Roma (Itália) – A tcheca Petra Kvitova conquistou a primeira vitória em seu retorno, nesta terça-feira, ao derrotar a romena Irina-Camelia Begu com o placar final de 7/5 e 6/1, em duelo válido pela primeira rodada do WTA 1000 de Roma. A ex-número 2 do mundo caiu na estreia nos quatro primeiros torneios que disputou após a pausa para ser mãe.
Depois de perder para Jodie Burrage em Austin, Varvara Gracheva em Indian Wells, Sofia Kenin em Miami e Katie Volynets em Madri, enfim a tcheca reencontrou o caminho das vitórias, curiosamente em um torneio no qual não costuma se dar bem. A última vez que venceu jogos consecutivos em Roma foi há uma década, chegando às quartas de final em 2015.
Na segunda rodada no Foro Itálico, Kvitova terá pela frente a tunisiana Ons Jabeur, cabeça de chave número 27. A canhota tcheca lidera o retrospecto entre as duas com quatro vitórias em seis encontros, embora este seja o primeiro encontro entre elas no saibro.
Logo acima na chave, a tenista da casa Jasmine Paolini, sexta pré-classificada, conheceu sua adversária de estreia. Podendo cruzar com Kvitova ou Jabeur na terceira rodada, ela abrirá campanha contra a neozelandesa Lulu Sun, que derrotou de virada a convidada italiana Giorgia Pedone, de 20 anos e atual 512ª do mundo, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/3.
Letãs não voltarão a se encarar
O duelo 100% letão que aconteceu em Madri e terminou com a vitória de Anastasija Sevastova, surpreendendo Jeļena Ostapenko, que vinha do título em Stuttgart, poderia acontecer novamente em Roma, na terceira rodada, mas não será dessa vez que as compatriotas voltarão a se encarar.
Sevastova foi derrotada na estreia pela local Lucia Bronzetti em sets diretos, com 6/3 e 6/4. A italiana terá agora como adversária a tcheca Karolina Muchova, 12ª favorita no torneio. Por sua vez, Ostapenko conheceu sua rival de estreia, encarando a eslovaca Rebecca Sramkova, algoz da norte-americana McCartney Kessler com duplo 6/3.
Cabeça de chave 23, a cazaque Yulia Putintseva foi outra que conheceu sua primeira adversária em Roma. Ela abrirá campanha contra a romena Jaqueline Cristian, que bateu a norte-americana Alycia Parks com autoridade, marcando parciais de 6/2 e 6/0 na primeira rodada.
Parabéns para a Kvitova!