Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – O comitê organizador do WTA 500 de Abu Dhabi pediu desculpas à russa Daria Kasatkina devido a um erro durante o sorteio, quando o código da abreviação da Espanha foi colocado por engano ao lado do seu nome.
O erro ocorreu durante a transmissão ao vivo do sorteio, e as letras “ESP” foram colocadas ao lado do nome de Kasatkina, gerando polêmica, pois alguns acharam que ela havia obtido a nacionalidade espanhola, já que mora em Barcelona há algum tempo.
Lembrando que as tenistas russas ou de Belarus estão atuando sob bandeiras neutras e sem uso de símbolos nacionais desde o início da guerra na Ucrânia em 2022. Além disso, Kasatkina está há bastante tempo sem voltar para seu país natal por ter criticado publicamente a postura do governo russo em relação ao coflito no país vizinho, mostrando solidariedade ao povo ucraniano, e também por ter assumido um relacionamento amoroso com a patinadora artística Natalia Zabiiako.
“Pedimos sinceras desculpas pelo erro cometido por um dos organizadores durante o sorteio, pois a nacionalidade errada foi exibida ao lado do nome de Daria Kasatkina”, disse o comitê organizador em sua conta oficial nas redes sociais. “Foi um erro completamente administrativo e já foi corrigido”, concluiu o comunicado.
A jogadora russa se classificou diretamente para a segunda rodada e estreará contra a 51ª do ranking, a americana Ashlyn Krueger, de 20 anos. Kasatkina foi vice-campeã da última edição do torneio, perdendo o título para Elena Rybakina, do Cazaquistão.
— Mubadala Abu Dhabi Open (@MubadalaADOpen) February 2, 2025