São Paulo (SP) – A segunda vaga nas semifinais do SP Open é de Francesca Jones. A britânica de 24 anos eliminou argentina Solana Sierra, cabeça 2 do torneio e 82ª do ranking, com parciais de 6/3 e 6/4.
Jones disputará sua segunda semifinal no circuito da WTA, repetindo o resultado de Bogotá, em quadras de saibro, em 2023. A atual 85ª do mundo também terá seu melhor ranking e está saltando para a 73ª posição.
A próxima adversária de Jones será a indonésia Janice Tjen, de 23 anos e 130ª do ranking, que mais cedo derrotou a filipina Alexandra Eala, terceira cabeça de chave, com parciais de 6/4 e 6/1.
Job done for Jones ✅
Francesca Jones is into her second Tour-level semifinal after defeating No.2 seed Sierra 6-3, 6-4.#SPOpen pic.twitter.com/SRaDP7GHXV
— wta (@WTA) September 12, 2025
Nascida com uma rara condição genética e passando por muitas cirurgias ao longo da carreira, a britânica precisou de restrições no calendário e rotina de treinamento para se preservar fisicamente e chegou a sair do ranking em 2022. Ela busca sua primeira final de WTA.
Apesar de ter sofrido uma quebra no game de abertura, Jones logo assumiu o controle da partida e chegou a vencer cinco games seguidos. Ela teve o serviço facilitado pela instabilidade de Sierra nos ralis do fundo de quadra. Apesar de ter feito o triplo de winners, 24 a 8, a argentina cometeu 53 erros não-forçados contra apenas 15 da britânica, que quebrou mais duas vezes no segundo set para fechar o jogo.