Hobart (Austrália) – Em confronto inédito no circuito, McCartney Kessler e Elise Mertens decidiram neste sábado o título do WTA 250 de Hobart, disputado em quadras duras na Austrália. Melhor para a norte-americana, que frustrou o sonho do tricampeonato da belga e conquistou o seu segundo título de primeira linha na carreira, ao marcar o placar de 6/4, 3/6 e 6/0, em 2h08 de partida.
Jogadora de 25 anos, Kessler havia sido campeã no piso sintético de Cleveland em agosto do ano passado, derrotando a paulista Beatriz Haddad Maia na final. Menos de cinco meses depois, ela volta a levantar um troféu de WTA e de quebra fará sua estreia no top 50. Atual 67ª colocada no ranking, a americana dará um salto de 21 posições para o assumir o 46º posto.
Vinda do tênis universitário, Kessler vive uma fase de ascensão no circuito e ganhou 161 posições nos últimos 12 meses. Há exatamente um ano, ela figurava no 207º lugar e fazia sua estreia em Grand Slam ao receber convite para a disputa do Australian Open. Na ocasião ela venceu uma partida e foi eliminada na segunda rodada. Neste ano, ela disputará o torneio em Melbourne mais uma vez e estreará contra a chinesa Shuai Zhang.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Do outro lado, a experiente Mertens, de 29 anos, não fez valer a condição de número 34 do mundo e ficou com o vice-campeonato do torneio pela segunda vez consecutiva. Cabeça de chave 2, ela buscava o tricampeonato em Hobart, depois de faturar os dois primeiros títulos da carreira no evento australiano, nas temporadas de 2017 e 2018. Ao todo, a belga possui oito troféus de simples em sua galeria, o mais recente deles obtido no piso duro de Monastir em 2023.
Como repetiu a campanha do ano passado e apenas defendeu os pontos da final, Mertens ficará estacionada no 34º lugar do ranking, ao mesmo tempo em que é a oitava melhor duplista do planeta. Em Melbourne ela enfrentará a suíça Viktorija Golubic, vinda do qualificatório.
Americana distribui winners na decisão
Com um jogo bastante agressivo, McCartney Kessler não se intimidou e foi para cima de Elise Mertens desde o início da partida. Ao todo, a norte-americana disparou 44 winners, sendo três aces, um deles para vencer a primeira parcial, em seu quinto set-point.
Depois de um longo game inaugural com 11 minutos de duração e oito igualdades, Mertens ganhou moral, quebrou o saque da adversária duas vezes (também teve o seu serviço superado em uma ocasião) e conseguiu empatar a partida, levando a definição para a terceira parcial.
No entanto, a esperança da belga logo foi pulverizada por Kessler, que não deu não chances para a então favorita com excelentes golpes de fundo de quadra. Assim, a norte-americana chegou ao título com um ‘pneu’.
McCartney Kessler wraps up her 2nd career title 🤩🏆#HobartTennis pic.twitter.com/fL9jT9gA8f
— wta (@WTA) January 11, 2025