Temuco (Chile) – O brasiliense Gilbert Klier até saiu na frente, mas levou a virada e perdeu a chance de conquistar o maior título da carreira. Neste domingo, o atual 461º do mundo foi superado na decisão do challenger de Temuco, em quadras duras no Chile, pelo norte-americano Aleksandar Kovacevic, 123º colocado no ranking e cabeça 4 do torneio, com o placar de 4/6, 6/3 e 6/3 em 1h39 de partida.
Aos 25 anos, Kovacevic fatura o quarto título de challenger de sua carreira, todos nesta temporada e em piso duro. Com os 75 pontos obtidos em Temuco, ele ultrapassará 19 concorrentes no ranking, chegando à 104ª colocação, três acima de sua melhor marca.
Por sua vez, Klier dará um salto de mais de 100 posições com os 50 pontos conquistados no Chile. Dessa forma, alcançará o 356º lugar, ficando também a três lugares de seu recorde pessoal, obtido em junho do ano passado. Dono de seis troféus de ITF na carreira, o brasileiro de 23 anos faturou dois torneios M15 nesta temporada, na quadra dura de Monastir e no saibro de Buenos Aires.
A derrota para Kovacevic foi a segunda em dois dias, já que o norte-americano e seu compatriota Keegan Smith haviam eliminado Klier e o pernambucano João Lucas Reis também na semifinal de duplas, no sábado.
O jogo começou muito bem para o brasileiro, que obteve duas quebras logo de cara e abriu 3/0 no placar. Apesar de perder o saque no quarto game, ele administrou bem a vantagem até o final e fechou a parcial no terceiro set-point que teve. Jogando muito bem com o primeiro serviço, Klier venceu 78% dos pontos em que acertou a primeira bola e disparou dois aces.
Já no segunto set foi a vez de Kovacevic elevar o nível de seu saque, acertando cinco aces e ganhando 76% dos pontos com o primeiro serviço. No sexto game, ele conseguiu pressionar bem o brasileiro e obteve a única quebra de toda a parcial, mantendo-se à frente até vencer por 6/3.
O terceiro e decisivo set seguiu o script do início do segundo, com os dois jogadores confirmando seus serviços sem grandes sustos. Foi então no oitavo game que Kovacevic conseguiu quebrar o saque de Klier e encaminhar o título. Já sob pressão, o brasileiro ainda cedeu mais uma vez no nono game e viu o norte-americano fechar a conta.
Perdeu intensidade nos últimos dois sets e o norte-americano não estava errando nada. Foi um bom torneio do Klier, vai ter uma boa subida no ranking. No mais, o negócio, claro, é tentar manter esse ritmo. Agora torcer pra Laura em BA e pro Mateus nas duplas.
Derrota nada inesperada mas a campanha no torneio digna dos maiores elogios. E parece-me que ele joga melhor no piso rápido, o que é um.bom sinal no circuito atual.
Parabéns pela semana Klier!
Não há nada para se envergonhar, fizeste muito mais do q esperávamos.
Foco no processo que os resultados serão consequência.
Que pena… Essa derrota. mais ja esta de parabéns foi uma bela semana. Vamos voltar Ano que vem com tudo… Parabens Klier.
Parabéns pelo torneio, mostrou-se bem.competitivo. Teve essa baixa nos últimos 2 serviços, infelizmente, acho que segurou mais o braço, foi mais cauteloso! e quando foi pra cima no último ponto, aí errou. E o adversário sacou muito nos últimos games não dando chance para Klier tentar alguma coisa.
Parabéns aos brasileiros, mandaram muito bem! Não teve Chile e nem Argentina, foram brasileiros que tomaram conta. O Kavacevic levou a melhor no final mas os brasileiros, não só nesse torneio, mostraram que tem potencial para avançar, os que podem entrar no top 100 e os demais avançarem mais no ranking.
Próximo ano tá logo aí!
Klier tá de parabéns. Voltou a jogar bem. Subiu o sarrafo. Agora com melhor ranking, vai jogar torneios maiores.
Que pena
Uma pena. Teve chances. Mas foi uma excelente semana do Klier. Maior resultado da carreira, com a maior vitória da carreira também.
Parabéns Klier, pela boa Campanha.
Força Brasileiros para a próxima temporada.
Voltou Gusmão!! Vai Brasil!!
Parabéns pela campanha até que surpreendente. Uma pena que seja no último torneio da temporada e não conseguirá manter o embalo. Foco para 2024.
Existem exames anti doping regulares pra quem está suspenso ou aposentado? É bem comum esses casos de jogadores que voltam de suspensao ou aposentadoria com uma performance muito melhor. Cañas foi suspenso e quando voltou meteu duas vitorias em cima do Federer na dura na sequencia, ganhou até M1000. Henin e Clijsters aposentavam e voltavam ganhando Slam, Clijsters inclusive ganhou US Open sem ter ranking. Nadal a cada dois anos ficava 8 meses fora e voltava ganhado 3 Slams em sequencia. Se eu ficar puxando pela memoria nunca vão terminar os casos.
Como é bom ver o site longe dos psicopatas.
Vou ser sincero, prefiro as msgs dos hatersndo que o ambiente pesado que um maluco depositou no site. Creio que todos vcs sabem de quem estou falando! Sucesso ao site!
Manda bala menino. Esse é o caminho. Melhores semanas estão por vir!