Iga enfim supera Rybakina e conquista o tri em Doha

Foto: Jimmie48/WTA

Doha (Qatar) – Pela primeira vez em mais de duas décadas de torneio, o WTA 1000 de Doha tem uma tricampeã. Iga Swiatek repetiu as conquistas das duas últimas temporadas e ficou com mais um troféu no Qatar. A número 1 do mundo superou na final a cazaque Elena Rybakina, 4ª do ranking, por 7/6 (10-8) e 6/2 em 2h19.

Aos 22 anos, Swiatek conquista seu 18º título na carreira e o primeiro na temporada. A polonesa também chega à sua sétima conquista em torneios WTA 1000, tendo ainda dois vices em Dubai e Madri no ano passado. Ela também se torna a maior vencedora em Doha, deixando para trás as bicampeãs Anastasia Myskina, Maria Sharapova, Victoria Azarenka e Petra Kvitova. Seu histórico de conquistas ainda tem quatro Grand Slam (três Roland Garros e um US Open), além do Finals do ano passado.

A última tenista a vencer três vezes seguidas o mesmo torneio da WTA havia sido Serena Williams, que ganhou três edições de Miami entre 2013 e 2015. Serena, aliás, acumulou oito conquistas naquele torneio ao longo da carreira.

A líder do ranking também vai aumentar a vantagem para Aryna Sabalenka na disputa pelo primeiro lugar da WTA, já que o torneio do ano passado foi de nível 500. Swiatek já acumula 90 semanas como número 1 do mundo. Ela também acaba com uma incômoda sequência de três derrotas seguidas para Rybakina. A cazaque ainda lidera o histórico de confrontos, agora por 3 a 2.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

Já a vice-campeã Elena Rybakina tentava conquistar seu terceiro título da temporada, depois de ter vencido o WTA 500 de Brisbane em janeiro e de Abu Dhabi na semana passada e vinha de oito vitórias seguidas. A cazaque de 24 anos tem sete títulos no circuito da WTA, com destaque para Wimbledon em 2022, e disputou outras dez finais. Tanto ela quanto Swiatek seguirão para o WTA 1000 de Dubai na próxima semana.

Em um dia de muito vento em quadra, como já havia acontecido na final de duplas, era difícil sacar para quem estava à esquerda da cadeira da árbitra. Rybakina começou em vantagem e chegou a liderar o set inicial por 4/1 com duas quebras de vantagem. Ela vinha explorando um ponto mais fraco no jogo da polonesa, seu segundo serviço, e assim colocava a rival na defensiva, mais afastada da linha de base, e comandava os pontos com o forehand.

Um incidente incomum acabou mudando um pouco da história do jogo. Rybakina sofreu um corte na perna ao executar a terminação de um golpe e precisou de um longo atendimento médico para estancar o sangramento e fazer um curativo. Nesse tempo, Swiatek conversou com o técnico Tomasz Wiktorowski e fez mudanças em seu jogo. Tirou um pouco spin do forehand e passou a jogar um pouco mais reto e também cuidou melhor dos games de saque. A polonesa fez quatro games seguidos e virou o placar para 5/4.

A reta final do primeiro set foi marcada por muito equilíbrio e a definição ficou para o tiebreak, Swiatek chegou a salvar um set-point com winner de backhand na paralela e também e precisou de quatro chances até definir a parcial, explorando uma subida de Rybakina à rede. Ela fez 14 a 11 nos winners da parcial e cometeu 28 erros contra 25 após 1h30 de set.

Em vantagem no placar, Swiatek ganhou confiança durante o segundo set. Apesar de ter enfrentado dois break-points no início da parcial, a número 1 do mundo conseguiu manter o saque e quebrou na sequência. Ela abriu vantagem e ainda voltou a quebrar para fazer 5/2 no placar e definir a disputa em seu serviço. A polonesa liderou a estatística de winners por 21 a 15 e cometeu 37 erros contra 41 da cazaque.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcus Tabosa
Marcus Tabosa
11 meses atrás

Achei que só pereba acertasse a canela depois de um saque. Rybanika conseguiu a proeza e depois disto o jogo mudou para o lado da Iga

Luciana
Luciana
11 meses atrás

O segundo serviço da Iga é o seu ponto fraco? Que informação equivocada.

Leo, o realista
Leo, o realista
11 meses atrás
Responder para  Luciana

O texto diz o ponto mais fraco dela… Qual você considera então?
Eu diria que concordo com o texto. O saque, em especial o segundo é o seu ponto vulnerável. Mas como ela possui ótimo jogo de base, ela consegue bons indices de pontos de segundo serviço.

Viviane
Viviane
11 meses atrás

Ótimo primeiro set, depois Rybakina parece ter sentido a maratona de jogos e cansou. Como a Iga não tem nada a ver com isso, foi pra cima e levou o jogo. Ansiosa por mais confrontos entre as duas, que são minhas jogadoras favoritas!

Fernando Venezian
Fernando Venezian
11 meses atrás

Somente o vento e o saibro pra desequilibrarem essa partida. Sem esses fatores, a Elena se sente bem à vontade contra a polonesa. Mas faz parte! Sorte da Iga!

Luis Ricardo
Luis Ricardo
11 meses atrás

lindo ver um jogo sem gritarias detestaveis , tipo sabalenka ou azarenka ,

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.