Roma (Itália) – Uma semana depois de ter conquistado o WTA 1000 de Madri, Iga Swiatek mantém o bom momento no saibro e já está nas oitavas de final em Roma. Em seu segundo jogo no torneio italiano, a número 1 do mundo mais uma vez confirmou seu amplo favoritismo, apesar das dificuldades no segundo set, e superou na manhã deste sábado a cazaque Yulia Putintseva, 41ª do ranking, por 6/3 e 6/4 em 1h45 de partida.
Bicampeã no saibro de Roma em 2021 e 2022, Swiatek cedeu por enquanto apenas nove games na atual edição do torneio, já que só havia perdido dois games para a norte-americana Bernarda Pera na última quinta-feira. A polonesa de 22 anos é a jogadora com mais vitórias na atual temporada do circuito, venceu 34 dos 38 jogos que disputou e já tem três títulos no ano, em Doha, Indian Wells e Madri.
A adversária de Swiatek nas oitavas virá da partida entre a alemã Angelique Kerber, ex-número 1 e que utilizou o ranking protegido para entrar na chave, e a bielorussa vinda do quali Aliaksandra Sasnovich, 72ª colocada. A polonesa venceu os dois duelos anteriores contra Kerber, o primeiro ainda em 2022 em Indian Wells e o mais recente em janeiro na United Cup. Já um duelo com Sasnovich seria inédito.
Hitting her marks 🎾@iga_swiatek comes back from being down 1-4 in the second set and defeats Putinseva 6-3, 6-4. #IBI24 pic.twitter.com/wIw7n9nPOv
— wta (@WTA) May 11, 2024
Eliminada neste sábado, Putintseva segue sem ter vencido nenhum set contra Swiatek em quatro jogos no circuito. Elas também se enfrentaram na temporada de 2021 em Ostrava e também na United Cup do ano passado e no WTA 1000 de Indian Wells deste ano. A cazaque de 29 anos e 41ª do ranking vinha de boa campanha em Madri, onde chegou às quartas.
Primeiro set teve só uma quebra e Iga começou atrás no 2º
O primeiro set teve apenas uma quebra, sendo que Swiatek não enfrentou nenhum break-point. Firme em seus games de serviço, a polonesa tentava ser efetiva também nas devoluções, criando as primeiras oportunidades logo no início da partida. Putintseva tentava não dar ritmo nos ralis, utilizando bolas mais altas com o forehand e também algumas curtinhas.
This way to get the break >>>> pic.twitter.com/LgPvnL9Nxm
— Out of Context Iga Świątek (@SwiatekOOC) May 11, 2024
A quebra aconteceu justamente quando Swiatek conseguiu chegar bem em um drop-shot executado pela cazaque e definiu o ponto em uma contra-deixada para fazer 4/2. A número 1 do mundo ainda teria uma nova chance de quebra dois games mais tarde, quando vencia por 5/2, mas só definiria a parcial em seu saque. Ela fez 13 a 9 nos winners e cada jogadora cometeu 11 erros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já no segundo set, a número 1 do mundo precisou mostrar poder de reação. Depois de começar a parcial cometendo muitos erros não-forçados com o forehand, ela sofreu uma quebra e saiu perdendo por 3/0. Putintseva chegou a liderar por 4/1 e teve muitas chances de ampliar a diferença.
Swiatek salvou quatro break-points no sexto game da parcial, um deles com um ótimo saque no meio, e aos poucos foi retomando o tempo de bola ideal para retomar o domínio da partida. Putintseva, por sua vez, dava nítidos sinais de frustração com as oportunidades perdidas e logo cedeu o empate. A número 1 do mundo soube aproveitar o bom momento e conseguiu uma nova quebra, passando à frente no placar, e venceu os últimos cinco games da partida. Swiatek liderou a estatística de winners por 25 a 15 e cometeu 24 erros contra 21.
E a iga caminhando para a final
lá vem o “tufão” Iga …..ou será que “furacão” fica melhor……vai Iga “””
Iga sendo Iga!