São Paulo (SP) – A nova geração do tênis brasileiro brilhou nas quadras de saibro do Esporte Clube Pinheiros. Em uma final 100% nacional, o paulista Lucas Andrade da Silva venceu o paranaense Gustavo Ribeiro de Almeida com uma virada por 4/6, 6/2 e 6/2, e faturou o título do ITF M25 de São Paulo.
Estudante e atleta da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, Lucas disputou apenas seu quinto torneio como profissional e celebrou neste domingo um título inédito em sua jovem carreira, aos 20 anos de idade. Antes, seus melhores resultados havia sido as quartas de final no M15 de Belém em 2024 e a semi em Santo Domingo, no último mês de junho.
Pelo título na capital paulista, Lucas soma 25 pontos no ranking da ATP e leva US$ 4.600 em premiação. A conquista deve impulsioná-lo em cerca de 400 posições, saindo do atual 1.131º lugar para do próximo do 750º posto na atualização após o Masters 1000 do Canadá, daqui a 15 dias.
Para chegar à conquista, ele precisou superar um início nervoso, chegando a perder o primeiro set. Depois disso, Silva se impôs nas duas parciais seguintes com autoridade. Embalado com o apoio de familiares e amigos que vieram de Santos, ele virou a partida e celebrou o título inédito.
“Estou muito feliz com esse título. Não imaginava que chegaria tão longe nesta semana. Agradeço aos amigos que vieram de Santos, ao meu técnico aqui durante a semana, Wilson Souza, e, sobretudo, ao pessoal da universidade nos Estados Unidos. Sem eles, isso não seria possível. O College tem sido muito bom para mim e é uma ótima ponte para quem quer se tornar profissional”, disse o jovem tenista.
Do outro lado, Gustavo Almeida também teve muito a celebrar. Aos 19 anos, ele disputou sua segunda decisão como profissional e a primeira de nível M25. Apesar de ser derrotado mais uma vez, repetindo o vice-campeonato do M15 de Lujan em 2024, o paranaense sai fortalecido da campanha e agora se prepara para iniciar um novo capítulo nos Estados Unidos, onde defenderá a Universidade da Georgia a partir de agosto.
“Não saiu como eu queria, mas parabenizo o Lucas pela excelente semana. Para mim também foi um ótimo torneio, já que nunca havia chegado à final de um M25. Vamos em frente, porque ainda tem muita coisa pela frente”, comentou.
Como vice-campeão, Gustavo recebe 16 pontos no ranking e embolsa US$ 2.700. Hoje na 786ª posição, ele poderá entrar no top 700, estabelecendo sua nova melhor marca.
Parabéns ao santista Lucas Andrade. Melhor nome da geração 2005 do Brasil. Espero que ele e o Gustavo Ribeiro de Almeida não sumam no College. Tem potencial para TOP500 ainda este ano e quem sabe mais no futuro.
Parabéns ao Lucas e ao Gustavo. Meu conterrâneo sendo campeão, esse garoto promete. Cada com sua opção, mas acertou ir pro College, já o Gustavo tenho dúvidas, pela idade, ranking e experiência na ATP.
Opa, mais um santista no site então.
Lucas me impressionou positivamente por conseguir levar o caneco com um estilo de jogo q claramente não se beneficia do saibro.. espero realmente q se mantenha disputando ITFs com regularidade, tem tudo pra se dar bem em quadras Hard e potencial pra chegar rapidamente a um top 500.
Não pode jogar, tem bolsa de estudos em universidade americana, tem teto de ganhos com tenis profissional, se passar do teto perde a bolsa.