Machac cresce nos momentos importantes e derruba Alcaraz

Foto: Rolex Shanghai Masters

Xangai (China) – Vindo de uma boa sequência de 12 vitórias, o espanhol Carlos Alcaraz não conseguiu ampliar a série e foi eliminado do Masters 1000 de Xangai nesta quinta-feira. Seu algoz foi o tcheco Tomas Machac, que havia sido derrotado pelo número 2 do mundo na Copa Davis, semanas atrás, mas agora deu o troco e o venceu em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-5) e 7/5.

Machac se torna o segundo tcheco a alcançar uma semifinal de Masters 1000 nesta temporada, repetindo o feito de Jiri Lehecka em Madri. Ele é o primeiro de seu país a ir tão longe em Xangai desde Tomas Berdych em 2012. Seu próximo adversário será o italiano Jannik Sinner, que mais cedo venceu o russo Daniil Medvedev com autoridade.

Esta foi apenas a segunda vitória sobre um top 10 do tcheco de 23 anos e atual 33 do mundo, sua maior marca da carreira até então. Com a campanha até então no torneio chinês, Machac vai seguir subindo na lista da ATP e deve ser o 25º na próxima segunda-feira, melhorando ainda mais o seu recorde pessoal.

Vitória conquistada nos detalhes

Apesar dos 42 erros não forçados, contra 25 de Alcaraz, o tcheco conseguiu ser mais preciso nos momentos importantes, como o tiebreak do primeiro set e a reta final do segundo. Ele terminou a partida com seis bolas vencedoras a mais do que o vice-líder da ATP (31 a 25) e venceu dois pontos a mais no total, faturando 81 contra 79 do espanhol.

Os break-points foram cruciais para Machac, que salvou sete dos oito que enfrentou e converteu dois dos quatro que teve a seu favor, até porque seu aproveitamento com o serviço foi inferior ao de Alcaraz. Enquanto o tcheco venceu 65% dos pontos com o saque, o espanhol conseguiu faturar 69%, mas mesmo assim acabou eliminado de Xangai em sets diretos, depois de 1h54 de batalha.

No primeiro set, Alcaraz foi quase impecável, não teve o saque ameaçado uma vez sequer e deixou escapar dois break-points, no no terceiro game e outro no sétimo, que fizeram falta, já que no tiebreak o espanhol levou a pior. Machac saiu na frente na segunda parcial e abriu 3/1, mas o espanhol reagiu e buscou a igualdade. Só que na reta final, o tcheco elevou o nível, anotou quebra no 11º game e fechou na sequência.

65 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Helton
Helton
1 mês atrás

Que zebra.

Jonas
Jonas
1 mês atrás

Por essas e outras o espanhol está longe de ser o número 1 do mundo, falta a consistência do Sinner. Em 2022, é bom dizer, o espanhol só foi número 1 graças à ausência de Nole GOAT.

Eu até acho que em termos de potencial o fenômeno espanhol é superior ao italiano, mas vai precisar achar essa regularidade. Ou então quem sabe Sinner seja suspenso, tudo pode acontecer e aí novamente o n1 cai nas mãos dele, tal como ocorreu em 2022.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Jonas

De Nole GOAT, de Rafael Nadal e de Alexander Zverev, você quer dizer.

Com eles no circuito, esse queridinho da mídia seria número 4 do mundo e olhe lá.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  José Afonso

O espanhol é um talento, sem dúvida,

Mas claro que é melhor vc não ter um Djoko jovem, Nadal, Federer etc etc pra competir contigo.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Não digo nem jovem, em 2022, Djoko tinha 34 e Nadal 35, mas ainda estavam muito bem.

Zverev também estava voando em 2022 até a lesão em RG, já ia virar nº 1.

Joselito
Joselito
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Sinner vai engolir ele daqui a um tempo. Não tenho dúvida disso.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Joselito

Em termos de ranking talvez…

Claudio Teixeira Maia
Claudio Teixeira Maia
1 mês atrás
Responder para  Joselito

E em breve o Tien e o Fonseca em quadras rápidas vão ser tormentos para o Alcatraz e o Sinner.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Joselito

Para alguém que começou a acompanhar o Esporte somente a partir de 2011 , não surpreende não ter dúvida de nada. Onde estavas em 2007 , 2008 , 2009 e 2010 ? . Já sei !!! .Acompanhavas o ” goat ” esquentando o N 3 ( com apenas 1 SLAM ), cometendo todo tipo de ENFS , até 2011 , quando finalmente atingiu o N 1 aos 24 anos … Rsrsrs, Abs!

Joselito
Joselito
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Novak redefiniu o tênis a partir desse momento. Fisicalidade e talento já não importam mais. Agora o que manda no tênis é manter a consistência e a bolinha voando.
Tirou diferenças no H2H de 10 e 7 para a dupla.
Tirou a diferença de no número de SLAM (16, 12, 1) e foi além.
Fez pouca coisa, né? E você teve que torcer contra esse tempo todo. Valeu a pena?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Joselito

Pegas os ENFS para fazer previsões para o futuro ,mostrando que os pontos vermelhos que são os que definem , te passam despercebidos . Carlos Alcaraz tem conquistas aos 21 anos ,superiores a TODO o Big 3 e SInner que já está com 23 . Um fenômeno pra quem assiste aos jogos . Infelizmente comentarista de highlights e de estatísticas , dificilmente vai acertar algo mais a frente. A conferir. Abs !

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

DjokoGOLD já vinha atropelando a dupla Fedal desde os 23 anos.

Lembra do Australian Open 2011? Djokogênio 3 x 0 contra o terceiro melhor da história (ou quarto, tem o Alcaraz).

Joselito
Joselito
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Fisicalidade = corpo avantajado

Marinete
Marinete
1 mês atrás
Responder para  Joselito

Nadal , Alcaraz são muito musculosos( bombados) affffff

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Lembrando sobre a tal consistência. Aos 21 , 4 SLAM e 5 MASTERS 1000 para Carlos Alcaraz, em todos os Pisos. É óbvio que o Mestre Jonas novamente não assistiu o jogo . Sinner possui 23 anos , época que o ” goat ” apanhava de cinta da dupla Fedal . E não tinha consistência alguma . Vai ser interessante assistir a final entre Jannik Sinner e o novamente ” interessado” , Novak Djokovic… Rsrsrs, Abs!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Consistência em termos de ranking. Por isso eu disse “longe de ser número 1”.

Você não leu, né?

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Virou a chave e agora vai virar um Sinnete novamente rs.

Última edição 1 mês atrás by Paulo Sérgio
Paulo Eduardo Groisman
Paulo Eduardo Groisman
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Zverev tem um problema grave é diabético!
Para um tenista é muito ruim.

Marcia Dalcim
Editor
1 mês atrás
Responder para  Paulo Eduardo Groisman

Caro Paulo, editamos seu comentário por conter letras maiúsculas na sua totalidade. De acordo com as normas dos comentários: só use letras maiúsculas em casos excepcionais ou para indicar siglas (ATP, WTA, ITF). Letras maiúsculas são consideradas elevação de tom numa conversa digital e serão enviadas imediatamente para o ‘spam’. Agradecemos a compreensão.

Moreira
Moreira
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Viúva do federer, estava sumido, desde que o golt ganhou o ouro, vc está bem?Kkkkk

Marinete
Marinete
1 mês atrás
Responder para  Moreira

Kkkkkkkk rindo até 2025.kkkkk

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Moreira

Estás equivocado. Te convido a aparecer no Blog do Dalcim. Verás que o sumido não sou eu , caríssimo Moreira. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Com 23 ele começou a passar o carro no Fedal.

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Realmente, prezado Sérgio, seria interessante assistir a uma eventual final entre o sérvio e o italiano, até porque, nas últimas partidas Sinner entrou na mente do Djoko.
Como torcedor, é claro que gostaria de avaliar onde está o nível do sérvio aos 37 anos e perceber se ainda podemos manter grandes expectativas para o próximo ano.
No entanto, o que desejo mesmo é assistir a bons jogos!
Abs

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Willian Rodrigues

Assino embaixo!

Última edição 1 mês atrás by José Afonso
José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Queria ver se Alcaraz teria metade disso contra um Federer e Nadal com menos de 30 anos.

Flavia
Flavia
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Imbatível ninguém é o espanhol joga bem mas sempre vai perder para alguém o sinner perde o Rafael perdia Federer também assim por diante

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Flavia

E onde no comentário apontei algum tenista como imbatível?

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Jonas

O Beiçola não chega aos pés do fenômeno espanhol Rafa Nadal !!!

João Borin
João Borin
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Quanto está o retrospecto Alcaraz x Sinner ? Quantos slams tem o Alcaraz e quantos tem o Sinner? Quantos anos tem Alcaraz e quantos tem o Sinner? Ah beleza…

Joselito
Joselito
1 mês atrás
Responder para  João Borin

Sinner, assim como Novak, atingiu um nível de consistência fantástico, apesar de terem feito isso com uma idade mais avançada. Para mim a consistência é algo que supera a fisicalidade e o talento, pois é algo que não se perde com o tempo.
Esse grande diferencial, faz-me achar que vai superar Alcaraz ao final da sua carreira.
Mas posso estar enganado.

Rafael Lucena
Rafael Lucena
1 mês atrás
Responder para  Joselito

Dizer que acha, tudo bem, é opinião, mas eu discordo (acho que o Sinner não vai superar o Alcaraz em termos de conquistas). Djokovic realmente virou o que é quando tinha 24 anos, bem tardio, mas depois disso superou de maneira contundente seus 2 rivais, ultrapassou com uma boa vantagem nas conquistas (slams, big titles, h2h, nº 1 etc). Mas isso é história, já aconteceu, está escrito e não muda mais. Quanto ao Sinner, já vira especulação, ele pode ser como o Djokovic, assim como pode ser um Thiem, Wawrinka ou Murray. No meu achismo, chutaria que ele vai ficar mais pra um Agassi comparado ao Sampras. Vai vencer o rival, ganhar grandes títulos em cima dele algumas vezes, mas no final da carreira o outro vai ser mais bem sucedido com larga vantagem. Repito, é um achismo, também posso me engar. Daqui uns 15 anos a gente volta aqui pra conferir se acertamos.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  João Borin

ranking, amigo, leia de novo, meu pai.

Rodrigo Carreiro
Rodrigo Carreiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Você tem certa razão. Só não esquece que Alcaraz tem dois anos a menos e dois GS a mais.

Última edição 1 mês atrás by Rodrigo Carreiro
Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo Carreiro

Sem dúvida, por isso digo que o espanhol a meu ver tem mais potencial, Rodrigo.

Ele já venceu muito pra idade, só que no momento não é consistente como o Sinner, por isso a diferença de pontuação, abs.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás

Deu ruim pro Beiçola de novo. Machac muito firme e tinha gente tirando sarro quando ele eliminou o GOATaço em Genebra. Não sei se dá pro Sinner agradecer, pois terá trabalho também.

Joselito
Joselito
1 mês atrás

Que machacoalhada!

persivaldo
persivaldo
1 mês atrás

é esse moleke ai que dizem ser melhor que Djokovic?

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  persivaldo

Kkkkkkk, muitos brincantes.

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás
Responder para  persivaldo

Jamais. Essa é mais uma geração fraca, mas um pouco melhor que a anterior que o Djokovic fez sua carreira em cima de caras como Dimitrov, Raonic, Nishikori e Sock

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Djoko fez sua carreira em cima de Nadal, Federer e Murray, enquanto o suíço fez a dele em cima de Roddick, Philippoussis, Baghdatis, González, Hewitt etc.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

O Suíço fez sua carreira em duas Décadas . Acredito que já eras nascido quando ele atingiu Quartas no All England Club, duas semanas antes de fazer 40 anos , desmemoriado Piloto.Rsrsrs, Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pegue os 10-12 primeiros Slams de cada um e veja quem fez carreira em cima de mais nomes grandiosos.

Rsrs, abs!

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás

Esse miurinha é o ex-número 1 mais fake que o tênis já viu

Tenista
Tenista
1 mês atrás
Responder para  José Afonso

Verdade né, maior fake, só tem 5 GS e 12 Títulos, 27milhões na conta com apenas 21 anos. Esse Alcaraz é fraquinho rs.

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
1 mês atrás

E para os afoitos que se apressam em colocar Alcaraz como o maior da história, fica a dica: O JOGO É JOGADO. A história é feita de fatos e não de prognósticos.

Celio
Celio
1 mês atrás
Responder para  Alessandro Siqueira

Fatos… com 21 anos ja tem 4 Slams, o que Nadal, Djoko, Fededer bao tinham.

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
1 mês atrás
Responder para  Celio

24 é maior que 22, que é maior que 20, que é muito maior que 4. Quando ele tive números superiores, entramos no papo de maior da história. Tem um potencial imenso e isso ninguém nega, mas o imponderável sobrevém a todos.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Celio

Claro, porque Federer com 21 anos e menos tinha que enfrentar Sampras e Agassi
Nadal tinha que enfrentar Federer
E Djoko tinha que enfrentar os dois

Alcaraz só teve um título de Grand Slam parrudo, que foi WB 2023.

Rafael Lucena
Rafael Lucena
1 mês atrás
Responder para  Celio

O que importa é como a história termina, não como começa. Fazendo recortes sempre fica fácil encontrar algo que corrobore nosso desejo. Podemos falar também que, em um único ano (2023), o “idoso” Djokovic (36 anos) alcançou o mesmo número de finais de slam que o Alcaraz alcançou durante toda a carreira (4 anos jogando ATP), só perdeu uma final. Será que ele vai ser capaz de fazer a mesma coisa quando tiver 36 anos? Não vai adiantar ganhar 10 slams até os 24 anos se depois não conseguir manter isso. Federer tinha 15 slams ainda aos 28 anos, se aposentou (virtualmente) em WB 2021 quando tinha 40, ganhou “só” 5 slams em 12 anos, ninguém imaginaria isso. Como já falaram acima, potencial ele realmente tem, mas vamos esperar acontecer.

Zeno
Zeno
1 mês atrás

Desta vez não deu para o mister mídia. Machac com “apenas” 42 erros não forçados venceu.

William
William
1 mês atrás

De acordo com os comentários até agora, 01 derrota e o Alcaraz já não joga nada….kkkkkkkk.

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
1 mês atrás
Responder para  William

O próprio Djokovic perdeu para Machac na semifinal de Genebra esse ano… Joga muito esse tcheco! Derrota absolutamente normal de ocorrer. Não considero propriamente uma “zebra”.
E Alcaraz é um fenômeno inconteste! Técnica, habilidade, força mental e competitividade.
Não sou muito favorável ao Sistema, o qual elege seus preferidos e os lança à categoria de “reis” disso ou daquilo.
Sinner terá minha torcida após aposentadoria do sérvio.
Abs Xará

Rogerio Silva
Rogerio Silva
1 mês atrás
Responder para  Willian Rodrigues

Concordo contigo.
Alcaraz ganhou a última decisão de virada e todos aplaudiram.
Agora perde no detalhe e já virou bagre.
O jogo foi bom!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Não se desesperem, pois faltam apenas 36 masters 1000 ( 1 Nadal de masters) para Alcaraz superar os 40 de Djoko.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Como se desesperar ??? . Me diga um só jogador que obteve 4 SLAM e 5 MASTERS 1000 aos 21 aninhos. Rsrsrs, Abs !

Helena Abreu
Helena Abreu
1 mês atrás

Impressionante a capacidade de desmerecer um jogador. Acho que tá espetacular aos 21 anos ter 4 Grand Slams e já 8 títulos. Não estou desmerecendo o Sinner que tá voando, porém esse caso do Doping foi suspeito com 2 exames testando positivo e uma explicação totalmente fora de propósito e tudo sem vir a público. Gosto dele mas não pode escapar de punição como Todos.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Helena Abreu

Pequena correção, cara Helena. Já são 16 Títulos para Carlos Alcaraz aos 21 , e 16 Títulos para SINNER aos 23 . Abs !

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás

Ele não é nem melhor que ontem, nem será pior amanhã, ele só perdeu uma mísera partida.

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
1 mês atrás

Interessante (ou até engraçado) foi o Ferrero, técnico de Carlos Alcaraz, assistindo “in loco” à partida de Jannik Sinner contra Medvedev para extrair detalhes e definir a estratégia de jogo contra o nº 1.
Esqueceu-se porém, que na Copa Davis, esse tcheco fez um grande 1º set contra Carlitos, vencendo no tiebreak e se retirando depois por lesão.
Espero que Tomas Machac, Artur Fils e o próprio Holger Rune se desenvolvam ainda mais nos próximos anos para que tenhamos maiores rivalidades e grandes jogos.
Vejamos…

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás

Curioso é só ver o Alcaraz perder um jogo meio normal, para um jogador bem versátil que aparecem deduções complexas sobre todo o futuro, passado e presente dele, Sinner e o resultado dos próximos 20 anos de h2h é da quantidade de slams que cada um vai ter. Queria ter esse nível de predição. Foi uma boa sequência de Alcaraz, saindo da exibição na Laver cup para vencer Sinner pela 3a vez no ano, talvez no melhor jogo, e um bom torneio até encontrar alguém melhor no dia. Sinner vai levar o ano por méritos e hoje é mais consistente. Alcaraz é mais novo e oscila mais e ambos são espetaculares. A raiva que brota de cada tropeço (e um ínfimo) é só torcida contra de quem se incomoda com qualquer coisa tola,m que criou para si. Aliás, o fato do dia, é o reconhecimento à carreira magnífica do Nadal. E quem sabe torcer para uma final eletrizante entre Sinner e Djok.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 mês atrás

Machac evoluiu demais ao longo do ano. Entrará no TOP30 tornando-se o 16º tcheco na história a ficar entre os 30 melhores do mundo, e o 4º da geração 2000, depois de Felix Aliassime, Sebastian Korda e Sebastian Baez. Disputará sua 1º semifinal de Master 1000

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Deixando claro pois os Rankings se igualam pós WTA FINALS. Bia está no momento no TOP 16 com 2456 pontos. Portanto muito longe do FINALS e terminará a Temporada dentro TOP 20 , bem próximo do que vem apresentando. Abs !

Carlos
Carlos
1 mês atrás

O Alcaraz apesar de genial jogador passa uma imagem de arrogância quando vibra em cada ponto vencido de forma prepotente!

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  Carlos

Isso é coisa da sua cabeça, no sentido de que pegou birra. O cara é genial, alegre e confiante. Isso não é o pior que se pode ter em um jogador, é o melhor. Mas para implicar basta qualquer coisa, como o Nadal ter tiques ou o Federer ter estilo clássico. Qualquer um pode achar motivo em qualquer lugar. Basta ver o tanto que ele elogiou o tcheco hoje, parabenizando pelo grande jogo e fim de história. O garoto só quer vencer e jogar alegre e sabedor de capacidade para acreditar. Sinner é mais fechado. Só são estilos. Nada para antipatizar em um ou outro.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.