Lucky-loser, Eva Lys faz grande campanha e desafia Iga

Eva Lys (Foto: Tennis Australia)

Melbourne (Austrália) – A alemã Eva Lys, de 23 anos, protagoniza uma das histórias mais marcantes deste Australian Open. Atual número 128 do ranking mundial, Lys entrou na chave principal como lucky-loser, quando a russa Anna Kalinskaya se retirou do torneio. Desde então, ela venceu três jogos e está nas oitavas de final, onde enfrentará a número 2 do mundo, Iga Swiatek.

Após perder na última rodada do qualificatório para a australiana Destanee Aiava, Lys decidiu permanecer em Melbourne na esperança de uma vaga, que era uma das quatro jogadoras de melhor ranking e poderia entrar em um sorteio pelas vagas de lucky-loser. A primeira desistência foi da britânica Harriet Dart e possibilitou a entrada da croata Petra Martic.

Já na última terça, a alemã recebeu a confirmação de sua entrada. E com apenas 10 minutos para se preparar, superou a anfitriã Kimberly Birrell por duplo 6/2. Depois, passou pela francesa Varvara Gracheva por 6/2, 3/6 e 6/4. Já neste sábado, venceu a romena Jaqueline Cristian por 4/6, 6/4 e 6/3, consolidando sua inédita chegada à segunda semana de um Grand Slam e garantindo sua estreia no top 100 do ranking mundial após o torneio.

+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open

“É uma história insana, tudo aconteceu muito rápido”, disse Lys após sua última vitória. “Esses dias mudaram completamente a minha vida. Às vezes, você só precisa de uma segunda chance. Eu sabia que tinha o nível, mas me cobrava demais quando chegava perto do top 100. Agora, encaro as partidas de forma diferente”, acrescenta a jovem alemã.

Lys se junta a um seleto grupo de tenistas lucky losers que alcançaram as oitavas de final em Grand Slams na Era Aberta, sendo apenas a sexta a fazê-lo. A última foi a armênia Elina Avanesyan, no saibro de Roland Garros em 2023. Outras quatro jogadoras conseguiram esse feito, Hana Strachonova (Roland Garros 1980), Dana Gilbert (Roland Garros 1982), Nicole Muns-Jagerman (Roland Garros 1988) e María José Gaidano (US Open 1993).

O próximo desafio de Lys será contra Iga Swiatek, que está em excelente forma e perdeu apenas três games nas últimas duas partidas. As duas se enfrentaram anteriormente no WTA de Stuttgart em 2022, com uma tranquila vitória da polonesa por duplo 6/1. “Tivemos ótimos ralis naquela partida. Agora, estou ainda mais animada para enfrentá-la novamente. Quero jogar meu melhor tênis, e acredito que ela terá que trabalhar um pouco mais para vencer desta vez”.

Subscribe
Notificar
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO
SANDRO
7 horas atrás

Aguardo ansiosamente mais pneus da IGA, quem sabe uma bicicleta ???

Flávio
Flávio
4 horas atrás
Responder para  SANDRO

O sorteio da chave fácil que ela teve é pra ela comemorar, pois o seu jogo chato funciona tranquilamente com adversárias frágeis. Se a Sabalenka ou Gauff, uma delas, chegar à final acho que chega com moral, pois a chave delas é difícil.

João Sawao ando
João Sawao ando
6 horas atrás

Vamos Eva

Refaelov
Refaelov
4 horas atrás

“e acredito que ela terá que trabalhar um pouco mais para vencer desta vez”.. querida, pra que cutucar a onça?..

trackback

[…] a britânica Emma Raducanu por 6/1 e 6/0 neste sábado, em partida com apenas 1h10 de duração. Sua próxima adversária é a alemã Eva Lys, que entrou na chave como lucky-loser e faz grande […]

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.