São Paulo (SP) – A brasiliense Luiza Fullana conquistou neste sábado o primeiro título de sua carreira profissional no ITF W35 de São Paulo, disputado em quadras de saibro do Clube de Campo. A jogadora de 23 anos e 923ª do ranking liderava o placar contra a italiana Giorgia Pedone, principal cabeça de chave e 264ª do mundo, por 6/0 e 2/2 quando a rival se retirou por lesão na coxa direita.
Depois de Fullana ter vencido o primeiro set com um ‘pneu’, Pedone pediu atendimento da fisioterapeuta para o desconforto na coxa e dificuldades para sacar. A italiana saiu com 2/0 no segundo set, mas logo perdeu a vantagem e decidiu não continuar na partida.
Fullana vinha de uma semifinal muito difícil na última sexta-feira, quando salvou nove match-points na partida contra a também italiana Aurora Zantedeschi em 3h09 de jogo. Ao longo da semana, a brasileira também venceu a argentina Julieta Estable, a italiana Gloria Ceschi e a boliviana Noelia Zeballos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Estou muito feliz. Ontem o jogo foi uma loucura, que acordei hoje sem nem acreditar. Mas vim muito preparada para a final. No último mês fiz tudo o que podia para essa série de torneios na América do Sul”, disse Luiza após a partida deste sábado na capital paulista.
“É triste que ela tenha que se retirar. Eu estava muito empolgada para terminar o jogo, mas muito feliz com meu primeiro título profissional”, comentou a brasiliense. “Sabia que teria que ser muito agressiva e jogar um pouco mais pelo forehand dela, sacar e devolver bem. E acho que consegui fazer isso desde o começo”.
Até então, o melhor resultado profissional de Fullana havia sido em um ITF W15 em Monastir, na Tunísia, no mês de maio, quando ela chegou às quartas. A brasileira vinda do tênis universitário norte-americano tem como melhor ranking da carreira o 795º lugar, alcançado em julho e vai receber 35 pontos pelo título. Com isso, ela vai se firmar entre as 700 melhores do mundo.
Mudança para a Espanha e dedicação exclusiva
Em entrevista ao canal NSports, que transmitiu a final deste sábado, Fullana revelou que está de mudança para a Espanha, onde poderá ter dedicação exclusiva no tênis. “No último ano eu estava trabalhando para poder juntar dinheiro para viajar para os torneios. Eu estreei meus dois primeiros contratos, com a Sadia e o BRB nesse torneio. E agora eu finalmente vou poder me dedicar 100% para o tênis e vou para a Carlos Gomez Academy, em Barcelona”.
Parabéns, Luiza Fullana !
Que seja o primeiro de muitos !
Campanha sensacional! Evidente que os patrocínios fechados fizeram toda a diferença no mental dela, e deu no que deu! Além de campeã, é linda demais.
E a Patrícia Medrado dando um show nos comentários da NS Sports. Manda bem demais,
Parabéns pelo primeiro título!! Que seja o primeiro de muitos!! Alguém sabe quais serão seus próximos torneios?
Disputa dois W35 no Brasil, depois dois torneios na Argentina acho dois W50, após tem um W75 no Brasil que talvez possa jogar tmb
Qualis de Piracicaba e Leme. Não sei o porte dos torneios.
No torneio de semana que vem ela pega SE por ter chegado a final ganha vaga na chave no próximo torneio
Q seja uma ótima sequência
Parabéns Luiza, que tenha uma carreira de sucesso
Parabéns Luísa.vamos com tudo .treine muito em Barcelona.
Maravilha!
Vi o terceiro set da semi ontem e ela saiu de 1-5 pra 7-5, salvando um caminhão de match points.
Se focar só no tênis creio que tem futuro!
Verdade foi uma loucura! Mental, foco e muito resiliência. Incrível a garota que frieza. Gosta de emoções hein? Por isso o título mais que merecido.
A Luiza joga diferente das outras brasileiras de simples, exceto Bia obviamente, é agressiva mesmo no saibro. Nao joga con base na consistência, como Pigossi, Meligeni e Cé.
Se não for no tênis pode ser modelo
Belíssima moça
Verdade
Assisti ao jogo Luiza Fulana você é ridícula!!! Brincadeiras, de Fulana não tem nada. Título merecido, contundente apesar do pneu a italiana também está de parabéns, chegou na final de duplas e simples, joga muito bem tênis, as duas tem uma belíssima carreira pela frente. Já falei isso aqui, faz que nem a Luiza vai para o tênis college americano e depois desce e sobe e cria sua base na Europa, de preferência em Portugal, Espanha, França e Itália, Reviera Francesa. Nossa Vika está na França, Luiza podia ter ido pra Academia do Nadal mas tudo bem está valendo. Queria isso tudo para nosso João Fonseca mas fez sua escolha… Parabenizar também nossa queridissima Patrícia Medrado que comentou o jogo, queria tanto ela nos comentários da ESPN. Bom, parabéns a todos, fiquei emocionado com o título da menina e dois novos patrocinadores, merecido.
Com todo respeito jbg. Depende como você está no ranking juvenil…digo isso pois no caso do Fonseca ele era número um do mundo juvenil com 16 se não estou enganado ou 17 anos.entao não tem porque retardar ao circuito profissional…entrar no circuito profissional com 23 anos já é uma idade apesar de ser jovem não é tão certo que vai ter uma carreira profissional top.bom que ela conseguiu dois patrocinadores e parece que vai para uma boa academia em Barcelona. Acho que Espanha França e Itália são os países ideais para evoluir no tênis. Poderia continuar nos EUA como o karue sell.mas ele entrou tarde no circuito profissional com 26 anos acho eu .depois virou Sparring da naomi Osaka. E agora aos 30 anos está tentando voltar ao circuito profissional. Vai jogar mais uns 5/6 anos que é o que ele tem pela frente de carreira. Espero que a fullana com 23 anos jogue até os 35/36 anos é chegue ao topo como a Bia maia. Desculpa pelo texto longo.eu não gosto de escrever muito.
Tranquilo, gostei do seu texto. E acho que você tem razão sobre às idades. Estou sempre aprendendo, mas pelo menos concordamos na base mais favorável ser ali na Reviera Francesa.
Não conheço essa Fullana
Deixo aqui meus parabéns! Não sabia q o jogo ficou disponível pra gente, não vi nada. Mas queria ter visto.
Fez um jogo fantástico, tem muito futuro. Vamos acompanhar com muito orgulho a sua ascensão no ranking. A continuar jogando assim a veremos no top 100 até o fim de 2025. Boa sorte. A conferir.
[…] de conquistar o primeiro título de sua carreira profissional em São Paulo no último sábado, Luiza Fullana recebeu convite para o ITF W35 de Piracicaba, que será disputado nesta semana nas quadras de […]
Espero que ela também seja convidada para o w35 aqui de Leme semana que vem