Melbourne (Austrália) – A participação brasileira no torneio de tênis em cadeira de rodas do Australian Open foi histórica com as conquistas de Vitória Miranda e Luiz Calixto nas chaves juvenis. Vitória foi campeã de simples e também nas duplas, ao lado da belga Luna Gryp, enquanto Calixto venceu junto do parceiro norte-americano Charlie Cooper. O técnico Leonardo Oliveira, conhecido no circuito como Leo Butija, que treina a dupla mineira em Belo Horizonte, comemorou os resultados e fala em “sonho realizado”
Ligado ao esporte desde a infância e com 15 anos de experiência no tênis em cadeira de rodas, o técnico escreveu em seu perfil no Instagram sobre as conquistas dos dois jovens tenistas. “Chegamos ao final do Australian Open e confesso que não tenho palavras para explicar o que estou sentindo. São muitos anos de trabalho diário de treinos e de cuidar de tudo que envolve os meninos e nossos atletas, Vitória Miranda campeã de simples e duplas e Luiz Calixto campeão de duplas. É um sonho se realizando”.
“Esse é um sonho que foi construído a muitas mãos e não quero correr o risco de esquecer ninguém que de alguma forma esteve presente nesses anos. E sendo assim escolhi três nomes que vão representar a todos, Leozinho é um filho que o tenis me deu e que cuida da nossa academia quando estou fora. Ele divide comigo os treinos dos meninos com muita dedicação; Marina Medeiros foi quem me ensinou a amar o tênis em cadeira de rodas e nossa primeira voluntária. E Zilda Maria, minha esposa e meu porto seguro, que sempre me incentivou e nunca reclamou de ter que me dividir com a familia Butija Tennis. Ela vibra com cada conquista que nos temos”, acrescentou.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
“Sem essas pessoas, nossa caminhada certamente seria mais difícil! Agradeço também à CBT, que esteve presente desde os primeiros torneios que os meninos jogaram e acreditou neles desde o inicio”.
A comemoração também é de Vitória, que igualou os feitos da brasiliense Jade Lanai, campeã de simples e duplas no US Open de 2022. Com isso, o Brasil passa a ter cinco conquistas de Grand Slam no tênis em rodas, sempre com jovens. “É a realização de um sonho. Consegui dar o meu melhor aqui na Austrália e sair com o título de simples e de duplas. Estou muito feliz em ver que toda a minha dedicação está dando resultado. Agora, é hora de voltar para casa, analisar o que posso melhorar e seguir trabalhando para os próximos torneios”.
Parabéns Vitória e Calixto. Representaram bem demais nosso Br! Vamos por mais