Radom (Polônia) – Principal nome da equipe polonesa da Billie Jean King Cup, Iga Swiatek não disputará os confrontos contra Suíça e Ucrânia pela fase de grupos da competição na semana que vem. A número 2 do mundo concentra esforços em ter bons resultados na temporada de saibro, a começar pelo WTA 500 de Stuttgart, que começa em 14 de abril. Ela tem dois títulos no torneio, em 2022 e 2023, e caiu na semifinal do ano passado.
“Sei que essa não é a notícia que os fãs queriam, especialmente os poloneses, mas tomei a difícil decisão de não jogar a Billie Jean King Cup. Acredito que é a decisão certa para mim neste momento”, escreveu Swiatek em suas redes sociais.
A equipe polonesa está no Grupo E da Billie Jean King Cup e jogará em casa, na cidade de Radom, também no saibro. Apenas o primeiro colocado da chave avança para a fase final da competição, que será disputada na China.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Eu sempre representei meu país com orgulho e joguei todas as competições por equipes no ano passado. Tenho muito orgulho de termos alcançado as semifinais da Billie Jean King Cup e a final da United Cup”, acrescentou a jogadora de 23 anos e que também foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela defende os títulos de Madri, Roma e Roland Garros durante a temporada de saibro.
Com a saída de Swiatek, o time da Polônia terá Magdalena Frech, Magda Linette, Maja Chwalinska e Katarzyna Kawa. “Agora é o momento de focar em mim mesma e nos treinamentos. Mas sigo na torcida por todas as meninas da equipe”.
Alô, Beatriz Haddad Maia, anotou aí?
É assim que se faz.
(mas a menina é teimosa demais, tá só se prejudicando, e pra quê? praticamente zero chance de classificação e prejuízo enorme com viagem/interrupções no ciclo de treinamento/etc)
Meu amigo Aurélio, concordo plenamente contigo e com a Iga em gênero, número e grau!!! O foco agora tanto de Iga Swiatek quanto de Beatriz Haddad deve ser na temporada de saibro, em somar pontos para o ranking, caso foque na Billie Jean King Cup, a Bia corre o risco de sair do TOP 20!!! A Billie Jean King Cup é muito desvantajosa em relação à United Cup em relação a pontos no ranking e premiação!!! IGA e BIA já cumpriram seu papel representando suas Seleções Nacionais quando disputaram a United Cup, elas devem deixar a Billie Jean King Cup, que não soma nenhum ponto no ranking, para as tenistas novatas que não estão defendendo tantos pontos no ranking para ser manter no topo… Iga tomou a decisão certa de focar na temporada de saibro, agora resta saber se Bia Haddad vai fazer o mesmo… Tomara que sim!!!
Aparentemente ela gosta de jogar esse torneio. Só aí ja é um bom motivo pra ir. A vida nao é só pontos e ranking.
BJKing Cup deveria ser uma oportunidade pras jogadoras de 2o escalão e juniors em ascensão pegarem mais prática. É perda de tempo pra quem tá no topo. Muito desgastante ficar viajando pra não ganhar nenhuma pontuação. Bia não pode se dar ao luxo de desperdiçar torneios wta500 pra disputar isso. Um absurdo! Ainda mais com a moral tão baixa. Se perder vai ficar mais baixa ainda logo antes de wtas 1000 e RG vindo por aí.
Concordo plenamente contigo!!! Billie Jean King Cup deve ser uma oportunidade para as jogadoras de 2o escalão, iniciantes e juniores pegarem mais prática e não para quem está no topo e defende muitos pontos no ranking!!!