Paris (França) – Diretor técnico da Federação Francesa de Tênis (FFT), o croata Ivan Ljubicic comentou sobre a aposentadoria do espanhol Rafael Nadal, que irá encerrar sua carreira em novembro na Copa Davis. Em entrevista ao Eurosport, ele contou que se surpreendeu um pouco com a despedida do canhoto de Mallorca não ser em Roland Garros, onde conquistou 14 títulos.
“Fiquei surpreso com o momento em que Nadal anunciou sua aposentadoria. Claro que posso entender o porquê, essa não é a questão, mas para mim Rafael Nadal é sinônimo de Roland Garros e ver que ele não vai jogar a próxima edição de Roland Garros é difícil de entender. Mas campeões como ele jogam para vencer, não para participar”, afirmou Ljubicic.
“Não sei exatamente qual é o seu nível de jogo e condição física atual, mas não é o que estávamos acostumados e que lhe permitiu ser competitivo em um nível muito alto. Claro, estou feliz em vê-lo terminar na Copa Davis em casa”, acrescentou o ex-número 3 do mundo.
Ljubicic chegou a enfrentar Nadal nove vezes e venceu apenas duas, ambas no piso duro. Ele foi derrotado pelo espanhol duas vezes em Roland Garros, descrevendo estes duelos como uma das situações mais duras pelas quais passou. “Jogar contra Rafa no Philippe Chatrier é difícil. É uma experiência traumática”, falou o croata.
“Nunca joguei com (Roger) Federer em Wimbledon, mas nos enfrentamos muitas vezes e era complicado porque ele tinha todo tipo de soluções. O tênis de Nadal é bastante simples no nível tático, mas é impossível de controlar, principalmente por causa de seu topspin em particular”, comentou o dirigente da federação francesa.