Rio de Janeiro (RJ) – O cearense Thiago Monteiro mais uma vez vai disputar a chave principal do Rio Open. Ele garantiu sua sétima participação no torneio neste domingo ao bater o sérvio Dusan Lajovic pela última rodada do quali, buscando uma virada com placar final de 2/6, 6/3 e 6/3.
Com a classificação do canhoto cearense e também a do paulista Igor Marcondes, que mais cedo derrotou o português Jaime Faria, pela primeira vez na história do torneio carioca dois brasileiros conseguiram passar juntos pela fase classificatória. Antes, apenas Felipe Meligeni havia furado o quali.
No primeiro set o placar ficou parelho até o quarto game, a partir de então Monteiro levou quebras no quinto e sétimo games e perdeu dois break-points no sexto, em uma sequência que acabou definindo a vitória de Lajovic na parcial.
O sérvio pediu atendimento médico logo após sofrer uma quebra no segundo game e não mostrou força no restante da disputa no segundo set. Thiago perdeu três break-points no quinto game, mais três no sétimo, que também eram set-point, e só fechou no nono depois de salvar dois break-points contra.
Na parcial final, o cearense anotou nova quebra de cara e ampliou a vantagem no sétimo, sacando em 5/2 para fechar. Depois de um game longo, ele acabou quebrado no oitavo, mas voltou a quebrar no nono para garantir a vitória.
Derrota no quali de duplas
Fechando o domingo, no quali de duplas não deu para o Brasil. O paulista Gustavo Heide e o goiano Guto Miguel levaram a virada dos principais favoritos, o colombiano Gonzalo Escobar e o holandês Jean-Julien Rojer, com parciais de 4/6, 7/5 e 10-1.
Escobar e Rojer entram na chave principal e logo de cara irão desafiar os cabeças de chave 2, os argentinos Máximo Gonzalez e Andres Molteni. Já os brasileiros ainda têm chance de entrar na disputa como lucky-loser se alguma parceria desistir da competição.














Tem que respeitar!!!
Muito bom! Dar um convite para ele no quali se provou ser a melhor escolha mesmo
Mais do que merecido! Thiago voltando a jogar bem!
Grande Monteirao da Massa. Esse ainda é um lutador. Contra a maioria dos prognósticos, foi lá e furou o qualy. Sucesso
Que belo domingo para os nosso tenistas. Campeão de duplas em BaAs e dois brasileiros furando o qualy do Rio. Boa sorte na sequência e que o Monteiro volte a ter melhores resultados pois merece muito!
Grande campanha do Thiago pra retomar a confiança. E, assim como o Igor Marcondes, pode ter uma primeira rodada acessíveis no sorteio. Além do Guto Miguel (grande promessa, mas muito jovem), existe a possibilidade de enfrentar o alemão Daniel Altmaier, que vem tendo um início de ano sofrível, sem vitórias até aqui e perdendo quase todas suas partidas levando pelo menos um 6/0. A primeira que não levou 6/0 foi semana passada na Argentina, onde tomou duplo 6/2 do Cerundolo menos famoso.
Tomara…esse seria o sorteio ideal: Marcondes x Guto e Monteiro x Altmaier.
Mas deu monteiro x Joao
Parabéns Monteiro! Boa sorte no Rio Open!
Tomara que Monteiro nao caia contra o João
Caiu…
Parabéns Monteiro… Muito bom este convite, pois o Monteiro era um jogador brasileiro com Totais condições de furar o Quali…
Pegando uma chave boa dá para ganhar mais algumas.
Queria ver Fonseca vs monteiro
Acerto mizerave
É é isso mesmo que irá acontecer.
Monteiro x Fonseca e Marcondes contra o peruano Buse.
E o sorteio saiu e ele vai pegar o João Fonseca… tudo pra ser um grande jogo
Vi apenas o 3º set. Monteiro está com o forehand bem calibrado. Nesse nível pode voltar ao TOP150 e se aproximar do TOP100. Mas deu azar no sorteio. Pega de cara o João Fonseca. Confronto de gerações. Passagem de bastão. Gosto do Monteiro, mas espero que ele não atrapalhe o João. Marcondes vai pegar o bom peruano Buse e Guto pega o também bom lituano Gaubas. Nenhum brasileiro terá vida fácil e é favorito, pegam tenistas que tem o saibro como piso favorito, mas por outro lado, jogando em casa, quem sabe possam surpreender. Bora brasileiros
Thiago Monteiro vai ganhar.
Nosso Ceara’ muito bem representado no tenis. Para o padrao Ceara’, nosso canhoto e’ fera. Ainda tenho espeerancas que ele ganhe um 250. Ele merece. Parabens Da Massa.
Pro meu desespero nosso Ceara’ pegou o Jao. E agora?
João que fique esperto, pq Monteirão vai embalado… E se o Igor passar a primeira, garante um brazuca nas quartas.
Grande campanha dos brasileiros no quali
Parabéns para eles
Bom jogo do Monteiro. Forehand afiado, com bolas longas na linha.
Monteiro arriscou até subidas à rede (algumas em momentos errados). Usou bons slices pra variar o jogo, e quebrou o fundo de quadra do Lajovic (que também é bom jogador).
A torcida carioca abraçou o cara. Monteiro não é o melhor jogador do mundo…mas é muito sério jogando tênis. Não brinca, não desrespeita o adversário. A seriedade do cara conquista a torcida brasileira.
Uma pena ter sido sorteado pra pegar logo o João na 1ª rodada. Isso é consequência do erro da organização em ter jogado Thiago pro Qualy (ao invés de ter dado logo o convite direto).
Ele merecia ter entrado logo na chave principal. Tem currículo pra isso. Só no Brasil mesmo, que os organizadores de um torneio dificultam pros próprios jogadores brasileiros…
Concordo com você! Priorizaram um garoto de 16 anos, promissor sem dúvida, mas que nem profissional é ainda. Tremenda bola fora da equipe do Lui, o diretor do torneio.
Pois é Paulo. Musturaram as coisas, e o resultado foi esse sorteio que prejudicou os próprios brasileiros.
Teremos um jogador a menos na 2ª rodada. Se Thiago tivesse recebido convite direto pra chave principal, a chance de pegar brasileiros no sorteio diminuiria muito. E ainda teria aberto espaço pra mais jogadores jovens brazucas tentarem a disputa.
A chave tem 32 tenistas, dos quais 8 são cabeças de chave. Eles não podem se enfrentar nas duas primeiras rodadas. Os outros 24 podem ser sorteados em qualquer lugar da chave. O João poderia enfrentar qualquer um dos outros 24 tenistas antes do sorteio, estivessem eles na chave ou no quali (ou seja, a probabilidade de qualquer um deles cair contra o Fonseca era de uma em 24).
As chances são exatamente iguais para todos (com ranking, WC para a chave principal ou quali). É um sorteio!!
Rapaz, não me mata do coração.
Como assim “abriria espaço para mais jovens tentarem”? A chave tem número **fixo**: 32 tenistas. Não existe vaga extra surgindo do nada.
Se o Monteiro recebesse um WC para a chave principal, alguém (Guto, Heide ou João Lucas) deixaria de ganhar esse WC e herdaria a vaga dele no quali. É uma simples substituição: sai um, entra outro.
É 1 por 1. Não haveria espaço para **mais** brasileiros na disputa, apenas uma realocação.
Mas foi justamente isso que falei. Acho que o Monteiro tem histórico suficiente pra ter recebido o WC direto. E se Guto fosse pro Qualy, não ficaria estranho (como ficou, vendo o Thiago disputar o Qualy).
Melhor resultado do Monteiro na temporada até aqui, estava realmente precisando de uma boa campanha, pontos e moral importantes para a sequência de 2026..
Infelizmente o sorteio não ajudou pegando o Fonseca logo de cara mas.. jogará sem nenhuma responsabilidade contra um jovem rival q vem pressionado por uma boa campanha e q costuma sofrer contra canhotos.. num dia inspirado poderá complicar pro Fonseca sim..
E ao contrário dos colegas abaixo: achei super adequado o convite pro Monteiro ter sido pro Qualy, vinha num momento ruim, corria o risco de um sorteio desfavorável na chave principal, levar mais um R1 e mais críticas pesadas.. já teve ene oportunidades como WC na chave principal, o momento era de dar oportunidade pra outros BRs e do cearense tentar recuperar a confiança no Qualy, oq fez com louvor..
Não acho que a oportunidade pros jovens tenha de prejudicar outro brasileiro experiente na ATP. Foi meio sem sentido Monteiro jogar o Qualy, pelo histórico que tem.
Eu concordo que se tivesse recebido convite direto, poderia ter pego um sorteio ruim de 1ª rodada. Mas mesmo passando pelo Qualy, o sorteio continuou ruim. E prejudicou o próprio Brasil…pois perderemos um jogador no 2º round.
Mas as vitórias nos quaky valerão uma recuperada na confiança(o bem mais importante do tenista) e pontos(com esses pontos voltará a ser o n° 2 BR)..
Monteirão da massa está de volta.
Esse desempenho do Monteiro só provou que ele merecia convite pra chave principal…
Batendo palma para os ‘gênios’, que disseram que os 3 brasileiros perderiam na primeira rodada do quali, ou que havia 98% de chances de os teês perderem na primeira rodada.
GÊÊÊNIOS
Olha, nas últimas 11 edições do torneio nunca nenhum dos 33 Wild Cards prévios tinham furado o qualy, então, o % de chance de o fazerem nessa edição, enfrentando os cabeças de chave 1, 2 e 3 logo de cara era bem pequeno msm..
Parabéns Monteiro, muita raça!! Boa sorte e sucesso no ATL500!!
Seria melhor perder, para entrar de Look loser e fugir do Fonseca……kkk
Eu estou sentindo que o Monteiro vai longe no Rio open deste ano, vamos ver!