Kyrgios recebe só um mês de suspensão por cocaína e pode voltar

Nick Kyrgios (Foto: UTS)

Londres (Inglaterra) – O escândalo envolvendo Nick Kyrgios ganhou outro capítulo polêmico após ele ser liberado para voltar a jogar. O australiano recebeu uma suspensão de apenas um mês depois de testar positivo para cocaína durante a disputa do ATP 250 de Mallorca, em junho. A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) anunciou nesta quinta-feira a punição ao ex-número 13 do mundo, que já estava afastado provisoriamente desde 4 de agosto.

A suspensão termina nesta quinta-feira, 3 de setembro, e Kyrgios está liberado para retornar ao circuito, desde que complete o programa de tratamento acordado com a entidade. Ele também perderá os pontos e a premiação conquistados no torneio espanhol. Na ocasião, perdeu na estreia em simples para o australiano Adam Walton.

O tenista de 31 anos e atual 918º do mundo forneceu uma amostra em 22 de junho, quando jogava em Mallorca. O exame apresentou benzoilecgonina, metabólito da cocaína. A substância é proibida durante competições e levou à suspensão provisória e obrigatória.

Kyrgios admitiu ter usado cocaína de forma social, dias antes de entrar em quadra no torneio. Um especialista independente consultado pela ITIA considerou que a explicação era compatível com a quantidade encontrada na amostra. Desta forma, a entidade concluiu que o consumo aconteceu fora de competição e sem relação com ganho de desempenho esportivo.

Neste tipo de situação, a punição prevista é de três meses, mas pode cair para apenas um, caso o atleta flagrado no controle aceite participar de um programa de tratamento validado pela ITIA. Kyrgios aceitou a medida e cumpriu a suspensão a partir de 4 de agosto.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O australiano sofre com vários problemas físicos nas últimas temporadas, principalmente no joelho e no punho, e fez poucas aparições no circuito desde 2023. Ele se dedicou mais às duplas neste ano e não confirmou se voltará ao circuito profissional.

Após o caso vir à tona, o próprio Kyrgios se desculpou publicamente, mas foi criticado por diversas personalidades do mundo esportivo. Nomes como Boris Becker, Andy Roddick, Karen Khachanov, Stefanos Tsitsipas e Simona Halep se posicionaram contra o polêmico veterano.

Tsitsipas: “Sabia do teste positivo de Kyrgios antes do anúncio”

Subscribe
Notificar
guest
16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Renato dos santos Pachecocong
Renato dos santos Pachecocong
04/09/2026 21:48

1 mês!! Não dá pra entender os critérios!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
04/09/2026 13:34

Tem uma boa parte dos amantes do tênis que está esperando Nick Kyrgios transformar o talento que dizem que ele tem em resultados. Enquanto isso não acontece, ele vai se destacando pelas polêmicas que causa fora das quadras. Que ele consiga fazer de forma séria esse tratamento proposto pela ITIA para dar início ao combate à sua dependência química, que precisará ser tratada pelo restante de sua vida.

NFdS
NFdS
04/09/2026 12:33

Mas ele ainda joga? Pensei que já tinha se aposentado..

Juca
Juca
04/09/2026 11:40

Sabia decisão, cocaina não melhora performance de ninguém em nada. Espero que com este susto, os familiares, namorada e principalmente o prezado Kyrgios se concientize que a carreira dele está acabando e que ele deve focar somente no tenis. Os amantes do tenis merecem ver o talento dele por mais alguns anos.

PRGF
PRGF
04/09/2026 09:39

Cocaina pra uso social??
Deve ter comprado no Wall Mart e não de um traficante…

Um cara desses tinha que ter sido banido do tênis e não gamhar esse presente…

Refaelov
Refaelov
04/09/2026 06:43

Nem acho q a decisão foi errada mas, nao deixa de ser revoltante a diferença de tratamento entre os astros e os operários anônimos do circuito nesses casos:

O Zanellato por exemplo ficou mais de 6 meses “afastado preventivamente” até decidirem que o caso se tratava de um consumo de alimento contaminado.. já pro Kryrios, tudo é resolvido em 2 semanas..

Andre Borges
Andre Borges
04/09/2026 08:58
Responder para  Refaelov

Há decadas os tenistas são julgados e punidos de acordo com sua fama, com o calibre de seus advogados, com seu relacionamento, etc do que exatamente com a falta que cometeram. Agassi revelou os silent bans, Nadal frequentemente é ligado aos silent bans, Djoko gerencia os exames anti doping como quer, Sinner foi pego e recebeu 3 meses de suspensao enquanto a Voundrosova pegou 4 anos. Ymer pegou 3 anos e ameaçou abandonar a carreira. E mesmo os brasileiros que tinham mais recursos também foram beneficiados, Melo pegou 2 meses, Bellucci pegou 5 meses e a Bia que foi pega com anabolizantes só pegou 10 meses.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
04/09/2026 12:05
Responder para  Andre Borges

Escrever falsas verdades deveriam sofrer punições também.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
04/09/2026 02:31

O vício realmente é um problema íntimo dele. Mas o fato de ter jogado drogado é no mínimo anti-ético (mesmo que o uso não tenha causado ganhos esportivos). Por isso a suspensão deveria sim ter sido um pouco maior que 1 mês.

Se ele tiver um mínimo de bom senso (que não tem), não volta mais ao circuito. Esse sujeito precisa de tratamento clínico e psiquiátrico urgente, e não há mais clima algum pra ele voltar a disputar a ATP (ele já tava aposentado mesmo).

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
04/09/2026 08:49
Responder para  Marcus Henrique

Seria de 3 meses, mas se aceitasse o tratamento, reduziria para 1 mês.
E foi o que aconteceu.

Andre Borges
Andre Borges
04/09/2026 00:53

Apesar de ser um absoluto idiota a decisão foi correta

Realista
Realista
03/09/2026 23:13

Correto. Cocaina não é para performance e sim um problema de saúde particular dele

PRGF
PRGF
03/09/2026 22:55

E mais uma vez o poste fez xixi no cachorro…

Mauricio
Mauricio
03/09/2026 22:25

Cocaina de forma “social”, é uma piada.
Os traficantes agradecem por esses “sociais” !!!

Andre Borges
Andre Borges
04/09/2026 08:52
Responder para  Mauricio

Isso é um problema de segurança publica e saúde pública, não esportivo.

Dennis
Dennis
03/09/2026 22:01

Voltar para onde?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.