Jovens eliminam Sakkari e Mertens e entram no caminho de Bia

Marta Kostyuk (Foto: Tennis Australia)

Melbourne (Austrália) – O caminho de Beatriz Haddad Maia no Australian Open segue cheio de jogadoras jovens. Depois de passar pela tcheca de 18 anos Linda Fruhvirtova e pela russa Alina Korneeva, de apenas 16, nas duas primeiras rodadas, Bia já sabe que enfrentará a russa Maria Timofeeva, de 20 anos, na terceira rodada. E se vencer, terá nas oitavas uma rival de 21 anos, a ucraniana Marta Kostyuk ou a russa Elina Avanesyan.

Ex-número 1 juvenil, Marta Kostyuk já chega pela quara vez na carreira à terceira rodada do Australian Open, sendo que a primeira foi ainda aos 15 anos. Atual 37ª do ranking, a ucraniana eliminou a belga Elise Mertens, 28ª do mundo e semifinalista em 2018, salvando match-point na vitória por 5/7, 6/1 e 7/6 (10-6).

Kostyuk já repete os resultados das duas últimas temporadas em Melbourne. Ela agora tenta igualar a melhor campanha da carreira em um Grand Slam, as oitavas de final de Roland Garros em 2021. Seu melhor ranking é o 32º lugar, de agosto do ano passado.

Já a russa Elina Avanesyan, 74ª do ranking, eliminou a grega Maria Sakkari, número 8 do mundo, com duplo 6/4 em 1h44 de partida. Esta foi sua primeira vitória contra top 10 na carreira. A russa agora busca igualar a melhor campanha em Grand Slam, as oitavas de Roland Garros da última temporada.

Apesar de Sakkari ter feito mais winners na partida, 23 a 17, a grega acumulou erros não-forçados, foram 43 contra apenas 24 da rival. Avanesyan colocou pressão constante sobre os games de saque da grega, criou 12 break-points e conseguiu quatro quebras na partida.

Para a grega, fica a frustração por mais uma eliminação precoce em Grand Slam. Depois de uma boa temporada em 2021, quando foi semifinalista de Roland Garros e US Open, ela nunca mais passou das oitavas em torneios deste porte. E no ano passado perdeu em três estreias seguidas, em Paris, Londres e Nova York.

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
10 meses atrás

A Sakkari é azarada nos Slams, coitada. E a Kostyuk é uma musa, linda demais mas perigosíssima no AusOpen. Torço para que dê ela e a Bia nas oitavas. Seria um jogão. E salve-se quem puder – e for assistir…rsrs

Flávio
Flávio
10 meses atrás
Responder para  Paulo A.

Paulo A. não é azarada não filho e sim que é extremamente limitada, sempre falo que a charmosa grega esta na profissão errada e mas uma vez passa outro vexame.

Bukele
Bukele
10 meses atrás
Responder para  Flávio

Nenhum hater tosco com QI baixo abandonou o site pelo visto. Esse aí é o piradex que acha que “A Sakkari está na profissão errada” – então me diz em que profissão ela teria ganho 11 milhões de dólares (sem contar patrocínios) aos 28 anos. Não, la tá na profissão certa mesmo. E o ranking da WTA e da ATP são extremamente justos, ninguém ganha ponto por não fazer nada, você ganha ponto porque foi longe em vários torneios. Esse povo gosta de negar a realidade, devem achar que o céu é lilás com bolinhas verdes.

Flávio
Flávio
10 meses atrás
Responder para  Bukele

Bukele tu vai me desculpar, mas você não sabe nada de tênis e ainda nega a realidade até hoje, agora tu justifica que ela ganhou 11 mi. de dólares e daí rapaz, ora bolas ganhou esse montante é porque se paga bem as tenistas rankeadas mas isso não quer dizer que ela seja uma tenista de alto nível, viu. Olha a carreira dela aí rapaz e tu ainda insiste em conversar fiado. Então tu fala tanta asneira e nega o óbvio, pois a Sakkari só se consegue se manter no top 10 não é por mérito dela e sim demérito da Garcia, Krejikova, Azarenka, Ostapenko, Kvitova e outras que são melhores ou mais vitoriosas do que ela, de fato, é uma pena porque a charmosa grega não consegue evoluir.

Beto_poa
Beto_poa
10 meses atrás

para a Bia o importante é segurar melhor a pressão e esperar que essas jogadoras jovens fiquem impacientes ou nervosas.

Ubiratan (Black)
10 meses atrás

Eu imaginava que a Sakkari poderia cair na próxima, não agora. Não tenho tido confiança nela. Ganhou Guadalajara sem jogar com as principais adversárias do torneio. Foi quando se salvou e conseguiu se manter no top 10. A única vitória dela que considero significativa nesses últimos meses foi contra a Leylah Fernandez na UC agora em janeiro. A Leylah que vinha de bons resultados nos torneios finais da temporada, inclusive ótimas vitórias na BJK.
Quanto a Avanesyan, o problema desses novos nomes que chegam no top 100 ou estão pra entrar é não sabermos ainda seu real potencial nesse nível no profissional, seu ranking ainda está em transição, nada estabilizou. Olhando aqui, nessa virada dela no ano passado, após o quali em RG, passou pela Bencic e foi parar só na Muchova nas oitavas, devolvendo quebras nos 2 sets. E depois, na grama de Berlim, ganhou da Kasatkina e da Blinkova. Então, se Bia estiver lá e for contra a Avanesyan, que seja mais um dia de Bia. Mas pra mim seria melhor a Sakkari mesmo, que Bia sabe o que esperar.

Flávio
Flávio
10 meses atrás
Responder para  Ubiratan (Black)

Ubiratan a Sakkari esta na profissão errada, pois ela é muito medíocre, infelizmente, pois é charmosa mas o tênis não é pra ela e só ganhou WTA GUADALAJARA porque a maioria das top não quiseram participar. Agora ninguém consegue explicar porque a Sakkari é ainda top 10 porque o nível dela é pra top 20 ou 30.

Bukele
Bukele
10 meses atrás
Responder para  Flávio

só gente com cérebro medíocre não consegue entender que uma pessoa entra no top 10 de tênis ganhando pontos, é simples. Já ouviu falar do método que é usado pra ganhar pontos? Se chama “jogar algumas partidas e ganhá-las”.

Última edição 10 meses atrás by Bukele
Flávio
Flávio
10 meses atrás
Responder para  Bukele

Bukele me fala aonde que esta a mentira que eu disse?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.