Hong Kong (China) – Acabou nesta quinta-feira a sequência de vitórias do russo Andrey Rublev no ATP 250 de Hong Kong. Campeão no ano passado e cabeça de chave 1 nesta temporada, ele foi surpreendido pelo húngaro Fabian Marozsan, que levou a melhor em batalha de três sets, com o placar final de 7/5, 3/6 e 6/3.
Rublev pagou caro pelo péssimo aproveitamento de break-points, desperdiçando 10 de suas 13 chances. Do outro lado, Marozsan teve uma conversão melhor e venceu quatro das nove oportunidades de quebra que teve, o que fez a diferença, já que teve menos winners (29 a 39), mais erros não forçados (37 a 29) e aproveitamento inferior com o serviço (58% contra 64%).
Nas quartas de final, o húngaro de 25 anos e atual 58 do mundo enfrentará o jovem chinês Juncheng Shang, que não teve grande dificuldade para superar o espanhol Pedro Martinez, sétimo favorito, gastando 1h17 para anotar parciais de 6/3 e 6/1. Será o quarto duelo entre eles, Marozsan venceu no ATP de Belgrado, no ano passado, e o asiático ganhou duas partidas de quali em 2023.
Se o principal favorito foi eliminado na segunda rodada, o cabeça de chave 2 Lorenzo Musetti segue firme na disputa. Nesta quinta-feira, ele mediu forças com o jovem canadense Gabriel Diallo, vindo do qualificatório, e acabou com a sequência de vitórias do rival, triunfando com parciais de 6/4 e 6/3, depois de 1h26 de confronto.
O próximo obstáculo no caminho do italiano será o espanhol Jaume Munar, que conseguiu derrubar o cabeça de chave número 5 Nuno Borges, batendo o português em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 7/5. Ele já enfrentou Musetti quatro vezes, venceu as três primeiras, duas em nível challenger e outra em ATP, mas perdeu o duelo mais recente, em 2023 na grama de Wimbledon.