está classificado para as quartas de final do ATP 500 de Pequim. Neste sábado, o atual número 5 do mundo teve algum trabalho diante do experiente francês Adrian Mannarino, 44º colocado no ranking, mas confirmou o favoritismo ao triunfar em sets diretos, parciais de 7/6 (8-6) e 6/2, após exigente 1h41 de partida.

Vice-campeão na capital chinesa no ano passado, quando caiu para Jannik Sinner na decisão, Medvedev enfrentará um outro italiano nas quartas de final em 2024. Trata-se de Flavio Cobolli, que mais cedo não teve grandes dificuldades para eliminar o qualifier russo Pavel Kotov, marcando o placar de 6/4 e 6/2 em 1h16 de partida. Este será apenas o segundo encontro entre os dois tenistas, sendo que o russo levou a melhor na terceira rodada do último US Open por 3 sets a 0.

Neste momento, Medvedev está perdendo 200 pontos em relação à campanha do ano passado, mas mesmo assim segue firme no quinto lugar na lista da ATP. Ele pode até sair de Pequim como o quarto colocado, ultrapassando o sérvio Novak Djokovic. Para isso, no entanto, o Urso precisa ser campeão do torneio.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Jogo aberto e de muitos erros

A partida deste sábado foi repleta de altos e baixos, especialmente no primeiro set, em que os sacadores tiveram bastante dificuldade. Ao todo foram cedidos sete break-points, quatro para Mannarino e três para Medvedev. Cada jogador aproveitou uma única chance, mantendo o empate no placar até o fim, sendo necessária a definição no tiebreak.

Assim como em toda a parcial, a série de desempate também foi bastante equilibrada e decidida nos detalhes. Depois de salvar um set-point com 5-6 de desvantagem, Medvedev ganhou três pontos em sequência para abrir o placar.

Engana-se, porém, quem acha que ele teve vida fácil no segundo set, chegando a salvar dois breaks ainda no segundo game. Logo depois, houve três quebras consecutivas de saque, uma para o francês e duas para o russo, que enfim passou a dominar as ações e ainda superaria o saque adversário mais uma vez antes de fechar o jogo.

Números finais mostram um alto volume de erros não forçados dos dois lados, 39 cometidos por Mannarino e 29 por Medvedev. Em winners, o russo prevaleceu por 20 a 10. Já com o saque, Daniil disparou oito aces e fez seis duplas faltas, contra um e três do rival, respectivamente.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.