Riad (Arábia Saudita) – Abrindo a terça-feira no WTA Finals, a tcheca Barbora Krejcikova fez uma grande partida contra a norte-americana Jessica Pegula, controlou a rival e venceu sem sustos, marcando duplo 6/3 em apenas 69 minutos de disputa. O resultado manteve vivas as chances de classificação da atual campeã de Wimbledon e eliminou a rival da competição.
A rodada continua com a partida entre Iga Swiatek e Coco Gauff. A polonesa tem ampla vantagem no histórico contra a norte-americana, 11 a 1. Se Swiatek vencer, garante vaga na semifinal e também confirma o primeiro lugar do Grupo Laranja em Riad. Gauff também pode se classificar de forma antecipada, mas ainda sem garantir a liderança do grupo, caso vença em dois sets.
A partida começou equilibrada nos seis primeiros games, com as sacadoras prevalecendo sem enfrentar break-points contra. Só que a partir do 3/3, Krejcikova pegou o controle do jogo, foi para cima da norte-americana e anotou duas quebras consecutivas para levar o primeiro set.
Mantendo e embalo, Krejcikova chegou a vencer cinco games seguidos para abrir 2/0 na segunda parcial e praticamente encaminhar a vitória. Pegula tentou reagir e devolveu a quebra sofrida no segundo game logo na sequência, mas voltou a perder o saque no quarto game. A norte-americana ainda teve um break-point a seu favor no quinto, não aproveitou e depois não teve mais chances.
Krejcikova se tornou a jogadora com ranking mais baixo a vencer uma partida no Finals desde Magda Maleeva, 22 anos atrás. Ela pode se tornar a primeira jogadora desde a virada do século a avançar para as semifinais com menos de 30 vitórias no ano. A tcheca jogou apenas 31 vezes, com um recorde de 17 vitórias e 14 derrotas.
Atual número 13 do mundo, a tcheca de 28 anos só se classificou para o torneio por causa do título em Wimbledon. O triunfo desta terça-feira vai garantir duas colocações a mais para Krejcikova, que sobe provisoriamente para o 11º lugar, podendo voltar ao top 10 se vencer mais um jogo na fase de grupos.