Cincinnati (EUA) – Cinco dias depois de protagonizarem um jogo duríssimo e com 2h20 de duração pelas quartas de final em Montréal, Iga Swiatek e Danielle Collins voltaram a se enfrentar nesta quarta-feira pelo WTA 1000 de Cincinnati. Com as condições mais rápidas, à maneira como a número 1 do mundo se sente mais confortável, o confronto foi muito mais tranquilo para a polonesa, que marcou 6/1 e 6/0 em apenas 59 minutos de partida.
Esta foi a 51ª vitória na temporada para Swiatek, que já conquistou quatro títulos em 2023, em Doha, Stuttgart, Roland Garros e Varsóvia. A polonesa de 22 anos enfrenta nas oitavas de final a vencedora do duelo entre Venus Williams e Qinwen Zheng. Ela ainda não enfrentou Venus no circuito profissional e venceu os três jogos que fez contra a chinesa.
🎶 This girl is on fire 🎶#CincyTennis | @iga_swiatek pic.twitter.com/YZBLHnmAdg
— Western & Southern Open (@CincyTennis) August 16, 2023
“Eu senti ontem, no meu primeiro treino nessa quadra, que as condições aqui são um pouco diferentes. Não penso tanto no placar, mas sim que eu consigo ajustar melhor o meu jogo a essas condições”, disse Swiatek na entrevista em quadra. “Sinto que fui muito sólida, cometi poucos erros, e pude jogar da maneira como eu venho treinando e me sinto confortável”.
É certo que Swiatek será a principal cabeça de chave do US Open, onde tentará defender o título conquistado na última temporada. Diferente do que aconteceu na semana passada no Canadá, a polonesa não tem a liderança do ranking ameaçada nesta semana em Cincinnati. Isso porque Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, foi semifinalista no ano passado e tem 350 pontos a defender.
All business from Iga 🧳@iga_swiatek defeats Collins and now awaits the winner of Zheng vs. Williams in the Round of 16 🔜#CincyTennis pic.twitter.com/I7Sx6gkwkL
— wta (@WTA) August 16, 2023
Swiatek não permitiu a Collins confirmar nenhum game de saque na partida desta quarta-feira. A polonesa colocou pressão constante sobre o serviço da norte-americana e dominava os ralis do fundo de quadra, definindo os pontos com poucas trocas de bola. Na primeira parcial, cada jogadora fez 7 winners, mas Collins cometeu 15 erros contra apenas 5 da líder do ranking, além de ter feito cinco duplas faltas.
Depois de ter sofrido uma quebra no set inicial, a número 1 do mundo foi ainda mais dominante na parcial seguinte, enfrentando apenas mais um break-point. Ela conseguiu três novas quebras de serviço e aplicou mais um ‘pneu’ na temporada. Swiatek fez 17 a 10 nos winners, cometeu 10 erros contra 25, e conseguiu sete quebras de serviço na rápida partida.