Málaga (Espanha) – No duelo entre a atual número 2 do mundo e a 12ª colocada no ranking, Iga Swiatek ignorou a torcida para Paula Badosa e levou a melhor em batalha de três sets. Na segunda partida do confronto entre Espanha e Polônia, as visitantes garantiram a classificação para as quartas de final da Billie Jean King Cup com o triunfo de Iga com parciais de 6/3 6/7 (5-7) e 6/1, em 2h38 de disputa.
A série entre espanholas e polonesas começou com uma verdadeira batalha. Magda Linette deu à Polônia vantagem de 1 a 0 na série ao derrotar Sara Sorribes por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (8-6), 2/6 e 6/4 em uma maratona que durou 3h51, apenas nove minutos a menos do que a partida mais longa da história da competição.
Classificadas para as quartas da principal competição entre nações do tênis feminino, as polonesas desafiam no sábado as tchecas, que entraram avançadas no chaveamento. Quem avançar, terá medirá forças na semifinal com as vencedoras do confronto entre Japão e Itália.
Iga takes the match and the tie for @pzt_tenis 🇵🇱
A dominant 3rd set from Swiatek see’s her win 6-3 6-7(7) 6-1 👏#BJKCup pic.twitter.com/TWclSye0uy
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 15, 2024
Iga derrapa e precisa de 3 sets
Embate que deveria abrir as finais na quarta-feira, mas que acabou adiado devido ao clima adverso, o confronto contou com a presença em peso da torcida espanhola desde o primeiro jogo, criando uma ótima atmosfera dentro da arena. Ainda assim, Badosa não conseguiu converter o apoio em vitória e só não foi derrotada em sets diretos porque Swiatek derrapou na hora de fechar o segundo.
Com duas quebras na reta final, a vice-líder da WTA levou o primeiro set e depois manteve o embalo na largada do segundo, chegando a vencer sete games seguidos. Porém, ela perdeu o break de vantagem no decorrer da disputa e levou a pior no tiebreak, vendo a tenista da casa empatar. Iga retomou as rédeas da partida no terceiro, em que só não anotou um “pneu” porque foi quebrada no segundo game.
Vitória apertada no 1º jogo
Depois de um começo lento, perdendo o primeiro set no tiebreak, Sorribes engrenou e alongou bastante os pontos. A estratégia levou a tenista da casa a vencer bem a segunda parcial, cedendo apenas dois game à rival, chegando a abrir 3/0 no terceiro e decisivo set. Contudo, Linette não desistiu e lutou até o final, se recuperou e perdeu apenas mais um game até o fim da partida, superando Sorribes pela primeira vez no circuito.
“Eu odeio tanto jogar com Sara”, disparou Linnet logo depois da partida, na entrevista em quadra. “Eu sabia que levaria quatro horas e levou. Estou tão feliz, nunca a derrotei antes e dei tudo o que tinha hoje”, finalizou a polonesa, que havia sido superada pela espanhola nos quatro duelos anteriores entre elas, o último um ano atrás também pela Billie Jean King Cup.
Polônia de vento em popa para faturar esta BJK CUP…
Porque nessa fase do BJK, é melhor de 3, enquanto outras fase são melhor de 5 jogos?
Sara Sorribes Tormo é jogadora dura mesmo, igual Bia não desisti nunca. Difícil de jogar contra, gosta de alongar os pontos, tem que ter muita paciência. Bela jogadora, vem evoluindo muito. Iga Swiatek está em adaptação com novo treinamento, percebes que tinha um jogo rápido e implacável está aprendendo a sofrer em três sets para ganhar seus jogos. E uma nova Iga Swiatek, bem diferente.