Nova York (EUA) – O japonês Tokito Oda, cabeça de chave número 1 do torneio de tênis em cadeira de rodas do US Open, realizou um sonho neste sábado. O jogador de 19 anos, nº 1 do mundo, derrotou o cabeça de chave número 4, o argentino Gustavo Fernandez, seu parceiro de duplas, por 6/2, 3/6 e 7/6 (13/11) e conquistou o título de simples masculino, completando o Grand Slam de carreira.
“Depois da partida, fiquei muito emocionado, mas agora consigo falar”, disse Oda, que caiu no chão após conseguir o único Grand Slam que faltava em sua coleção. “Estou me sentindo simplesmente incrível”, disse. “Este resultado é o que eu imaginava todos os dias… depois de Wimbledon.
“Eu estava imaginando este troféu, a vitória aqui e como comemorar em quadra. Mas a partida foi talvez a mais louca da minha carreira.”
Oda conquistou seu sétimo título de Grand Slam em simples. Ele conquistou Roland Garros e Wimbledon no início deste ano, após conquistar o ouro nos Jogos Paralímpicos de 2024 em Paris. Sua única derrota em torneios importantes nesta temporada foi para o britânico Alfie Hewett na final do Aberto da Austrália.
No feminino, após um início lento, a também japonesa e principal favorita Yui Kamiji derrotou a cabeça 3, Xiaohui Li, por 0/6, 6/1 e 6/3 e chegou ao tricampeonato em Nova York e ao seu 11º título de simples de Grand Slam.
Kamiji conquistou seu 11º título de Grand Slam em simples. Nesta temporada, venceu o Aberto da Austrália e Roland Garros, na França, mas ficou com o vice-campeonato em Wimbledon.