Iga faz semi na grama de Bad Homburg e fica perto da volta ao top 5

Foto: Jimmie48/Bad Homburg Open

Bad Homburg (Alemanha) – Ocupando sua pior colocação no ranking desde fevereiro de 2022, a polonesa Iga Swiatek está aproveitando a boa semana na grama do WTA 500 de Bad Homburg para se recuperar. Nesta quinta-feira, ela garantiu um lugar nas semifinais ao bater a russa Ekaterina Alexandrova em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5).

“Ekaterina é uma adversária dura, já perdi para ela uma vez e sei que os golpes retos dela se encaixam bem com a grama. Então fico feliz por ter avançado”, disse Swiatek, que marcou sua quarta vitória em seis jogos contra Alexandrova. “Hoje o mais importante era se adaptar às condições, porque estava vetando muito durante a maior parte do jogo. Acho que nós duas fizemos o possível. Por um lado, tentei ser intensa, mas também precisava jogar com segurança, porque o vento poderia levar a bola para qualquer lugar”.

O próximo obstáculo no caminho de Iga será a italiana Jasmine Paolini, que mais cedo derrotou a paulista Beatriz Haddad Maia. A polonesa venceu os quatro duelos que teve antes contra a rival da semi e buscará manter um retrospecto impecável para garantir seu retorno ao top 4. O reencontro será nesta sexta às 8h (de Brasília).

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Swiatek está subindo provisoriamente da oitava para a quarta colocação no ranking, mas ainda pode ser superada por Paolini e Mirra Andreeva, que mais tarde disputa as quartas de final no torneio alemão. Caso a polonesa vença o embate com a italiana e vá para a final, ela assegura pelo menos o quinto lugar na WTA e vai brigar pelo número 4 com a jovem russa, com quem só cruza em eventual final.

Cabeça de chave número 4, a polonesa teve um jogo duro contra Alexandrova, definido com apenas uma quebra de diferença. Iga foi levemente superior nos pontos importantes, converteu dois dos seis break-points que teve a seu favor no decorrer da disputa enquanto a rival russa aproveitou apenas um nas mesmas seis oportunidades. Ela fez 25 winners contra 14 e cometeu 37 erros contra 23.

A partida começou com três quebras seguidas, duas em favor de Swiatek, que abriu 3/1 e então conseguiu administrar bem a vantagem até o final do primeiro set. Na segunda parcial, cada uma teve três break-points a seu favor e nenhum deles foi convertido. Houve uma paralisação por chuva quando Alexandrova liderava por 4/3. Na volta, a polonesa fez bons games de saque, sem correr riscos. A definição foi para o tiebreak, no qual a ex-número 1 do mundo se impôs na reta final e marcou 7-5 para levar a melhor.

Swiatek também falou sobr e o que fez durante a interrupção da partida. “O que eu tento fazer é manter as minhas rotinas. Ter jogado a Billie Jean King Cup ano passado me ajudou muito com isso porque lá eu disputava uma partida de simples, descansava por 30 minutos e voltava para jogar as duplas. Hoje eu fiquei fazendo palavras cruzadas, é mais um hobby nerd que eu tenho para manter a mente ocupada e longe das redes sociais”.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vivi
Vivi
16 dias atrás

Ela só precisa de mais confiança, ajustar um pouco o forehand, minimizar os erros não forçados, que são muitos. O saque tem melhorado bastante, apesar de ainda não ser 100%. Pra quem nunca fazia ace, agora tem saído alguns e salvado ela em alguns momentos. Vai ser interessante o confronto na grama contra a italiana. E sinto que Paolini leva uma pequena vantagem. Vamos ver!

Flávio
Flávio
16 dias atrás
Responder para  Vivi

Moça o problema dela não é só isso,mas sim que tem dificuldades de variar o jogo, então se ela aprender isso pode virar uma jogadora com mais recurso que assim pode confundir suas adversárias.

Vivi
Vivi
16 dias atrás
Responder para  Flávio

Na verdade, a Iga deixou de variar seu jogo pra jogar assim. É só assistir a jogos antigos que verá que havia muito mais variação. O que a fez mudar, eu não sei, mas já passou da hora de trazer isso de volta ao jogo. Ela é nova, ainda tem tempo de mudar, vide Sabalenka, que só começou variar seu jogo de uns tempos pra cá.

Flávio
Flávio
15 dias atrás
Responder para  Vivi

Assino embaixo com suas palavras.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.