PLACAR

Kichenok e Ostapenko derrubam campeãs do US Open e vão à final de duplas

Lyudmyla Kichenok e Jelena Ostapenko (Foto: Jimmie48/WTA)

Melbourne (Austrália) – Apesar de ter sido eliminada ainda na terceira rodada de simples no Australian Open, Jelena Ostapenko tem a chance de encerrar o primeiro Grand Slam da temporada com mais um título de Grand Slam na carreira. A letã garantiu vaga na final de duplas, jogando ao lado da ucraniana Lyudmyla Kichenok. Elas venceram na semifinal desta sexta-feira a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, campeãs do US Open, por duplo 7/5.

Campeã de simples em Roland Garros em 2017 e semifinalista de Wimbledon no ano seguinte, Ostapenko pode conquistar seu primeiro Slam nas duplas. Ela e Kichenok haviam disputado duas semifinais de Slam, em Paris e Londres na temporada de 2022. Jogando juntas, a letã e a ucraniana têm três títulos no circuito da WTA, um deles no início deste ano em Brisbane. Também em 2024, Ostapenko já ganhou um torneio de simples em Adelaide.

Na difícil semifinal em Melbourne, Ostapenko e Kichenok estiveram atrás no placar nos dois sets. O primeiro set estava 5/3 para Dabrowski e Routliffe, mas as euopeias conseguiram vencer quatro games seguidos. No segundo, elas saíram perdendo por 3/0 e buscaram o empate. Depois, as adversárias voltaram a fazer 5/3. E novamente, a letã e a ucraniana venceram quatro games.

As adversárias de Ostapenko e Kichenok na final do próximo domingo serão a belga Elise Mertens e a taiwanesa Su-Wei Hsieh, campeãs de Wimbledon em 2021 juntas. Mertens tem três títulos de Grand Slam nas duplas femininas, inclusive o Australian Open de três anos atrás, ao lado de Aryna Sabalenka. Já a veterana Hsieh, de 38 anos, tem quatro títulos em Wimbledon e dois em Roland Garros nas duplas femininas.

A taiwanesa tem a chance de sair de sair deste Australian Open com dois troféus. Ela foi campeã de duplas mistas ao lado do polonês Jan Zielinski, com vitória sobre a norte-americana Desirae Krawczyk e o britânico Neal Skupski por 6/7 (5-7), 6/4 e 11-9. É o primeiro Slam em duplas mistas para ambos os jogadores.

Leia mais:

Hsieh chega à final em Melbourne também nas mistas

Hsieh e Zielisnki conquistam o título de duplas mistas

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE