Nova York (EUA) – Um dos grandes nomes de sua geração, a tcheca Petra Kvitova se despediu definitivamente do circuito nesta segunda-feira com uma derrota na estreia do US Open. A canhota de 35 anos estava longe de seu melhor nível e acabou superada pela francesa Diane Parry com o imponente placar de 6/1 e 6/0, anotado em apenas 52 minutos
“Obrigada por terem vindo, esperava fazer melhor hoje”, disse a ex-número 2 do mundo em um breve discurso de despedida em quadra. “Estou muito feliz de estar aqui na minha despedida. Foi uma longa e incrível jornada”, acrescentou a tcheca, que agradeceu a família e todos os treinadores que teve na carreira, inclusive seu marido.
Duas vezes quadrifinalista no US Open (2015 e 2017), Kvitova encerra a carreira com 31 títulos no circuito da WTA, os dois mais importantes deles em Wimbledon (2011 e 2014). Ela também foi uma vez vice-campeã do Australian Open (2019) e chegou às semifinais de Roland Garros em 2012.
The Pojd Heard ‘Round the World.
Congratulations on an incredible tennis career, @Petra_Kvitova. The US Open wishes you all the best in retirement! 💙🇨🇿 pic.twitter.com/SErbYfAeTS
— US Open Tennis (@usopen) August 25, 2025
“Nunca é fácil jogar esse tipo de partida, é uma honra enfrentar alguém que venceu tanto em sua carreira. Desejo a ela o melhor no futuro”, falou Parry na entrevista em quadra, após aposentar Kvitova. Atual 107ª do mundo, a francesa terá agora pela frente a vencedora do duelo entre a tenista da casa Madison Keys e a mexicana Renata Zarazua.
Desde o começo dava para ver que o nível de Kvitova estava muito aquém do seu auge, com ela vencendo só três pontos nos três primeiros games. Ela confirmou o serviço no quarto game e depois disso amargou uma ingrata sequência de nove games perdidos, com quatro quebras seguidas.
A canhota tcheca terminou a partida com seis duplas faltas e somente 31% dos pontos vencidos com o saque. Parry lidou bem com a situação e dominou Kvitova, anotando quase o triplo de bolas vencedoras (14 a 5) e com três vezes menos erros não forçados do que a rival (7 a 21).
2x Grand Slam champion.
6x Billie Jean King Cup champion.
31x WTA champion.Bidding farewell to the iconic @Petra_Kvitova ✨ pic.twitter.com/qT3bR45TSS
— US Open Tennis (@usopen) August 25, 2025
Que pena a despedida de Kvitova. Que seja feliz neste novo ciclo de sua vida.